Plataforma AVACED como ferramenta de formação continuada para professores de ciências da natureza na rede estadual de ensino – CREDE 01

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Francisco Halyson Ferreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves, Suiane Costa, e Silva, José Elisberto de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2897
Resumo: Resumo: A importância da formação continuada de professores tem sido alvo de discussões nos grandes centros acadêmicos. Ela tem por objetivo propiciar aos educadores a troca de experiências, o diálogo sobre as diferentes metodologias, estudo das competências socioemocionais, participação em feiras científicas, entre outras ações, que acabam por oportunizar o sentimento de cooperação e compartilhamento entre educadores e educandos. O reflexo dessa ação percebe-se na sala de aula, através da motivação dos estudantes que se tornam protagonistas de sua própria aprendizagem, caracterizando-se pela busca da ousadia, promoção da pesquisa, bem como o exercício do pensar. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo abordar o uso da Plataforma AVACED, ambiente virtual de aprendizagem criado pelo Centro de Educação à Distância do Ceará, como ferramenta de formação continuada para professores da área de ciências da natureza (Física, Química e Biologia), apresentando resultados de aplicabilidade realizada na 1ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 1, localizada no Município de Maracanaú/CE. As categorias de análise, revelam que os fóruns propostos no curso estimulam o protagonismo do cursista, uma vez que abre espaço para expor seu pensamento sobre o tema estudado e promove a troca de experiências. Mostram a dificuldade que alguns cursistas aprensetaram  em interagir com outros cursistas,  o que nos leva a afirmar que o uso de fóruns em cursos EaD precisa estar inserido numa metodologia de ensino que contemple a minimização das limitações observadas nos alunos.Palavras-chave: Educação. Plataforma AVACED. Formação Continuada. AVACED PLATFORM AS A CONTINUOUS TRAINING TOOL FOR NATURAL SCIENCE TEACHERS IN THE STATE EDUCATION NETWORK – CREDE 1Abstract: The importance of continuing teacher training has been the subject of discussions in the major academic centers and aims to provide educators with the exchange of experiences, dialogue on different methodologies, study of social-emotional competencies, participation in scientific fairs, among other actions, which end up opportunizing the feeling of cooperation and sharing between educators and students. The reflex of this action is perceived in the classroom through the motivation of the students becoming the protagonists of their own learning, characterized by the search for daring, promotion of research, as well as the exercise of thinking. Thus, the present article aims to address the use of the AVACED Platform as a tool for continuing training for teachers in the field of natural sciences (Physics, Chemistry and Biology), presenting results of applicability at the 1st Regional Coordination of Education Development - CREDE 1, located in the Municipality of Maracanaú/CE. The theoretical-methodological paradigm of collaborative learning guided this study, which produced satisfactory results with the use of the virtual platform as a tool in the construction of the learning of the content addressed.Keywords: Education. Platform AVACED. Continuous Training.
id IFRS-1_e3aa62d4d697ba56562d718f2e3014f4
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2897
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Plataforma AVACED como ferramenta de formação continuada para professores de ciências da natureza na rede estadual de ensino – CREDE 01Resumo: A importância da formação continuada de professores tem sido alvo de discussões nos grandes centros acadêmicos. Ela tem por objetivo propiciar aos educadores a troca de experiências, o diálogo sobre as diferentes metodologias, estudo das competências socioemocionais, participação em feiras científicas, entre outras ações, que acabam por oportunizar o sentimento de cooperação e compartilhamento entre educadores e educandos. O reflexo dessa ação percebe-se na sala de aula, através da motivação dos estudantes que se tornam protagonistas de sua própria aprendizagem, caracterizando-se pela busca da ousadia, promoção da pesquisa, bem como o exercício do pensar. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo abordar o uso da Plataforma AVACED, ambiente virtual de aprendizagem criado pelo Centro de Educação à Distância do Ceará, como ferramenta de formação continuada para professores da área de ciências da natureza (Física, Química e Biologia), apresentando resultados de aplicabilidade realizada na 1ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 1, localizada no Município de Maracanaú/CE. As categorias de análise, revelam que os fóruns propostos no curso estimulam o protagonismo do cursista, uma vez que abre espaço para expor seu pensamento sobre o tema estudado e promove a troca de experiências. Mostram a dificuldade que alguns cursistas aprensetaram  em interagir com outros cursistas,  o que nos leva a afirmar que o uso de fóruns em cursos EaD precisa estar inserido numa metodologia de ensino que contemple a minimização das limitações observadas nos alunos.Palavras-chave: Educação. Plataforma AVACED. Formação Continuada. AVACED PLATFORM AS A CONTINUOUS TRAINING TOOL FOR NATURAL SCIENCE TEACHERS IN THE STATE EDUCATION NETWORK – CREDE 1Abstract: The importance of continuing teacher training has been the subject of discussions in the major academic centers and aims to provide educators with the exchange of experiences, dialogue on different methodologies, study of social-emotional competencies, participation in scientific fairs, among other actions, which end up opportunizing the feeling of cooperation and sharing between educators and students. The reflex of this action is perceived in the classroom through the motivation of the students becoming the protagonists of their own learning, characterized by the search for daring, promotion of research, as well as the exercise of thinking. Thus, the present article aims to address the use of the AVACED Platform as a tool for continuing training for teachers in the field of natural sciences (Physics, Chemistry and Biology), presenting results of applicability at the 1st Regional Coordination of Education Development - CREDE 1, located in the Municipality of Maracanaú/CE. The theoretical-methodological paradigm of collaborative learning guided this study, which produced satisfactory results with the use of the virtual platform as a tool in the construction of the learning of the content addressed.Keywords: Education. Platform AVACED. Continuous Training.