O ensino de Matemática em uma perspectiva investigativa: a construção de alguns números irracionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1246 |
Resumo: | Esta oficina tem como objetivo principal apresentar uma sequência de atividades enfatizando a prática da investigação matemática em sala de aula, envolvendo números reais e em especial os números irracionais para estudantes do Ensino Fundamental. Para tanto, são desenvolvidas três atividades. A primeira sugere uma exploração da reta numérica e aproximações sucessivas de radicais. Na segunda atividade, é proposto a construção da espiral pitagórica. Finalmente, na terceira atividade, utiliza-se o Tangran como recurso para explorar medidas que envolvam números irracionais. Busca-se discutir e ampliar o conjunto dos números reais, por meio das atividades de investigação matemática. Além disso, evidencia-se que o conceito de número irracional, quando construído por meio de atividades investigativas e considerando os aspectos históricos, torna-se mais compreensível e significativo. A abordagem por meio de investigações matemáticas torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e mais interessante para os estudantes. |
id |
IFRS-2_edac509ad5239cb62183f52294e5fe66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1246 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de Matemática em uma perspectiva investigativa: a construção de alguns números irracionaisNúmeros IrracionaisInvestigações MatemáticasEnsinoAprendizagemEsta oficina tem como objetivo principal apresentar uma sequência de atividades enfatizando a prática da investigação matemática em sala de aula, envolvendo números reais e em especial os números irracionais para estudantes do Ensino Fundamental. Para tanto, são desenvolvidas três atividades. A primeira sugere uma exploração da reta numérica e aproximações sucessivas de radicais. Na segunda atividade, é proposto a construção da espiral pitagórica. Finalmente, na terceira atividade, utiliza-se o Tangran como recurso para explorar medidas que envolvam números irracionais. Busca-se discutir e ampliar o conjunto dos números reais, por meio das atividades de investigação matemática. Além disso, evidencia-se que o conceito de número irracional, quando construído por meio de atividades investigativas e considerando os aspectos históricos, torna-se mais compreensível e significativo. A abordagem por meio de investigações matemáticas torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e mais interessante para os estudantes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/124610.35819/remat2015v1i2id1246REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 86-94REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 86-94REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 86-942447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1246/1083Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaffi, CarolineFraga, Francieli Bandeira deMatos, Diego de Vargas2023-11-17T11:18:31Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1246Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-17T11:18:31Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de Matemática em uma perspectiva investigativa: a construção de alguns números irracionais |
title |
O ensino de Matemática em uma perspectiva investigativa: a construção de alguns números irracionais |
spellingShingle |
O ensino de Matemática em uma perspectiva investigativa: a construção de alguns números irracionais Maffi, Caroline Números Irracionais Investigações Matemáticas Ensino Aprendizagem |
title_short |
O ensino de Matemática em uma perspectiva investigativa: a construção de alguns números irracionais |
title_full |
O ensino de Matemática em uma perspectiva investigativa: a construção de alguns números irracionais |
title_fullStr |
O ensino de Matemática em uma perspectiva investigativa: a construção de alguns números irracionais |
title_full_unstemmed |
O ensino de Matemática em uma perspectiva investigativa: a construção de alguns números irracionais |
title_sort |
O ensino de Matemática em uma perspectiva investigativa: a construção de alguns números irracionais |
author |
Maffi, Caroline |
author_facet |
Maffi, Caroline Fraga, Francieli Bandeira de Matos, Diego de Vargas |
author_role |
author |
author2 |
Fraga, Francieli Bandeira de Matos, Diego de Vargas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maffi, Caroline Fraga, Francieli Bandeira de Matos, Diego de Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Números Irracionais Investigações Matemáticas Ensino Aprendizagem |
topic |
Números Irracionais Investigações Matemáticas Ensino Aprendizagem |
description |
Esta oficina tem como objetivo principal apresentar uma sequência de atividades enfatizando a prática da investigação matemática em sala de aula, envolvendo números reais e em especial os números irracionais para estudantes do Ensino Fundamental. Para tanto, são desenvolvidas três atividades. A primeira sugere uma exploração da reta numérica e aproximações sucessivas de radicais. Na segunda atividade, é proposto a construção da espiral pitagórica. Finalmente, na terceira atividade, utiliza-se o Tangran como recurso para explorar medidas que envolvam números irracionais. Busca-se discutir e ampliar o conjunto dos números reais, por meio das atividades de investigação matemática. Além disso, evidencia-se que o conceito de número irracional, quando construído por meio de atividades investigativas e considerando os aspectos históricos, torna-se mais compreensível e significativo. A abordagem por meio de investigações matemáticas torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e mais interessante para os estudantes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1246 10.35819/remat2015v1i2id1246 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1246 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2015v1i2id1246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1246/1083 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 86-94 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 86-94 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 86-94 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705113321472 |