Iniciação à docência de Matemática: uma vivência diferente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1535 |
Resumo: | O trabalho é uma reflexão das primeiras ações – didáticas e metodológicas – como professores de Matemática na Escola Básica, viabilizadas pelo projeto de extensão denominado “Iniciação à Docência”, do IFRS, Campus Osório. Tal trabalho tem como objetivo compartilhar vivências, experiências e inquietações que ocorreram desde a construção das atividades para determinados conteúdos, bem como a forma de trabalhar com os estudantes na Escola Básica, além das muitas incertezas advindas do processo de planejamento e da execução do trabalho docente. A metodologia adotada consistiu em um estudo de caso, que analisou a ação de treze docentes iniciantes em suas primeiras atividades como professores na Escola Básica, mais especificamente nos anos finais do Ensino Fundamental. O projeto foi desenvolvido em cinco escolas públicas do Litoral Norte do RS, na modalidade de oficinas. A teoria adotada foi a de Piaget, quanto ao processo de aprendizagem construtivista; a de Freire, quanto à necessidade do diálogo permanente em sala de aula entre professor e estudantes; e, por fim, a de autores de Educação Matemática, como Fiorentini, Pais e outros, que abordam reflexões quanto ao uso de diferentes meios e formas para se trabalhar na Escola Básica. Os principais resultados foram: a mobilização dos licenciandos ao planejarem e executarem as atividades, e a mesma dos estudantes das escolas ao explorarem as atividades em sala de aula; e a reflexão dos discentes em licenciatura, que precisam estudar e aprender muito, tanto Matemática quanto Educação Matemática, a fim de que se tornem professores. |
id |
IFRS-2_00d54522b0c1ad2997896ac4d4319b01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1535 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Iniciação à docência de Matemática: uma vivência diferenteFormação de ProfessoresEducação MatemáticaAtividades DiferenciadasPrática de Sala de AulaO trabalho é uma reflexão das primeiras ações – didáticas e metodológicas – como professores de Matemática na Escola Básica, viabilizadas pelo projeto de extensão denominado “Iniciação à Docência”, do IFRS, Campus Osório. Tal trabalho tem como objetivo compartilhar vivências, experiências e inquietações que ocorreram desde a construção das atividades para determinados conteúdos, bem como a forma de trabalhar com os estudantes na Escola Básica, além das muitas incertezas advindas do processo de planejamento e da execução do trabalho docente. A metodologia adotada consistiu em um estudo de caso, que analisou a ação de treze docentes iniciantes em suas primeiras atividades como professores na Escola Básica, mais especificamente nos anos finais do Ensino Fundamental. O projeto foi desenvolvido em cinco escolas públicas do Litoral Norte do RS, na modalidade de oficinas. A teoria adotada foi a de Piaget, quanto ao processo de aprendizagem construtivista; a de Freire, quanto à necessidade do diálogo permanente em sala de aula entre professor e estudantes; e, por fim, a de autores de Educação Matemática, como Fiorentini, Pais e outros, que abordam reflexões quanto ao uso de diferentes meios e formas para se trabalhar na Escola Básica. Os principais resultados foram: a mobilização dos licenciandos ao planejarem e executarem as atividades, e a mesma dos estudantes das escolas ao explorarem as atividades em sala de aula; e a reflexão dos discentes em licenciatura, que precisam estudar e aprender muito, tanto Matemática quanto Educação Matemática, a fim de que se tornem professores.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/153510.35819/remat2016v2i2id1535REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 2 (2016); 138-153REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 2 (2016); 138-153REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 2 (2016); 138-1532447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1535/1317Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBona, Aline Silva deRibeiro, Ricardo SilvaSilva, Bruna Oliveira daEngel, Carla Daniela Guasselli da SilvaGarcia, Cassiana Mallet CerqueiraSantos Junior, Cristiano Rosa dosMonteiro, Jéssica LopesDada, Leonardo Geziel de MatosBarato, Mariana NunesSilva, Monalisa daSilva, Raira Rossner daVasconcellos, Tais Regina PiresViera, Tamires BonGrassi, Tatiele BruschRossi, Winicius Ayres2022-12-28T15:54:34Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1535Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:54:34Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iniciação à docência de Matemática: uma vivência diferente |
