Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1533
Resumo: Esse trabalho configura-se na perspectiva de trazer subsídios para discussões acerca de questões concernentes ao ensino de conteúdos do bloco "tratamento da informação”: análise combinatória, probabilidade e estatística, presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Tem o propósito de contribuir para a (re)significação da prática profissional docente em âmbito de Educação Básica, bem como incitar a reflexão na formação inicial de futuros professores de Matemática. Evidenciam-se questões relacionadas aos conhecimentos pedagógicos e de conteúdo, necessários ao professor, para desenvolver atividades com esses conteúdos, evidenciando as competências pertinentes para tal desenvolvimento. Por conta da limitação de espaço, questões de conteúdo e metodológicas relativas à probabilidade e estatística foram apresentadas, neste texto, com menor detalhamento. À luz de resultados de pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de conteúdos são apresentadas sugestões para a utilização de metodologia que contribui para o efetivo ensino de conceitos, significados, procedimentos e estratégias de resolução de problemas com o objetivo de oportunizar a ampliação do campo conceitual no que refere aos conhecimentos de conteúdo e conhecimentos pedagógicos de conteúdo. No que refere à prática de professores reflexivos valemo-nos das proposições de Zeichner (2003); da noção de competência: Perrenoud (1999); do conceito de desenvolvimento profissional: Ponte (1995), e quanto à metodologia optou-se por um trabalho próximo das ideias defendidas por Berehns (2006) e Pacheco (2002) e de conteúdos de probabilidade e estatística: Batanero (2001).
id IFRS-2_d38cc2418fe12c6fbb1491dba6d8c501
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1533
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação BásicaEnsinoAnálise CombinatóriaProbabilidadeEstatísticaEducação MatemáticaEsse trabalho configura-se na perspectiva de trazer subsídios para discussões acerca de questões concernentes ao ensino de conteúdos do bloco "tratamento da informação”: análise combinatória, probabilidade e estatística, presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Tem o propósito de contribuir para a (re)significação da prática profissional docente em âmbito de Educação Básica, bem como incitar a reflexão na formação inicial de futuros professores de Matemática. Evidenciam-se questões relacionadas aos conhecimentos pedagógicos e de conteúdo, necessários ao professor, para desenvolver atividades com esses conteúdos, evidenciando as competências pertinentes para tal desenvolvimento. Por conta da limitação de espaço, questões de conteúdo e metodológicas relativas à probabilidade e estatística foram apresentadas, neste texto, com menor detalhamento. À luz de resultados de pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de conteúdos são apresentadas sugestões para a utilização de metodologia que contribui para o efetivo ensino de conceitos, significados, procedimentos e estratégias de resolução de problemas com o objetivo de oportunizar a ampliação do campo conceitual no que refere aos conhecimentos de conteúdo e conhecimentos pedagógicos de conteúdo. No que refere à prática de professores reflexivos valemo-nos das proposições de Zeichner (2003); da noção de competência: Perrenoud (1999); do conceito de desenvolvimento profissional: Ponte (1995), e quanto à metodologia optou-se por um trabalho próximo das ideias defendidas por Berehns (2006) e Pacheco (2002) e de conteúdos de probabilidade e estatística: Batanero (2001).Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/153310.35819/remat2016v2i2id1533REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 2 (2016); 72-91REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 2 (2016); 72-91REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 2 (2016); 72-912447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1533/1310Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Paulo Jorge Magalhães2022-12-28T15:54:34Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1533Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:54:34Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação Básica
title Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação Básica
spellingShingle Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação Básica
Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
Ensino
Análise Combinatória
Probabilidade
Estatística
Educação Matemática
title_short Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação Básica
title_full Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação Básica
title_fullStr Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação Básica
title_full_unstemmed Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação Básica
title_sort Os PCN e o bloco Tratamento da Informação: algumas possibilidades teórico-metodológicas para a sala de aula da Educação Básica
author Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
author_facet Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Análise Combinatória
Probabilidade
Estatística
Educação Matemática
topic Ensino
Análise Combinatória
Probabilidade
Estatística
Educação Matemática
description Esse trabalho configura-se na perspectiva de trazer subsídios para discussões acerca de questões concernentes ao ensino de conteúdos do bloco "tratamento da informação”: análise combinatória, probabilidade e estatística, presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Tem o propósito de contribuir para a (re)significação da prática profissional docente em âmbito de Educação Básica, bem como incitar a reflexão na formação inicial de futuros professores de Matemática. Evidenciam-se questões relacionadas aos conhecimentos pedagógicos e de conteúdo, necessários ao professor, para desenvolver atividades com esses conteúdos, evidenciando as competências pertinentes para tal desenvolvimento. Por conta da limitação de espaço, questões de conteúdo e metodológicas relativas à probabilidade e estatística foram apresentadas, neste texto, com menor detalhamento. À luz de resultados de pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de conteúdos são apresentadas sugestões para a utilização de metodologia que contribui para o efetivo ensino de conceitos, significados, procedimentos e estratégias de resolução de problemas com o objetivo de oportunizar a ampliação do campo conceitual no que refere aos conhecimentos de conteúdo e conhecimentos pedagógicos de conteúdo. No que refere à prática de professores reflexivos valemo-nos das proposições de Zeichner (2003); da noção de competência: Perrenoud (1999); do conceito de desenvolvimento profissional: Ponte (1995), e quanto à metodologia optou-se por um trabalho próximo das ideias defendidas por Berehns (2006) e Pacheco (2002) e de conteúdos de probabilidade e estatística: Batanero (2001).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1533
10.35819/remat2016v2i2id1533
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1533
identifier_str_mv 10.35819/remat2016v2i2id1533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1533/1310
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 2 (2016); 72-91
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 2 (2016); 72-91
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 2 (2016); 72-91
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705169944576