Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1533 |
Resumo: | Esse trabalho configura-se na perspectiva de trazer subsídios para discussões acerca de questões concernentes ao ensino de conteúdos do bloco "tratamento da informação”: análise combinatória, probabilidade e estatística, presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Tem o propósito de contribuir para a (re)significação da prática profissional docente em âmbito de Educação Básica, bem como incitar a reflexão na formação inicial de futuros professores de Matemática. Evidenciam-se questões relacionadas aos conhecimentos pedagógicos e de conteúdo, necessários ao professor, para desenvolver atividades com esses conteúdos, evidenciando as competências pertinentes para tal desenvolvimento. Por conta da limitação de espaço, questões de conteúdo e metodológicas relativas à probabilidade e estatística foram apresentadas, neste texto, com menor detalhamento. À luz de resultados de pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de conteúdos são apresentadas sugestões para a utilização de metodologia que contribui para o efetivo ensino de conceitos, significados, procedimentos e estratégias de resolução de problemas com o objetivo de oportunizar a ampliação do campo conceitual no que refere aos conhecimentos de conteúdo e conhecimentos pedagógicos de conteúdo. No que refere à prática de professores reflexivos valemo-nos das proposições de Zeichner (2003); da noção de competência: Perrenoud (1999); do conceito de desenvolvimento profissional: Ponte (1995), e quanto à metodologia optou-se por um trabalho próximo das ideias defendidas por Berehns (2006) e Pacheco (2002) e de conteúdos de probabilidade e estatística: Batanero (2001). |
id |
IFRS-2_d38cc2418fe12c6fbb1491dba6d8c501 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1533 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação BásicaEnsinoAnálise CombinatóriaProbabilidadeEstatísticaEducação MatemáticaEsse trabalho configura-se na perspectiva de trazer subsídios para discussões acerca de questões concernentes ao ensino de conteúdos do bloco "tratamento da informação”: análise combinatória, probabilidade e estatística, presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Tem o propósito de contribuir para a (re)significação da prática profissional docente em âmbito de Educação Básica, bem como incitar a reflexão na formação inicial de futuros professores de Matemática. Evidenciam-se questões relacionadas aos conhecimentos pedagógicos e de conteúdo, necessários ao professor, para desenvolver atividades com esses conteúdos, evidenciando as competências pertinentes para tal desenvolvimento. Por conta da limitação de espaço, questões de conteúdo e metodológicas relativas à probabilidade e estatística foram apresentadas, neste texto, com menor detalhamento. À luz de resultados de pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de conteúdos são apresentadas sugestões para a utilização de metodologia que contribui para o efetivo ensino de conceitos, significados, procedimentos e estratégias de resolução de problemas com o objetivo de oportunizar a ampliação do campo conceitual no que refere aos conhecimentos de conteúdo e conhecimentos pedagógicos de conteúdo. No que refere à prática de professores reflexivos valemo-nos das proposições de Zeichner (2003); da noção de competência: Perrenoud (1999); do conceito de desenvolvimento profissional: Ponte (1995), e quanto à metodologia optou-se por um trabalho próximo das ideias defendidas por Berehns (2006) e Pacheco (2002) e de conteúdos de probabilidade e estatística: Batanero (2001).Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/153310.35819/remat2016v2i2id1533REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 2 (2016); 72-91REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 2 (2016); 72-91REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 2 (2016); 72-912447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1533/1310Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Paulo Jorge Magalhães2022-12-28T15:54:34Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1533Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:54:34Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação Básica |
title |
Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação Básica |
spellingShingle |
Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação Básica Teixeira, Paulo Jorge Magalhães Ensino Análise Combinatória Probabilidade Estatística Educação Matemática |
title_short |
Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação Básica |
title_full |
Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação Básica |
title_fullStr |
Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação Básica |
title_sort |
Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação Básica |
author |
Teixeira, Paulo Jorge Magalhães |
author_facet |
Teixeira, Paulo Jorge Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Paulo Jorge Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Análise Combinatória Probabilidade Estatística Educação Matemática |
topic |
Ensino Análise Combinatória Probabilidade Estatística Educação Matemática |
description |
Esse trabalho configura-se na perspectiva de trazer subsídios para discussões acerca de questões concernentes ao ensino de conteúdos do bloco "tratamento da informação”: análise combinatória, probabilidade e estatística, presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Tem o propósito de contribuir para a (re)significação da prática profissional docente em âmbito de Educação Básica, bem como incitar a reflexão na formação inicial de futuros professores de Matemática. Evidenciam-se questões relacionadas aos conhecimentos pedagógicos e de conteúdo, necessários ao professor, para desenvolver atividades com esses conteúdos, evidenciando as competências pertinentes para tal desenvolvimento. Por conta da limitação de espaço, questões de conteúdo e metodológicas relativas à probabilidade e estatística foram apresentadas, neste texto, com menor detalhamento. À luz de resultados de pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de conteúdos são apresentadas sugestões para a utilização de metodologia que contribui para o efetivo ensino de conceitos, significados, procedimentos e estratégias de resolução de problemas com o objetivo de oportunizar a ampliação do campo conceitual no que refere aos conhecimentos de conteúdo e conhecimentos pedagógicos de conteúdo. No que refere à prática de professores reflexivos valemo-nos das proposições de Zeichner (2003); da noção de competência: Perrenoud (1999); do conceito de desenvolvimento profissional: Ponte (1995), e quanto à metodologia optou-se por um trabalho próximo das ideias defendidas por Berehns (2006) e Pacheco (2002) e de conteúdos de probabilidade e estatística: Batanero (2001). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1533 10.35819/remat2016v2i2id1533 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1533 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2016v2i2id1533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1533/1310 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 2 (2016); 72-91 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 2 (2016); 72-91 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 2 (2016); 72-91 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705169944576 |