Introdução ao Scilab
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
DOI: | 10.35819/remat2015v1i1id1171 |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1171 |
Resumo: | O minicurso “Introdução ao Scilab” foi ofertado em duas edições, 2011 e 2014, como o objetivo de capacitar os estudantes, em especial os do Curso de Licenciatura em Matemática, na utilização deste software, auxiliando-os nos componentes curriculares do curso e também na proposição de práticas docentes que envolvam o uso de tecnologias no ensino da Matemática. O Scilab (SCILAB ENTERPRISES S. A. S., 2015) é um software gratuito, de código aberto e de fácil programação. Pode ser utilizado como uma ferramenta de auxílio no ensino de relações fundamentais de operações matemáticas, polinômios, vetores, matrizes, sistemas lineares, gráficos de funções, entre outros. Além disso, pode ser utilizado para programação. Neste minicurso foram apresentados os principais comandos e rotinas necessários para o desenvolvimento de atividades propostas. Segundo Mosquera (2013), as tecnologias podem ser utilizadas para o ensino e a aprendizagem, pois promovem as capacidades técnicas, que permitem a gestão adequada da informação, o desenvolvimento da criatividade e a resolução de problemas. Além disso, o professor de Matemática precisa ter conhecimento matemático teórico suficiente para fazer bom uso de um software. Os estudantes tiveram boa receptividade e envolvimento com as atividades propostas. |
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Introdução ao ScilabScilabSoftwares MatemáticosEnsinoAprendizagemO minicurso “Introdução ao Scilab” foi ofertado em duas edições, 2011 e 2014, como o objetivo de capacitar os estudantes, em especial os do Curso de Licenciatura em Matemática, na utilização deste software, auxiliando-os nos componentes curriculares do curso e também na proposição de práticas docentes que envolvam o uso de tecnologias no ensino da Matemática. O Scilab (SCILAB ENTERPRISES S. A. S., 2015) é um software gratuito, de código aberto e de fácil programação. Pode ser utilizado como uma ferramenta de auxílio no ensino de relações fundamentais de operações matemáticas, polinômios, vetores, matrizes, sistemas lineares, gráficos de funções, entre outros. Além disso, pode ser utilizado para programação. Neste minicurso foram apresentados os principais comandos e rotinas necessários para o desenvolvimento de atividades propostas. Segundo Mosquera (2013), as tecnologias podem ser utilizadas para o ensino e a aprendizagem, pois promovem as capacidades técnicas, que permitem a gestão adequada da informação, o desenvolvimento da criatividade e a resolução de problemas. Além disso, o professor de Matemática precisa ter conhecimento matemático teórico suficiente para fazer bom uso de um software. Os estudantes tiveram boa receptividade e envolvimento com as atividades propostas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2015-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumo; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/117110.35819/remat2015v1i1id1171REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 1 (2015); 15REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 1 (2015); 15REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 1 (2015); 152447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1171/1059Copyright (c) 2015 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, João Cândido MoraesAndreis, Greice da Silva LorenzzettiRibeiro, Eduardo Boff2023-06-20T20:44:36Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1171Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-06-20T20:44:36Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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O minicurso “Introdução ao Scilab” foi ofertado em duas edições, 2011 e 2014, como o objetivo de capacitar os estudantes, em especial os do Curso de Licenciatura em Matemática, na utilização deste software, auxiliando-os nos componentes curriculares do curso e também na proposição de práticas docentes que envolvam o uso de tecnologias no ensino da Matemática. O Scilab (SCILAB ENTERPRISES S. A. S., 2015) é um software gratuito, de código aberto e de fácil programação. Pode ser utilizado como uma ferramenta de auxílio no ensino de relações fundamentais de operações matemáticas, polinômios, vetores, matrizes, sistemas lineares, gráficos de funções, entre outros. Além disso, pode ser utilizado para programação. Neste minicurso foram apresentados os principais comandos e rotinas necessários para o desenvolvimento de atividades propostas. Segundo Mosquera (2013), as tecnologias podem ser utilizadas para o ensino e a aprendizagem, pois promovem as capacidades técnicas, que permitem a gestão adequada da informação, o desenvolvimento da criatividade e a resolução de problemas. Além disso, o professor de Matemática precisa ter conhecimento matemático teórico suficiente para fazer bom uso de um software. Os estudantes tiveram boa receptividade e envolvimento com as atividades propostas. |
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