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/289710.35819/tear.v7.n2.a2897#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS2238-807910.35819/tear.v7.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2897/2111Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Francisco Halyson FerreiraAlves, Suiane Costae Silva, José Elisberto de Araújo2019-08-25T00:34:00Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2897Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Plataforma AVACED como ferramenta de formação continuada para professores de ciências da natureza na rede estadual de ensino – CREDE 01
title Plataforma AVACED como ferramenta de formação continuada para professores de ciências da natureza na rede estadual de ensino – CREDE 01
spellingShingle Plataforma AVACED como ferramenta de formação continuada para professores de ciências da natureza na rede estadual de ensino – CREDE 01
Gomes, Francisco Halyson Ferreira
title_short Plataforma AVACED como ferramenta de formação continuada para professores de ciências da natureza na rede estadual de ensino – CREDE 01
title_full Plataforma AVACED como ferramenta de formação continuada para professores de ciências da natureza na rede estadual de ensino – CREDE 01
title_fullStr Plataforma AVACED como ferramenta de formação continuada para professores de ciências da natureza na rede estadual de ensino – CREDE 01
title_full_unstemmed Plataforma AVACED como ferramenta de formação continuada para professores de ciências da natureza na rede estadual de ensino – CREDE 01
title_sort Plataforma AVACED como ferramenta de formação continuada para professores de ciências da natureza na rede estadual de ensino – CREDE 01
author Gomes, Francisco Halyson Ferreira
author_facet Gomes, Francisco Halyson Ferreira
Alves, Suiane Costa
e Silva, José Elisberto de Araújo
author_role author
author2 Alves, Suiane Costa
e Silva, José Elisberto de Araújo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Francisco Halyson Ferreira
Alves, Suiane Costa
e Silva, José Elisberto de Araújo
description Resumo: A importância da formação continuada de professores tem sido alvo de discussões nos grandes centros acadêmicos. Ela tem por objetivo propiciar aos educadores a troca de experiências, o diálogo sobre as diferentes metodologias, estudo das competências socioemocionais, participação em feiras científicas, entre outras ações, que acabam por oportunizar o sentimento de cooperação e compartilhamento entre educadores e educandos. O reflexo dessa ação percebe-se na sala de aula, através da motivação dos estudantes que se tornam protagonistas de sua própria aprendizagem, caracterizando-se pela busca da ousadia, promoção da pesquisa, bem como o exercício do pensar. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo abordar o uso da Plataforma AVACED, ambiente virtual de aprendizagem criado pelo Centro de Educação à Distância do Ceará, como ferramenta de formação continuada para professores da área de ciências da natureza (Física, Química e Biologia), apresentando resultados de aplicabilidade realizada na 1ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 1, localizada no Município de Maracanaú/CE. As categorias de análise, revelam que os fóruns propostos no curso estimulam o protagonismo do cursista, uma vez que abre espaço para expor seu pensamento sobre o tema estudado e promove a troca de experiências. Mostram a dificuldade que alguns cursistas aprensetaram  em interagir com outros cursistas,  o que nos leva a afirmar que o uso de fóruns em cursos EaD precisa estar inserido numa metodologia de ensino que contemple a minimização das limitações observadas nos alunos.Palavras-chave: Educação. Plataforma AVACED. Formação Continuada. AVACED PLATFORM AS A CONTINUOUS TRAINING TOOL FOR NATURAL SCIENCE TEACHERS IN THE STATE EDUCATION NETWORK – CREDE 1Abstract: The importance of continuing teacher training has been the subject of discussions in the major academic centers and aims to provide educators with the exchange of experiences, dialogue on different methodologies, study of social-emotional competencies, participation in scientific fairs, among other actions, which end up opportunizing the feeling of cooperation and sharing between educators and students. The reflex of this action is perceived in the classroom through the motivation of the students becoming the protagonists of their own learning, characterized by the search for daring, promotion of research, as well as the exercise of thinking. Thus, the present article aims to address the use of the AVACED Platform as a tool for continuing training for teachers in the field of natural sciences (Physics, Chemistry and Biology), presenting results of applicability at the 1st Regional Coordination of Education Development - CREDE 1, located in the Municipality of Maracanaú/CE. The theoretical-methodological paradigm of collaborative learning guided this study, which produced satisfactory results with the use of the virtual platform as a tool in the construction of the learning of the content addressed.Keywords: Education. Platform AVACED. Continuous Training.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2897
10.35819/tear.v7.n2.a2897
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2897
identifier_str_mv 10.35819/tear.v7.n2.a2897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2897/2111
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS
2238-8079
10.35819/tear.v7.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1814253918393204736