Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Bruno
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lara, Isabel Cristina Machado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3188
Resumo: O presente artigo objetiva apresentar um mapeamento teórico sobre o modo como os Objetos de Aprendizagem (OA) vêm sendo utilizados para o ensino e a aprendizagem e suas contribuições no campo da Educação Matemática. Buscou-se produções de artigos entre os anos de 2010 e 2017 por meio do Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Durante o procedimento de identificação das produções, foram obtidos 23 artigos sendo oito escolhidos para leitura e análise. Mediante a leitura dos trabalhos, identificou-se o tema, objetivos, metodologia, referenciais teóricos, público-alvo assim como as principais considerações. Os OA foram evidenciados como ferramenta mediadora de conhecimento, inovadora de conteúdos, além de possuir ampla relevância pedagógica que pode contribuir positivamente na interação com o professor apesar de existir a necessidade da aproximação dos docentes com esses recursos.
id IFRS-2_63b3a87d88a3bb57e6d878d0a9857a79
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3188
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicosObjetos de AprendizagemEnsino MatemáticaEnsino e AprendizagemO presente artigo objetiva apresentar um mapeamento teórico sobre o modo como os Objetos de Aprendizagem (OA) vêm sendo utilizados para o ensino e a aprendizagem e suas contribuições no campo da Educação Matemática. Buscou-se produções de artigos entre os anos de 2010 e 2017 por meio do Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Durante o procedimento de identificação das produções, foram obtidos 23 artigos sendo oito escolhidos para leitura e análise. Mediante a leitura dos trabalhos, identificou-se o tema, objetivos, metodologia, referenciais teóricos, público-alvo assim como as principais considerações. Os OA foram evidenciados como ferramenta mediadora de conhecimento, inovadora de conteúdos, além de possuir ampla relevância pedagógica que pode contribuir positivamente na interação com o professor apesar de existir a necessidade da aproximação dos docentes com esses recursos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/318810.35819/remat2019v5i1id3188REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 1 (2019); 11-24REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 11-24REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 1 (2019); 11-242447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3188/2237Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessResende, BrunoLara, Isabel Cristina Machado de2022-12-28T16:02:08Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3188Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T16:02:08Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicos
title Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicos
spellingShingle Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicos
Resende, Bruno
Objetos de Aprendizagem
Ensino Matemática
Ensino e Aprendizagem
title_short Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicos
title_full Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicos
title_fullStr Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicos
title_full_unstemmed Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicos
title_sort Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicos
author Resende, Bruno
author_facet Resende, Bruno
Lara, Isabel Cristina Machado de
author_role author
author2 Lara, Isabel Cristina Machado de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Bruno
Lara, Isabel Cristina Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv Objetos de Aprendizagem
Ensino Matemática
Ensino e Aprendizagem
topic Objetos de Aprendizagem
Ensino Matemática
Ensino e Aprendizagem
description O presente artigo objetiva apresentar um mapeamento teórico sobre o modo como os Objetos de Aprendizagem (OA) vêm sendo utilizados para o ensino e a aprendizagem e suas contribuições no campo da Educação Matemática. Buscou-se produções de artigos entre os anos de 2010 e 2017 por meio do Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Durante o procedimento de identificação das produções, foram obtidos 23 artigos sendo oito escolhidos para leitura e análise. Mediante a leitura dos trabalhos, identificou-se o tema, objetivos, metodologia, referenciais teóricos, público-alvo assim como as principais considerações. Os OA foram evidenciados como ferramenta mediadora de conhecimento, inovadora de conteúdos, além de possuir ampla relevância pedagógica que pode contribuir positivamente na interação com o professor apesar de existir a necessidade da aproximação dos docentes com esses recursos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3188
10.35819/remat2019v5i1id3188
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3188
identifier_str_mv 10.35819/remat2019v5i1id3188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3188/2237
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 1 (2019); 11-24
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 11-24
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 1 (2019); 11-24
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705577840640