Iniciação à docência de Matemática: uma vivência diferente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bona, Aline Silva de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribeiro, Ricardo Silva, Silva, Bruna Oliveira da, Engel, Carla Daniela Guasselli da Silva, Garcia, Cassiana Mallet Cerqueira, Santos Junior, Cristiano Rosa dos, Monteiro, Jéssica Lopes, Dada, Leonardo Geziel de Matos, Barato, Mariana Nunes, Silva, Monalisa da, Silva, Raira Rossner da, Vasconcellos, Tais Regina Pires, Viera, Tamires Bon, Grassi, Tatiele Brusch, Rossi, Winicius Ayres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1535
Resumo: O trabalho é uma reflexão das primeiras ações – didáticas e metodológicas – como professores de Matemática na Escola Básica, viabilizadas pelo projeto de extensão denominado “Iniciação à Docência”, do IFRS, Campus Osório. Tal trabalho tem como objetivo compartilhar vivências, experiências e inquietações que ocorreram desde a construção das atividades para determinados conteúdos, bem como a forma de trabalhar com os estudantes na Escola Básica, além das muitas incertezas advindas do processo de planejamento e da execução do trabalho docente. A metodologia adotada consistiu em um estudo de caso, que analisou a ação de treze docentes iniciantes em suas primeiras atividades como professores na Escola Básica, mais especificamente nos anos finais do Ensino Fundamental. O projeto foi desenvolvido em cinco escolas públicas do Litoral Norte do RS, na modalidade de oficinas. A teoria adotada foi a de Piaget, quanto ao processo de aprendizagem construtivista; a de Freire, quanto à necessidade do diálogo permanente em sala de aula entre professor e estudantes; e, por fim, a de autores de Educação Matemática, como Fiorentini, Pais e outros, que abordam reflexões quanto ao uso de diferentes meios e formas para se trabalhar na Escola Básica. Os principais resultados foram: a mobilização dos licenciandos ao planejarem e executarem as atividades, e a mesma dos estudantes das escolas ao explorarem as atividades em sala de aula; e a reflexão dos discentes em licenciatura, que precisam estudar e aprender muito, tanto Matemática quanto Educação Matemática, a fim de que se tornem professores.
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