Releituras machadianas no século XXI: desafios e perspectivas para a nova geração hightech
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556 |
Resumo: | Machado de Assis publicou mais de 200 contos, sendo considerado melhor contista que romancista por muitos teóricos. As obras machadianas nos revelam os defeitos e qualidades da sociedade brasileira tendo como cenário os becos e ruas do Rio de Janeiro, abordando as modificações que o Brasil passou no século XIX. Desde 2015, percebeu-se que as aulas de Português e Literatura dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Administração, Eletrônica e Informática do IFRS Canoas não são suficientes para se trabalhar a fundo um escritor como Machado de Assis. O projeto de Ensino “Releituras Machadianas” tem como objetivo aproximar os estudantes das obras machadianas, para ajudá-los reler o texto para outra arte seja ela gráfica, musical, teatral ou cinematográfica, a fim de consolidar os clássicos, bem como “traduzi-los” para a linguagem contemporânea, a qual o estudante está habituado. Em 2016, iniciaram-se os encontros semanais direcionados aos alunos do campus, intitulados “Encontros com Machado”, com a finalidade de aproximá-los ainda mais das obras do autor. A posterior produção de clips musicais, HQs, peças de teatro, curtas-metragens ou musicais é fortemente incentivada, haja vista a proposta de realização, por este projeto, do evento anual Festival Literário do IFRS Campus Canoas. |
id |
IFRS-3_1f44fcb050ccd78df0fea4e1fc8dc2ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2556 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Releituras machadianas no século XXI: desafios e perspectivas para a nova geração hightechMachado de Assis. Releituras. Literatura. Novas tecnologias.Machado de Assis publicou mais de 200 contos, sendo considerado melhor contista que romancista por muitos teóricos. As obras machadianas nos revelam os defeitos e qualidades da sociedade brasileira tendo como cenário os becos e ruas do Rio de Janeiro, abordando as modificações que o Brasil passou no século XIX. Desde 2015, percebeu-se que as aulas de Português e Literatura dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Administração, Eletrônica e Informática do IFRS Canoas não são suficientes para se trabalhar a fundo um escritor como Machado de Assis. O projeto de Ensino “Releituras Machadianas” tem como objetivo aproximar os estudantes das obras machadianas, para ajudá-los reler o texto para outra arte seja ela gráfica, musical, teatral ou cinematográfica, a fim de consolidar os clássicos, bem como “traduzi-los” para a linguagem contemporânea, a qual o estudante está habituado. Em 2016, iniciaram-se os encontros semanais direcionados aos alunos do campus, intitulados “Encontros com Machado”, com a finalidade de aproximá-los ainda mais das obras do autor. A posterior produção de clips musicais, HQs, peças de teatro, curtas-metragens ou musicais é fortemente incentivada, haja vista a proposta de realização, por este projeto, do evento anual Festival Literário do IFRS Campus Canoas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2017-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/255610.35819/linguatec.v2.n2.a2556LínguaTec; v. 2 n. 2 (2017)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/1716https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2361https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2362https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2363https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2364https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2365https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2366https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2367Copyright (c) 2017 Sheila Katiane Staudtinfo:eu-repo/semantics/openAccessStaudt, Sheila Katiane2020-07-13T13:02:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2556Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:02:20LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Releituras machadianas no século XXI: desafios e perspectivas para a nova geração hightech |
title |
Releituras machadianas no século XXI: desafios e perspectivas para a nova geração hightech |
spellingShingle |
Releituras machadianas no século XXI: desafios e perspectivas para a nova geração hightech Staudt, Sheila Katiane Machado de Assis. Releituras. Literatura. Novas tecnologias. |
title_short |
Releituras machadianas no século XXI: desafios e perspectivas para a nova geração hightech |
title_full |
Releituras machadianas no século XXI: desafios e perspectivas para a nova geração hightech |
title_fullStr |
Releituras machadianas no século XXI: desafios e perspectivas para a nova geração hightech |
title_full_unstemmed |
Releituras machadianas no século XXI: desafios e perspectivas para a nova geração hightech |
title_sort |
Releituras machadianas no século XXI: desafios e perspectivas para a nova geração hightech |
author |
Staudt, Sheila Katiane |
author_facet |
Staudt, Sheila Katiane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Staudt, Sheila Katiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Machado de Assis. Releituras. Literatura. Novas tecnologias. |
topic |
Machado de Assis. Releituras. Literatura. Novas tecnologias. |
description |
Machado de Assis publicou mais de 200 contos, sendo considerado melhor contista que romancista por muitos teóricos. As obras machadianas nos revelam os defeitos e qualidades da sociedade brasileira tendo como cenário os becos e ruas do Rio de Janeiro, abordando as modificações que o Brasil passou no século XIX. Desde 2015, percebeu-se que as aulas de Português e Literatura dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Administração, Eletrônica e Informática do IFRS Canoas não são suficientes para se trabalhar a fundo um escritor como Machado de Assis. O projeto de Ensino “Releituras Machadianas” tem como objetivo aproximar os estudantes das obras machadianas, para ajudá-los reler o texto para outra arte seja ela gráfica, musical, teatral ou cinematográfica, a fim de consolidar os clássicos, bem como “traduzi-los” para a linguagem contemporânea, a qual o estudante está habituado. Em 2016, iniciaram-se os encontros semanais direcionados aos alunos do campus, intitulados “Encontros com Machado”, com a finalidade de aproximá-los ainda mais das obras do autor. A posterior produção de clips musicais, HQs, peças de teatro, curtas-metragens ou musicais é fortemente incentivada, haja vista a proposta de realização, por este projeto, do evento anual Festival Literário do IFRS Campus Canoas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556 10.35819/linguatec.v2.n2.a2556 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v2.n2.a2556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/1716 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2361 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2362 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2363 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2364 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2365 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2366 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2556/2367 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Sheila Katiane Staudt info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Sheila Katiane Staudt |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 2 n. 2 (2017) 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010245267456 |