Reflexões e análises das dificuldades dos alunos e professores do Ensino Médio em Análise Combinatória e Probabilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1258 |
Resumo: | Em conversas com alguns colegas de trabalho, os mesmos revelaram ter dificuldades de ensinar Análise Combinatória e Probabilidade. Após observações de como tais temas eram tratados no Ensino Médio, percebeu-se que os alunos também possuíam dificuldades de aprendizagem destes tópicos. O presente trabalho consistiu em caracterizar o ensino de Análise Combinatória e Probabilidade, para que se possa melhor conduzir o assunto, sugerindo estratégias que potencializem a aprendizagem. Para tanto, foi construído um questionário, o qual consistia em perguntas quantitativas e qualitativas utilizando-se de tabelas, gráficos e aplicação do teste estatístico do Qui-Quadrado. Tal questionário foi, posteriormente, aplicado a professores e alunos de Ensino Médio com intuito de comparar as respostas dadas em relação às suas classes. A partir daí, o trabalho foi estruturado da seguinte forma: discussão de alguns dos pontos de vista da aplicação em sala de aula da Análise Combinatória e Probabilidade; revisão teórica do assunto, buscando ressaltar aspectos da prática pedagógica e análise dos dados obtidos na pesquisa, através da qual foi investigado em que ponto, prioritariamente, aconteceram tais dificuldades. A orientação do PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio) é que o professor trabalhe com a contextualização, interpretação, formalização de fatos, utilização de estratégias para resolução de problemas com o raciocínio matemático (BRASIL, 2000). Com base nessa orientação é que o trabalho foi desenvolvido. Os resultados obtidos na pesquisa, embora se restrinjam às unidades estudadas, mostraram que o nível de desenvolvimento do raciocínio combinatório e probabilístico está em déficit, tanto no aluno quanto no professor, visto terem apresentado dificuldades em interpretação e uma grande necessidade do uso de fórmulas. |
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