Matemática e embalagens: proposta de uma sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ledur, José Ricardo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ledur, Dênis Carrard
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1202
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados da implementação de uma sequência didática no 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública estadual no município de Bom Princípio, RS. A elaboração da sequência amparou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa. Considerando a relevância da contextualização dos conteúdos curriculares de Matemática com temas transversais, foi proposta a realização de atividades com enfoque sociocultural e ambiental. O objetivo do trabalho foi desenvolver o conceito de área de figuras planas no eixo norteador Meio Ambiente buscando desenvolver habilidades e competências para a aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, bem como a formação cidadã. As atividades foram realizadas em pequenos grupos e constituíram-se de consultas a fontes de informação, cálculo de áreas de embalagens e propostas de solução para situações-problema. A avaliação dos estudantes teve caráter formativo e processual. Os resultados observados sinalizam atribuição de significados aos conceitos construídos e apresentam evidências de aprendizagem significativa, confirmando o alcance dos objetivos propostos.
id IFRS-2_ff8af68c794526b9092382ad4d5a02a1
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1202
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Matemática e embalagens: proposta de uma sequência didáticaEducação MatemáticaAprendizagem SignificativaTemas transversaisEste trabalho apresenta os resultados da implementação de uma sequência didática no 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública estadual no município de Bom Princípio, RS. A elaboração da sequência amparou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa. Considerando a relevância da contextualização dos conteúdos curriculares de Matemática com temas transversais, foi proposta a realização de atividades com enfoque sociocultural e ambiental. O objetivo do trabalho foi desenvolver o conceito de área de figuras planas no eixo norteador Meio Ambiente buscando desenvolver habilidades e competências para a aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, bem como a formação cidadã. As atividades foram realizadas em pequenos grupos e constituíram-se de consultas a fontes de informação, cálculo de áreas de embalagens e propostas de solução para situações-problema. A avaliação dos estudantes teve caráter formativo e processual. Os resultados observados sinalizam atribuição de significados aos conceitos construídos e apresentam evidências de aprendizagem significativa, confirmando o alcance dos objetivos propostos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/120210.35819/remat2015v1i2id1202REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 175-182REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 175-182REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 175-1822447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1202/1071Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLedur, José RicardoLedur, Dênis Carrard2023-11-17T18:21:13Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1202Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-17T18:21:13Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática e embalagens: proposta de uma sequência didática
title Matemática e embalagens: proposta de uma sequência didática
spellingShingle Matemática e embalagens: proposta de uma sequência didática
Ledur, José Ricardo
Educação Matemática
Aprendizagem Significativa
Temas transversais
title_short Matemática e embalagens: proposta de uma sequência didática
title_full Matemática e embalagens: proposta de uma sequência didática
title_fullStr Matemática e embalagens: proposta de uma sequência didática
title_full_unstemmed Matemática e embalagens: proposta de uma sequência didática
title_sort Matemática e embalagens: proposta de uma sequência didática
author Ledur, José Ricardo
author_facet Ledur, José Ricardo
Ledur, Dênis Carrard
author_role author
author2 Ledur, Dênis Carrard
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ledur, José Ricardo
Ledur, Dênis Carrard
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Aprendizagem Significativa
Temas transversais
topic Educação Matemática
Aprendizagem Significativa
Temas transversais
description Este trabalho apresenta os resultados da implementação de uma sequência didática no 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública estadual no município de Bom Princípio, RS. A elaboração da sequência amparou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa. Considerando a relevância da contextualização dos conteúdos curriculares de Matemática com temas transversais, foi proposta a realização de atividades com enfoque sociocultural e ambiental. O objetivo do trabalho foi desenvolver o conceito de área de figuras planas no eixo norteador Meio Ambiente buscando desenvolver habilidades e competências para a aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, bem como a formação cidadã. As atividades foram realizadas em pequenos grupos e constituíram-se de consultas a fontes de informação, cálculo de áreas de embalagens e propostas de solução para situações-problema. A avaliação dos estudantes teve caráter formativo e processual. Os resultados observados sinalizam atribuição de significados aos conceitos construídos e apresentam evidências de aprendizagem significativa, confirmando o alcance dos objetivos propostos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1202
10.35819/remat2015v1i2id1202
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1202
identifier_str_mv 10.35819/remat2015v1i2id1202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1202/1071
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 175-182
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 175-182
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 175-182
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705091301376