Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gräff, Camila Baseggio, Giongo, Ieda Maria, Quartieri, Marli Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2082
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da exploração de uma situação-problema, envolvendo conceitos de trigonometria, que foi desenvolvida na disciplina de Introdução às Ciências Exatas. Os pesquisados foram 36 alunos de diferentes engenharias do Centro Universitário UNIVATES. A referida situação-problema é oriunda de um engenheiro colaborador da pesquisa e que atua há aproximadamente trinta anos na profissão. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo qualitativo, com aproximações de estudo de caso. As informações para a análise de dados foram obtidas por meio de relatórios escritos e gravações realizadas em sala de aula. Ao final da pesquisa, observou-se que a maioria dos estudantes conseguiu solucionar o problema usando as leis do seno e do cosseno, a fórmula de área de triângulo qualquer e aplicar o modelo de Heron. Os alunos afirmaram que é relevante a exploração de casos como o investigado, pois favorecerá a resolução de problemas futuros que enfrentarão em suas atividades profissionais.
id IFRS-2_c15a49b67c50020f917b981374bf0410
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2082
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de EngenhariaTrigonometriaIntrodução às Ciências ExatasFormação do EngenheiroEste trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da exploração de uma situação-problema, envolvendo conceitos de trigonometria, que foi desenvolvida na disciplina de Introdução às Ciências Exatas. Os pesquisados foram 36 alunos de diferentes engenharias do Centro Universitário UNIVATES. A referida situação-problema é oriunda de um engenheiro colaborador da pesquisa e que atua há aproximadamente trinta anos na profissão. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo qualitativo, com aproximações de estudo de caso. As informações para a análise de dados foram obtidas por meio de relatórios escritos e gravações realizadas em sala de aula. Ao final da pesquisa, observou-se que a maioria dos estudantes conseguiu solucionar o problema usando as leis do seno e do cosseno, a fórmula de área de triângulo qualquer e aplicar o modelo de Heron. Os alunos afirmaram que é relevante a exploração de casos como o investigado, pois favorecerá a resolução de problemas futuros que enfrentarão em suas atividades profissionais.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/208210.35819/remat2017v3i1id2082REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 1 (2017); 107-119REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2017); 107-119REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 1 (2017); 107-1192447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2082/1604Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRehfeldt, Márcia Jussara HeppGräff, Camila BaseggioGiongo, Ieda MariaQuartieri, Marli Teresinha2022-12-28T15:55:45Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2082Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:55:45Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia
title Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia
spellingShingle Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
Trigonometria
Introdução às Ciências Exatas
Formação do Engenheiro
title_short Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia
title_full Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia
title_fullStr Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia
title_full_unstemmed Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia
title_sort Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia
author Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
author_facet Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
Gräff, Camila Baseggio
Giongo, Ieda Maria
Quartieri, Marli Teresinha
author_role author
author2 Gräff, Camila Baseggio
Giongo, Ieda Maria
Quartieri, Marli Teresinha
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
Gräff, Camila Baseggio
Giongo, Ieda Maria
Quartieri, Marli Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Trigonometria
Introdução às Ciências Exatas
Formação do Engenheiro
topic Trigonometria
Introdução às Ciências Exatas
Formação do Engenheiro
description Este trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da exploração de uma situação-problema, envolvendo conceitos de trigonometria, que foi desenvolvida na disciplina de Introdução às Ciências Exatas. Os pesquisados foram 36 alunos de diferentes engenharias do Centro Universitário UNIVATES. A referida situação-problema é oriunda de um engenheiro colaborador da pesquisa e que atua há aproximadamente trinta anos na profissão. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo qualitativo, com aproximações de estudo de caso. As informações para a análise de dados foram obtidas por meio de relatórios escritos e gravações realizadas em sala de aula. Ao final da pesquisa, observou-se que a maioria dos estudantes conseguiu solucionar o problema usando as leis do seno e do cosseno, a fórmula de área de triângulo qualquer e aplicar o modelo de Heron. Os alunos afirmaram que é relevante a exploração de casos como o investigado, pois favorecerá a resolução de problemas futuros que enfrentarão em suas atividades profissionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2082
10.35819/remat2017v3i1id2082
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2082
identifier_str_mv 10.35819/remat2017v3i1id2082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2082/1604
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 1 (2017); 107-119
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2017); 107-119
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 1 (2017); 107-119
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705201401856