Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3188 |
Resumo: | O presente artigo objetiva apresentar um mapeamento teórico sobre o modo como os Objetos de Aprendizagem (OA) vêm sendo utilizados para o ensino e a aprendizagem e suas contribuições no campo da Educação Matemática. Buscou-se produções de artigos entre os anos de 2010 e 2017 por meio do Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Durante o procedimento de identificação das produções, foram obtidos 23 artigos sendo oito escolhidos para leitura e análise. Mediante a leitura dos trabalhos, identificou-se o tema, objetivos, metodologia, referenciais teóricos, público-alvo assim como as principais considerações. Os OA foram evidenciados como ferramenta mediadora de conhecimento, inovadora de conteúdos, além de possuir ampla relevância pedagógica que pode contribuir positivamente na interação com o professor apesar de existir a necessidade da aproximação dos docentes com esses recursos. |
id |
IFRS-2_63b3a87d88a3bb57e6d878d0a9857a79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3188 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicosObjetos de AprendizagemEnsino MatemáticaEnsino e AprendizagemO presente artigo objetiva apresentar um mapeamento teórico sobre o modo como os Objetos de Aprendizagem (OA) vêm sendo utilizados para o ensino e a aprendizagem e suas contribuições no campo da Educação Matemática. Buscou-se produções de artigos entre os anos de 2010 e 2017 por meio do Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Durante o procedimento de identificação das produções, foram obtidos 23 artigos sendo oito escolhidos para leitura e análise. Mediante a leitura dos trabalhos, identificou-se o tema, objetivos, metodologia, referenciais teóricos, público-alvo assim como as principais considerações. Os OA foram evidenciados como ferramenta mediadora de conhecimento, inovadora de conteúdos, além de possuir ampla relevância pedagógica que pode contribuir positivamente na interação com o professor apesar de existir a necessidade da aproximação dos docentes com esses recursos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/318810.35819/remat2019v5i1id3188REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 1 (2019); 11-24REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 11-24REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 1 (2019); 11-242447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3188/2237Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessResende, BrunoLara, Isabel Cristina Machado de2022-12-28T16:02:08Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3188Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T16:02:08Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicos |
title |
Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicos |
spellingShingle |
Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicos Resende, Bruno Objetos de Aprendizagem Ensino Matemática Ensino e Aprendizagem |
title_short |
Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicos |
title_full |
Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicos |
title_fullStr |
Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicos |
title_full_unstemmed |
Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicos |
title_sort |
Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicos |
author |
Resende, Bruno |
author_facet |
Resende, Bruno Lara, Isabel Cristina Machado de |
author_role |
author |
author2 |
Lara, Isabel Cristina Machado de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, Bruno Lara, Isabel Cristina Machado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetos de Aprendizagem Ensino Matemática Ensino e Aprendizagem |
topic |
Objetos de Aprendizagem Ensino Matemática Ensino e Aprendizagem |
description |
O presente artigo objetiva apresentar um mapeamento teórico sobre o modo como os Objetos de Aprendizagem (OA) vêm sendo utilizados para o ensino e a aprendizagem e suas contribuições no campo da Educação Matemática. Buscou-se produções de artigos entre os anos de 2010 e 2017 por meio do Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Durante o procedimento de identificação das produções, foram obtidos 23 artigos sendo oito escolhidos para leitura e análise. Mediante a leitura dos trabalhos, identificou-se o tema, objetivos, metodologia, referenciais teóricos, público-alvo assim como as principais considerações. Os OA foram evidenciados como ferramenta mediadora de conhecimento, inovadora de conteúdos, além de possuir ampla relevância pedagógica que pode contribuir positivamente na interação com o professor apesar de existir a necessidade da aproximação dos docentes com esses recursos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3188 10.35819/remat2019v5i1id3188 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3188 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2019v5i1id3188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3188/2237 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 1 (2019); 11-24 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 11-24 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 1 (2019); 11-24 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705577840640 |