Releituras machadianas no século XXI: desafios e perspectivas para a nova geração hightech

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Staudt, Sheila Katiane
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556
Resumo: Machado de Assis publicou mais de 200 contos, sendo considerado melhor contista que romancista por muitos teóricos. As obras machadianas nos revelam os defeitos e qualidades da sociedade brasileira tendo como cenário os becos e ruas do Rio de Janeiro, abordando as modificações que o Brasil passou no século XIX. Desde 2015, percebeu-se que as aulas de Português e Literatura dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Administração, Eletrônica e Informática do IFRS Canoas não são suficientes para se trabalhar a fundo um escritor como Machado de Assis. O projeto de Ensino “Releituras Machadianas” tem como objetivo aproximar os estudantes das obras machadianas, para ajudá-los reler o texto para outra arte seja ela gráfica, musical, teatral ou cinematográfica, a fim de consolidar os clássicos, bem como “traduzi-los” para a linguagem contemporânea, a qual o estudante está habituado. Em 2016, iniciaram-se os encontros semanais direcionados aos alunos do campus, intitulados “Encontros com Machado”, com a finalidade de aproximá-los ainda mais das obras do autor. A posterior produção de clips musicais, HQs, peças de teatro, curtas-metragens ou musicais é fortemente incentivada, haja vista a proposta de realização, por este projeto, do evento anual Festival Literário do IFRS Campus Canoas.
id IFRS-3_1f44fcb050ccd78df0fea4e1fc8dc2ee
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2556
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Releituras machadianas no século XXI: desafios e perspectivas para a nova geração hightechMachado de Assis. Releituras. Literatura. Novas tecnologias.Machado de Assis publicou mais de 200 contos, sendo considerado melhor contista que romancista por muitos teóricos. As obras machadianas nos revelam os defeitos e qualidades da sociedade brasileira tendo como cenário os becos e ruas do Rio de Janeiro, abordando as modificações que o Brasil passou no século XIX. Desde 2015, percebeu-se que as aulas de Português e Literatura dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Administração, Eletrônica e Informática do IFRS Canoas não são suficientes para se trabalhar a fundo um escritor como Machado de Assis. O projeto de Ensino “Releituras Machadianas” tem como objetivo aproximar os estudantes das obras machadianas, para ajudá-los reler o texto para outra arte seja ela gráfica, musical, teatral ou cinematográfica, a fim de consolidar os clássicos, bem como “traduzi-los” para a linguagem contemporânea, a qual o estudante está habituado. Em 2016, iniciaram-se os encontros semanais direcionados aos alunos do campus, intitulados “Encontros com Machado”, com a finalidade de aproximá-los ainda mais das obras do autor. A posterior produção de clips musicais, HQs, peças de teatro, curtas-metragens ou musicais é fortemente incentivada, haja vista a proposta de realização, por este projeto, do evento anual Festival Literário do IFRS Campus Canoas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2017-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/255610.35819/linguatec.v2.n2.a2556LínguaTec; v. 2 n. 2 (2017)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/1716https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2361https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2362https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2363https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2364https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2365https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2366https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2367Copyright (c) 2017 Sheila Katiane Staudtinfo:eu-repo/semantics/openAccessStaudt, Sheila Katiane2020-07-13T13:02:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2556Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:02:20LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Releituras machadianas no século XXI: desafios e perspectivas para a nova geração hightech
title Releituras machadianas no século XXI: desafios e perspectivas para a nova geração hightech
spellingShingle Releituras machadianas no século XXI: desafios e perspectivas para a nova geração hightech
Staudt, Sheila Katiane
Machado de Assis. Releituras. Literatura. Novas tecnologias.
title_short Releituras machadianas no século XXI: desafios e perspectivas para a nova geração hightech
title_full Releituras machadianas no século XXI: desafios e perspectivas para a nova geração hightech
title_fullStr Releituras machadianas no século XXI: desafios e perspectivas para a nova geração hightech
title_full_unstemmed Releituras machadianas no século XXI: desafios e perspectivas para a nova geração hightech
title_sort Releituras machadianas no século XXI: desafios e perspectivas para a nova geração hightech
author Staudt, Sheila Katiane
author_facet Staudt, Sheila Katiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Staudt, Sheila Katiane
dc.subject.por.fl_str_mv Machado de Assis. Releituras. Literatura. Novas tecnologias.
topic Machado de Assis. Releituras. Literatura. Novas tecnologias.
description Machado de Assis publicou mais de 200 contos, sendo considerado melhor contista que romancista por muitos teóricos. As obras machadianas nos revelam os defeitos e qualidades da sociedade brasileira tendo como cenário os becos e ruas do Rio de Janeiro, abordando as modificações que o Brasil passou no século XIX. Desde 2015, percebeu-se que as aulas de Português e Literatura dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Administração, Eletrônica e Informática do IFRS Canoas não são suficientes para se trabalhar a fundo um escritor como Machado de Assis. O projeto de Ensino “Releituras Machadianas” tem como objetivo aproximar os estudantes das obras machadianas, para ajudá-los reler o texto para outra arte seja ela gráfica, musical, teatral ou cinematográfica, a fim de consolidar os clássicos, bem como “traduzi-los” para a linguagem contemporânea, a qual o estudante está habituado. Em 2016, iniciaram-se os encontros semanais direcionados aos alunos do campus, intitulados “Encontros com Machado”, com a finalidade de aproximá-los ainda mais das obras do autor. A posterior produção de clips musicais, HQs, peças de teatro, curtas-metragens ou musicais é fortemente incentivada, haja vista a proposta de realização, por este projeto, do evento anual Festival Literário do IFRS Campus Canoas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556
10.35819/linguatec.v2.n2.a2556
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v2.n2.a2556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/1716
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2361
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2362
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2363
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2364
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2365
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2366
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2367
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Sheila Katiane Staudt
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Sheila Katiane Staudt
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 2 n. 2 (2017)
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010245267456