Leitura, Gêneros Textuais e Novas Tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luana Gomes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1709
Resumo: Resumo: As novas tecnologias, hoje, abarcam todas as áreas de conhecimento. Com isso, novos gêneros textuais surgem a partir das necessidades dos leitores. É preciso que os professores estejam a par das novas mídias e utilizem os novos gêneros para inserir a educação nessas diferentes formas de ler e escrever. Este artigo pretende discutir o uso de novos gêneros dentro das novas tecnologias e o ensino de leitura nas escolas, através da mediação do professor. Para isso, apresentamos a definição de gênero textual aqui utilizada e os gêneros textuais mais presentes nas novas mídias, por exemplo, um site ou um e-mail, como novas ferramentas de aprendizagem para os alunos. Veremos a influência das novas tecnologias no letramento, como costumam ser vistas pelos educadores e como devem ser utilizadas, partindo da consideração de que há múltiplos letramentos. E discutiremos o fazer do professor para a inclusão de novas fontes de conhecimento na sala de aula e seu papel de facilitador da aprendizagem significativa. Palavras-chave: Letramento. Gênero textual. Mídia. Ensino. READING, TEXTUAL GENRES AND NEW TECNOLOGIES Abstract: New technologies today cover all areas of knowledge. Therefore, new kinds of texts arise from the needs of readers. We need teachers to be aware of new media and using new genres to include education in these different ways of reading and writing. This article aims to discuss the use of new genres in the new technologies and the teaching of reading in schools, through the mediation of the teacher. For this, we present the definition of genre used here and the kinds of texts more present in new media, for example, a site or an e-mail, and new learning tools for students. We will see the influence of new technologies in literacy, how it is understood by teachers and how to use them, considering that there are multiple literacies. We will discuss the making of teachers for the inclusion of new sources of knowledge in the classroom and their role as a facilitator to the significant learning. Key-words: Literacy. Textual genre. Media. Teaching.
id IFRS-1_f84c3fc9bae0c915fc61ef31edd00360
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1709
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Leitura, Gêneros Textuais e Novas TecnologiasResumo: As novas tecnologias, hoje, abarcam todas as áreas de conhecimento. Com isso, novos gêneros textuais surgem a partir das necessidades dos leitores. É preciso que os professores estejam a par das novas mídias e utilizem os novos gêneros para inserir a educação nessas diferentes formas de ler e escrever. Este artigo pretende discutir o uso de novos gêneros dentro das novas tecnologias e o ensino de leitura nas escolas, através da mediação do professor. Para isso, apresentamos a definição de gênero textual aqui utilizada e os gêneros textuais mais presentes nas novas mídias, por exemplo, um site ou um e-mail, como novas ferramentas de aprendizagem para os alunos. Veremos a influência das novas tecnologias no letramento, como costumam ser vistas pelos educadores e como devem ser utilizadas, partindo da consideração de que há múltiplos letramentos. E discutiremos o fazer do professor para a inclusão de novas fontes de conhecimento na sala de aula e seu papel de facilitador da aprendizagem significativa. Palavras-chave: Letramento. Gênero textual. Mídia. Ensino. READING, TEXTUAL GENRES AND NEW TECNOLOGIES Abstract: New technologies today cover all areas of knowledge. Therefore, new kinds of texts arise from the needs of readers. We need teachers to be aware of new media and using new genres to include education in these different ways of reading and writing. This article aims to discuss the use of new genres in the new technologies and the teaching of reading in schools, through the mediation of the teacher. For this, we present the definition of genre used here and the kinds of texts more present in new media, for example, a site or an e-mail, and new learning tools for students. We will see the influence of new technologies in literacy, how it is understood by teachers and how to use them, considering that there are multiple literacies. We will discuss the making of teachers for the inclusion of new sources of knowledge in the classroom and their role as a facilitator to the significant learning. Key-words: Literacy. Textual genre. Media. Teaching.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2012-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/170910.35819/tear.v1.n1.a1709#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v1.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1709/1371Pereira, Luana Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:42:13Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1709Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:42:13Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura, Gêneros Textuais e Novas Tecnologias
title Leitura, Gêneros Textuais e Novas Tecnologias
spellingShingle Leitura, Gêneros Textuais e Novas Tecnologias
Pereira, Luana Gomes
title_short Leitura, Gêneros Textuais e Novas Tecnologias
title_full Leitura, Gêneros Textuais e Novas Tecnologias
title_fullStr Leitura, Gêneros Textuais e Novas Tecnologias
title_full_unstemmed Leitura, Gêneros Textuais e Novas Tecnologias
title_sort Leitura, Gêneros Textuais e Novas Tecnologias
author Pereira, Luana Gomes
author_facet Pereira, Luana Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luana Gomes
description Resumo: As novas tecnologias, hoje, abarcam todas as áreas de conhecimento. Com isso, novos gêneros textuais surgem a partir das necessidades dos leitores. É preciso que os professores estejam a par das novas mídias e utilizem os novos gêneros para inserir a educação nessas diferentes formas de ler e escrever. Este artigo pretende discutir o uso de novos gêneros dentro das novas tecnologias e o ensino de leitura nas escolas, através da mediação do professor. Para isso, apresentamos a definição de gênero textual aqui utilizada e os gêneros textuais mais presentes nas novas mídias, por exemplo, um site ou um e-mail, como novas ferramentas de aprendizagem para os alunos. Veremos a influência das novas tecnologias no letramento, como costumam ser vistas pelos educadores e como devem ser utilizadas, partindo da consideração de que há múltiplos letramentos. E discutiremos o fazer do professor para a inclusão de novas fontes de conhecimento na sala de aula e seu papel de facilitador da aprendizagem significativa. Palavras-chave: Letramento. Gênero textual. Mídia. Ensino. READING, TEXTUAL GENRES AND NEW TECNOLOGIES Abstract: New technologies today cover all areas of knowledge. Therefore, new kinds of texts arise from the needs of readers. We need teachers to be aware of new media and using new genres to include education in these different ways of reading and writing. This article aims to discuss the use of new genres in the new technologies and the teaching of reading in schools, through the mediation of the teacher. For this, we present the definition of genre used here and the kinds of texts more present in new media, for example, a site or an e-mail, and new learning tools for students. We will see the influence of new technologies in literacy, how it is understood by teachers and how to use them, considering that there are multiple literacies. We will discuss the making of teachers for the inclusion of new sources of knowledge in the classroom and their role as a facilitator to the significant learning. Key-words: Literacy. Textual genre. Media. Teaching.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1709
10.35819/tear.v1.n1.a1709
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1709
identifier_str_mv 10.35819/tear.v1.n1.a1709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1709/1371
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO
2238-8079
10.35819/tear.v1.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951573746876416