O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenório, André
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pacheco, Carmen Beatriz Landeira Peixoto de Miranda, Tenório, Thaís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1297
Resumo: Neste estudo foi investigado o uso do software Régua e Compasso no ensino-aprendizagem de triângulos, de modo a identificar vantagens e desvantagens de inseri-lo em aulas, dificuldades ao resolver questões e indícios de sua influência no desempenho do aluno. Vinte alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental participaram da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram notas de observações das aulas, pré?teste, pós-teste, registro das atividades e questionário de percepção. Ao resolver questões de triângulos, as principais dificuldades foram interpretar enunciados, justificar respostas e resolver equações do 1º grau. Segundo o docente, as aulas com o software pareceram estimular a participação, o diálogo e o aprendizado. De acordo com os discentes, empregar o software ajudou a entender o conteúdo.
id IFRS-2_7806b4c7261d2f003180f2051be7beeb
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1297
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulosSoftwareRégua e CompassoTriângulosNeste estudo foi investigado o uso do software Régua e Compasso no ensino-aprendizagem de triângulos, de modo a identificar vantagens e desvantagens de inseri-lo em aulas, dificuldades ao resolver questões e indícios de sua influência no desempenho do aluno. Vinte alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental participaram da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram notas de observações das aulas, pré?teste, pós-teste, registro das atividades e questionário de percepção. Ao resolver questões de triângulos, as principais dificuldades foram interpretar enunciados, justificar respostas e resolver equações do 1º grau. Segundo o docente, as aulas com o software pareceram estimular a participação, o diálogo e o aprendizado. De acordo com os discentes, empregar o software ajudou a entender o conteúdo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/129710.35819/remat2016v2i2id1297REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 2 (2016); 10-26REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 2 (2016); 10-26REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 2 (2016); 10-262447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1297/1299Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTenório, AndréPacheco, Carmen Beatriz Landeira Peixoto de MirandaTenório, Thaís2022-12-28T15:54:34Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1297Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:54:34Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos
title O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos
spellingShingle O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos
Tenório, André
Software
Régua e Compasso
Triângulos
title_short O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos
title_full O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos
title_fullStr O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos
title_full_unstemmed O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos
title_sort O uso do software educativo Régua e Compasso no estudo de triângulos
author Tenório, André
author_facet Tenório, André
Pacheco, Carmen Beatriz Landeira Peixoto de Miranda
Tenório, Thaís
author_role author
author2 Pacheco, Carmen Beatriz Landeira Peixoto de Miranda
Tenório, Thaís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenório, André
Pacheco, Carmen Beatriz Landeira Peixoto de Miranda
Tenório, Thaís
dc.subject.por.fl_str_mv Software
Régua e Compasso
Triângulos
topic Software
Régua e Compasso
Triângulos
description Neste estudo foi investigado o uso do software Régua e Compasso no ensino-aprendizagem de triângulos, de modo a identificar vantagens e desvantagens de inseri-lo em aulas, dificuldades ao resolver questões e indícios de sua influência no desempenho do aluno. Vinte alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental participaram da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram notas de observações das aulas, pré?teste, pós-teste, registro das atividades e questionário de percepção. Ao resolver questões de triângulos, as principais dificuldades foram interpretar enunciados, justificar respostas e resolver equações do 1º grau. Segundo o docente, as aulas com o software pareceram estimular a participação, o diálogo e o aprendizado. De acordo com os discentes, empregar o software ajudou a entender o conteúdo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1297
10.35819/remat2016v2i2id1297
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1297
identifier_str_mv 10.35819/remat2016v2i2id1297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1297/1299
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 2 (2016); 10-26
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 2 (2016); 10-26
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 2 (2016); 10-26
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705166798848