title |
Iniciação à docência de Matemática: uma vivência diferente |
spellingShingle |
Iniciação à docência de Matemática: uma vivência diferente Bona, Aline Silva de Formação de Professores Educação Matemática Atividades Diferenciadas Prática de Sala de Aula |
title_short |
Iniciação à docência de Matemática: uma vivência diferente |
title_full |
Iniciação à docência de Matemática: uma vivência diferente |
title_fullStr |
Iniciação à docência de Matemática: uma vivência diferente |
title_full_unstemmed |
Iniciação à docência de Matemática: uma vivência diferente |
title_sort |
Iniciação à docência de Matemática: uma vivência diferente |
author |
Bona, Aline Silva de |
author_facet |
Bona, Aline Silva de Ribeiro, Ricardo Silva Silva, Bruna Oliveira da Engel, Carla Daniela Guasselli da Silva Garcia, Cassiana Mallet Cerqueira Santos Junior, Cristiano Rosa dos Monteiro, Jéssica Lopes Dada, Leonardo Geziel de Matos Barato, Mariana Nunes Silva, Monalisa da Silva, Raira Rossner da Vasconcellos, Tais Regina Pires Viera, Tamires Bon Grassi, Tatiele Brusch Rossi, Winicius Ayres |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Ricardo Silva Silva, Bruna Oliveira da Engel, Carla Daniela Guasselli da Silva Garcia, Cassiana Mallet Cerqueira Santos Junior, Cristiano Rosa dos Monteiro, Jéssica Lopes Dada, Leonardo Geziel de Matos Barato, Mariana Nunes Silva, Monalisa da Silva, Raira Rossner da Vasconcellos, Tais Regina Pires Viera, Tamires Bon Grassi, Tatiele Brusch Rossi, Winicius Ayres |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bona, Aline Silva de Ribeiro, Ricardo Silva Silva, Bruna Oliveira da Engel, Carla Daniela Guasselli da Silva Garcia, Cassiana Mallet Cerqueira Santos Junior, Cristiano Rosa dos Monteiro, Jéssica Lopes Dada, Leonardo Geziel de Matos Barato, Mariana Nunes Silva, Monalisa da Silva, Raira Rossner da Vasconcellos, Tais Regina Pires Viera, Tamires Bon Grassi, Tatiele Brusch Rossi, Winicius Ayres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Educação Matemática Atividades Diferenciadas Prática de Sala de Aula |
topic |
Formação de Professores Educação Matemática Atividades Diferenciadas Prática de Sala de Aula |
description |
O trabalho é uma reflexão das primeiras ações – didáticas e metodológicas – como professores de Matemática na Escola Básica, viabilizadas pelo projeto de extensão denominado “Iniciação à Docência”, do IFRS, Campus Osório. Tal trabalho tem como objetivo compartilhar vivências, experiências e inquietações que ocorreram desde a construção das atividades para determinados conteúdos, bem como a forma de trabalhar com os estudantes na Escola Básica, além das muitas incertezas advindas do processo de planejamento e da execução do trabalho docente. A metodologia adotada consistiu em um estudo de caso, que analisou a ação de treze docentes iniciantes em suas primeiras atividades como professores na Escola Básica, mais especificamente nos anos finais do Ensino Fundamental. O projeto foi desenvolvido em cinco escolas públicas do Litoral Norte do RS, na modalidade de oficinas. A teoria adotada foi a de Piaget, quanto ao processo de aprendizagem construtivista; a de Freire, quanto à necessidade do diálogo permanente em sala de aula entre professor e estudantes; e, por fim, a de autores de Educação Matemática, como Fiorentini, Pais e outros, que abordam reflexões quanto ao uso de diferentes meios e formas para se trabalhar na Escola Básica. Os principais resultados foram: a mobilização dos licenciandos ao planejarem e executarem as atividades, e a mesma dos estudantes das escolas ao explorarem as atividades em sala de aula; e a reflexão dos discentes em licenciatura, que precisam estudar e aprender muito, tanto Matemática quanto Educação Matemática, a fim de que se tornem professores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1535 10.35819/remat2016v2i2id1535 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1535 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2016v2i2id1535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1535/1317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 2 (2016); 138-153 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 2 (2016); 138-153 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 2 (2016); 138-153 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705172041728 |