O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1297 |
Resumo: | Neste estudo foi investigado o uso do software Régua e Compasso no ensino-aprendizagem de triângulos, de modo a identificar vantagens e desvantagens de inseri-lo em aulas, dificuldades ao resolver questões e indícios de sua influência no desempenho do aluno. Vinte alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental participaram da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram notas de observações das aulas, pré?teste, pós-teste, registro das atividades e questionário de percepção. Ao resolver questões de triângulos, as principais dificuldades foram interpretar enunciados, justificar respostas e resolver equações do 1º grau. Segundo o docente, as aulas com o software pareceram estimular a participação, o diálogo e o aprendizado. De acordo com os discentes, empregar o software ajudou a entender o conteúdo. |
id |
IFRS-2_7806b4c7261d2f003180f2051be7beeb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1297 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulosSoftwareRégua e CompassoTriângulosNeste estudo foi investigado o uso do software Régua e Compasso no ensino-aprendizagem de triângulos, de modo a identificar vantagens e desvantagens de inseri-lo em aulas, dificuldades ao resolver questões e indícios de sua influência no desempenho do aluno. Vinte alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental participaram da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram notas de observações das aulas, pré?teste, pós-teste, registro das atividades e questionário de percepção. Ao resolver questões de triângulos, as principais dificuldades foram interpretar enunciados, justificar respostas e resolver equações do 1º grau. Segundo o docente, as aulas com o software pareceram estimular a participação, o diálogo e o aprendizado. De acordo com os discentes, empregar o software ajudou a entender o conteúdo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/129710.35819/remat2016v2i2id1297REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 2 (2016); 10-26REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 2 (2016); 10-26REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 2 (2016); 10-262447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1297/1299Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTenório, AndréPacheco, Carmen Beatriz Landeira Peixoto de MirandaTenório, Thaís2022-12-28T15:54:34Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1297Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:54:34Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos |
title |
O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos |
spellingShingle |
O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos Tenório, André Software Régua e Compasso Triângulos |
title_short |
O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos |
title_full |
O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos |
title_fullStr |
O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos |
title_full_unstemmed |
O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos |
title_sort |
O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos |
author |
Tenório, André |
author_facet |
Tenório, André Pacheco, Carmen Beatriz Landeira Peixoto de Miranda Tenório, Thaís |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco, Carmen Beatriz Landeira Peixoto de Miranda Tenório, Thaís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tenório, André Pacheco, Carmen Beatriz Landeira Peixoto de Miranda Tenório, Thaís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software Régua e Compasso Triângulos |
topic |
Software Régua e Compasso Triângulos |
description |
Neste estudo foi investigado o uso do software Régua e Compasso no ensino-aprendizagem de triângulos, de modo a identificar vantagens e desvantagens de inseri-lo em aulas, dificuldades ao resolver questões e indícios de sua influência no desempenho do aluno. Vinte alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental participaram da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram notas de observações das aulas, pré?teste, pós-teste, registro das atividades e questionário de percepção. Ao resolver questões de triângulos, as principais dificuldades foram interpretar enunciados, justificar respostas e resolver equações do 1º grau. Segundo o docente, as aulas com o software pareceram estimular a participação, o diálogo e o aprendizado. De acordo com os discentes, empregar o software ajudou a entender o conteúdo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1297 10.35819/remat2016v2i2id1297 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1297 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2016v2i2id1297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1297/1299 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 2 (2016); 10-26 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 2 (2016); 10-26 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 2 (2016); 10-26 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705166798848 |