Integrando Língua Inglesa e Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Joanne Romão
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cavalcante, