Estudo do ensaio de tração do aço LN-28 por meio da Modelagem Matemática: uma experiência com alunos do Curso Técnico em Fabricação Mecânica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3355 |
Resumo: | Este artigo apresenta parte dos resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, sobre a utilização da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em cursos de nível técnico e de tecnologia. O objetivo da pesquisa consistiu em proporcionar um ambiente de ensino e aprendizagem de Matemática de forma contextualizada com outras áreas do conhecimento, utilizando a Modelagem Matemática para a resolução/entendimento de problemas de disciplinas dos cursos técnicos e de tecnologia do Campus. Entende-se que a busca pela conexão entre a Matemática e cursos das áreas técnicas e tecnológicas é essencial para a qualificação do profissional formado por esta instituição. Este artigo, em específico, tem por objetivo apresentar o modelo matemático desenvolvido por alunos do Curso Técnico em Fabricação Mecânica Integrado ao Ensino Médio, para descrever o ensaio de tração utilizando como corpo de prova o aço LN-28, usado pela empresa Marcopolo S.A. na produção de componentes para a indústria automotiva. Para a obtenção do modelo matemático utilizou-se um conjunto de dados experimentais coletados na empresa Marcopolo S.A. e o software Scientific Notebook para a geração do modelo. Com o uso da Modelagem Matemática foi possível mostrar aos alunos a aplicabilidade da Matemática no entendimento de problemas relacionados a sua atuação profissional. |
id |
IFRS-2_fa3ea9240deeccbf90301168bfa64900 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3355 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo do ensaio de tração do aço LN-28 por meio da Modelagem Matemática: uma experiência com alunos do Curso Técnico em Fabricação MecânicaModelagem MatemáticaInterdisciplinaridadeContextualizaçãoEnsaio de TraçãoEste artigo apresenta parte dos resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, sobre a utilização da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em cursos de nível técnico e de tecnologia. O objetivo da pesquisa consistiu em proporcionar um ambiente de ensino e aprendizagem de Matemática de forma contextualizada com outras áreas do conhecimento, utilizando a Modelagem Matemática para a resolução/entendimento de problemas de disciplinas dos cursos técnicos e de tecnologia do Campus. Entende-se que a busca pela conexão entre a Matemática e cursos das áreas técnicas e tecnológicas é essencial para a qualificação do profissional formado por esta instituição. Este artigo, em específico, tem por objetivo apresentar o modelo matemático desenvolvido por alunos do Curso Técnico em Fabricação Mecânica Integrado ao Ensino Médio, para descrever o ensaio de tração utilizando como corpo de prova o aço LN-28, usado pela empresa Marcopolo S.A. na produção de componentes para a indústria automotiva. Para a obtenção do modelo matemático utilizou-se um conjunto de dados experimentais coletados na empresa Marcopolo S.A. e o software Scientific Notebook para a geração do modelo. Com o uso da Modelagem Matemática foi possível mostrar aos alunos a aplicabilidade da Matemática no entendimento de problemas relacionados a sua atuação profissional.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/335510.35819/remat2019v5i2id3355REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 2 (2019); 43-55REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 43-55REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 2 (2019); 43-552447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3355/2251Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves, João Cândido MoraesToniolo, Juliano CantarelliTuriel, Anselmo AntunesAndreis, Greice da Silva Lorenzzetti2022-12-28T16:03:18Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3355Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T16:03:18Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo do ensaio de tração do aço LN-28 por meio da Modelagem Matemática: uma experiência com alunos do Curso Técnico em Fabricação Mecânica |
title |
Estudo do ensaio de tração do aço LN-28 por meio da Modelagem Matemática: uma experiência com alunos do Curso Técnico em Fabricação Mecânica |
spellingShingle |
Estudo do ensaio de tração do aço LN-28 por meio da Modelagem Matemática: uma experiência com alunos do Curso Técnico em Fabricação Mecânica Neves, João Cândido Moraes Modelagem Matemática Interdisciplinaridade Contextualização Ensaio de Tração |
title_short |
Estudo do ensaio de tração do aço LN-28 por meio da Modelagem Matemática: uma experiência com alunos do Curso Técnico em Fabricação Mecânica |
title_full |
Estudo do ensaio de tração do aço LN-28 por meio da Modelagem Matemática: uma experiência com alunos do Curso Técnico em Fabricação Mecânica |
title_fullStr |
Estudo do ensaio de tração do aço LN-28 por meio da Modelagem Matemática: uma experiência com alunos do Curso Técnico em Fabricação Mecânica |
title_full_unstemmed |
Estudo do ensaio de tração do aço LN-28 por meio da Modelagem Matemática: uma experiência com alunos do Curso Técnico em Fabricação Mecânica |
title_sort |
Estudo do ensaio de tração do aço LN-28 por meio da Modelagem Matemática: uma experiência com alunos do Curso Técnico em Fabricação Mecânica |
author |
Neves, João Cândido Moraes |
author_facet |
Neves, João Cândido Moraes Toniolo, Juliano Cantarelli Turiel, Anselmo Antunes Andreis, Greice da Silva Lorenzzetti |
author_role |
author |
author2 |
Toniolo, Juliano Cantarelli Turiel, Anselmo Antunes Andreis, Greice da Silva Lorenzzetti |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, João Cândido Moraes Toniolo, Juliano Cantarelli Turiel, Anselmo Antunes Andreis, Greice da Silva Lorenzzetti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem Matemática Interdisciplinaridade Contextualização Ensaio de Tração |
topic |
Modelagem Matemática Interdisciplinaridade Contextualização Ensaio de Tração |
description |
Este artigo apresenta parte dos resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, sobre a utilização da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em cursos de nível técnico e de tecnologia. O objetivo da pesquisa consistiu em proporcionar um ambiente de ensino e aprendizagem de Matemática de forma contextualizada com outras áreas do conhecimento, utilizando a Modelagem Matemática para a resolução/entendimento de problemas de disciplinas dos cursos técnicos e de tecnologia do Campus. Entende-se que a busca pela conexão entre a Matemática e cursos das áreas técnicas e tecnológicas é essencial para a qualificação do profissional formado por esta instituição. Este artigo, em específico, tem por objetivo apresentar o modelo matemático desenvolvido por alunos do Curso Técnico em Fabricação Mecânica Integrado ao Ensino Médio, para descrever o ensaio de tração utilizando como corpo de prova o aço LN-28, usado pela empresa Marcopolo S.A. na produção de componentes para a indústria automotiva. Para a obtenção do modelo matemático utilizou-se um conjunto de dados experimentais coletados na empresa Marcopolo S.A. e o software Scientific Notebook para a geração do modelo. Com o uso da Modelagem Matemática foi possível mostrar aos alunos a aplicabilidade da Matemática no entendimento de problemas relacionados a sua atuação profissional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3355 10.35819/remat2019v5i2id3355 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3355 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2019v5i2id3355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3355/2251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 2 (2019); 43-55 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 43-55 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 2 (2019); 43-55 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705597763584 |