Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2082 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da exploração de uma situação-problema, envolvendo conceitos de trigonometria, que foi desenvolvida na disciplina de Introdução às Ciências Exatas. Os pesquisados foram 36 alunos de diferentes engenharias do Centro Universitário UNIVATES. A referida situação-problema é oriunda de um engenheiro colaborador da pesquisa e que atua há aproximadamente trinta anos na profissão. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo qualitativo, com aproximações de estudo de caso. As informações para a análise de dados foram obtidas por meio de relatórios escritos e gravações realizadas em sala de aula. Ao final da pesquisa, observou-se que a maioria dos estudantes conseguiu solucionar o problema usando as leis do seno e do cosseno, a fórmula de área de triângulo qualquer e aplicar o modelo de Heron. Os alunos afirmaram que é relevante a exploração de casos como o investigado, pois favorecerá a resolução de problemas futuros que enfrentarão em suas atividades profissionais. |
id |
IFRS-2_c15a49b67c50020f917b981374bf0410 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2082 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de EngenhariaTrigonometriaIntrodução às Ciências ExatasFormação do EngenheiroEste trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da exploração de uma situação-problema, envolvendo conceitos de trigonometria, que foi desenvolvida na disciplina de Introdução às Ciências Exatas. Os pesquisados foram 36 alunos de diferentes engenharias do Centro Universitário UNIVATES. A referida situação-problema é oriunda de um engenheiro colaborador da pesquisa e que atua há aproximadamente trinta anos na profissão. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo qualitativo, com aproximações de estudo de caso. As informações para a análise de dados foram obtidas por meio de relatórios escritos e gravações realizadas em sala de aula. Ao final da pesquisa, observou-se que a maioria dos estudantes conseguiu solucionar o problema usando as leis do seno e do cosseno, a fórmula de área de triângulo qualquer e aplicar o modelo de Heron. Os alunos afirmaram que é relevante a exploração de casos como o investigado, pois favorecerá a resolução de problemas futuros que enfrentarão em suas atividades profissionais.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/208210.35819/remat2017v3i1id2082REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 1 (2017); 107-119REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2017); 107-119REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 1 (2017); 107-1192447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2082/1604Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRehfeldt, Márcia Jussara HeppGräff, Camila BaseggioGiongo, Ieda MariaQuartieri, Marli Teresinha2022-12-28T15:55:45Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2082Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:55:45Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia |
title |
Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia |
spellingShingle |
Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp Trigonometria Introdução às Ciências Exatas Formação do Engenheiro |
title_short |
Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia |
title_full |
Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia |
title_fullStr |
Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia |
title_full_unstemmed |
Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia |
title_sort |
Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia |
author |
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp |
author_facet |
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp Gräff, Camila Baseggio Giongo, Ieda Maria Quartieri, Marli Teresinha |
author_role |
author |
author2 |
Gräff, Camila Baseggio Giongo, Ieda Maria Quartieri, Marli Teresinha |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp Gräff, Camila Baseggio Giongo, Ieda Maria Quartieri, Marli Teresinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trigonometria Introdução às Ciências Exatas Formação do Engenheiro |
topic |
Trigonometria Introdução às Ciências Exatas Formação do Engenheiro |
description |
Este trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da exploração de uma situação-problema, envolvendo conceitos de trigonometria, que foi desenvolvida na disciplina de Introdução às Ciências Exatas. Os pesquisados foram 36 alunos de diferentes engenharias do Centro Universitário UNIVATES. A referida situação-problema é oriunda de um engenheiro colaborador da pesquisa e que atua há aproximadamente trinta anos na profissão. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo qualitativo, com aproximações de estudo de caso. As informações para a análise de dados foram obtidas por meio de relatórios escritos e gravações realizadas em sala de aula. Ao final da pesquisa, observou-se que a maioria dos estudantes conseguiu solucionar o problema usando as leis do seno e do cosseno, a fórmula de área de triângulo qualquer e aplicar o modelo de Heron. Os alunos afirmaram que é relevante a exploração de casos como o investigado, pois favorecerá a resolução de problemas futuros que enfrentarão em suas atividades profissionais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2082 10.35819/remat2017v3i1id2082 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2082 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2017v3i1id2082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2082/1604 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 1 (2017); 107-119 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2017); 107-119 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 1 (2017); 107-119 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705201401856 |