O dicionário como ferramenta de desenvolvimento do léxico e da ortografia: análise de produções textuais de estudantes do ensino superior em Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6573 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo destacar o papel didático do dicionário na ampliação da competência lexical e correção vocabular em produções textuais de alunos do ensino superior. Trata-se de um estudo qualitativo, que descreve a ocorrência de erros ortográficos em textos de alunos da Escola Pedagógica da Lunda Norte, Universidade Lueji A'Nkonde, Angola. O corpus de estudo é constituído por 17 textos de opinião, resultantes de provas de Língua Portuguesa realizadas por alunos do 1º ano do curso de Ensino Primário, do ano letivo 2020/2021. Apesar do nível de escolaridade, os resultados indicam que vários alunos ainda apresentam dificuldades na escrita, decorrentes da interferência na fala e da não observância das convenções ortográficas. Assim, a pesquisa propõe três atividades principais sobre o uso do dicionário, como forma de desenvolver a competência lexical e a correção da escrita, como “localização da palavra”, “escrita correta das palavras” e “compreensão do significado da palavra”. |
id |
IFRS-3_3109c38cf7056cf3f6ec59d31ec56ea7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6573 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
O dicionário como ferramenta de desenvolvimento do léxico e da ortografia: análise de produções textuais de estudantes do ensino superior em AngolaO presente estudo tem como objetivo destacar o papel didático do dicionário na ampliação da competência lexical e correção vocabular em produções textuais de alunos do ensino superior. Trata-se de um estudo qualitativo, que descreve a ocorrência de erros ortográficos em textos de alunos da Escola Pedagógica da Lunda Norte, Universidade Lueji A'Nkonde, Angola. O corpus de estudo é constituído por 17 textos de opinião, resultantes de provas de Língua Portuguesa realizadas por alunos do 1º ano do curso de Ensino Primário, do ano letivo 2020/2021. Apesar do nível de escolaridade, os resultados indicam que vários alunos ainda apresentam dificuldades na escrita, decorrentes da interferência na fala e da não observância das convenções ortográficas. Assim, a pesquisa propõe três atividades principais sobre o uso do dicionário, como forma de desenvolver a competência lexical e a correção da escrita, como “localização da palavra”, “escrita correta das palavras” e “compreensão do significado da palavra”.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/657310.35819/linguatec.v8.n1.6573LínguaTec; v. 8 n. 1 (2023); 1-182525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6573/3311Copyright (c) 2023 Júlio Luciano Canhinguiquinehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCanhinguiquine, Júlio Luciano2023-06-20T15:21:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6573Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2023-06-20T15:21LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O dicionário como ferramenta de desenvolvimento do léxico e da ortografia: análise de produções textuais de estudantes do ensino superior em Angola |
title |
O dicionário como ferramenta de desenvolvimento do léxico e da ortografia: análise de produções textuais de estudantes do ensino superior em Angola |
spellingShingle |
O dicionário como ferramenta de desenvolvimento do léxico e da ortografia: análise de produções textuais de estudantes do ensino superior em Angola Canhinguiquine, Júlio Luciano |
title_short |
O dicionário como ferramenta de desenvolvimento do léxico e da ortografia: análise de produções textuais de estudantes do ensino superior em Angola |
title_full |
O dicionário como ferramenta de desenvolvimento do léxico e da ortografia: análise de produções textuais de estudantes do ensino superior em Angola |
title_fullStr |
O dicionário como ferramenta de desenvolvimento do léxico e da ortografia: análise de produções textuais de estudantes do ensino superior em Angola |
title_full_unstemmed |
O dicionário como ferramenta de desenvolvimento do léxico e da ortografia: análise de produções textuais de estudantes do ensino superior em Angola |
title_sort |
O dicionário como ferramenta de desenvolvimento do léxico e da ortografia: análise de produções textuais de estudantes do ensino superior em Angola |
author |
Canhinguiquine, Júlio Luciano |
author_facet |
Canhinguiquine, Júlio Luciano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canhinguiquine, Júlio Luciano |
description |
O presente estudo tem como objetivo destacar o papel didático do dicionário na ampliação da competência lexical e correção vocabular em produções textuais de alunos do ensino superior. Trata-se de um estudo qualitativo, que descreve a ocorrência de erros ortográficos em textos de alunos da Escola Pedagógica da Lunda Norte, Universidade Lueji A'Nkonde, Angola. O corpus de estudo é constituído por 17 textos de opinião, resultantes de provas de Língua Portuguesa realizadas por alunos do 1º ano do curso de Ensino Primário, do ano letivo 2020/2021. Apesar do nível de escolaridade, os resultados indicam que vários alunos ainda apresentam dificuldades na escrita, decorrentes da interferência na fala e da não observância das convenções ortográficas. Assim, a pesquisa propõe três atividades principais sobre o uso do dicionário, como forma de desenvolver a competência lexical e a correção da escrita, como “localização da palavra”, “escrita correta das palavras” e “compreensão do significado da palavra”. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6573 10.35819/linguatec.v8.n1.6573 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6573 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v8.n1.6573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6573/3311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Júlio Luciano Canhinguiquine https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Júlio Luciano Canhinguiquine https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 8 n. 1 (2023); 1-18 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010847150080 |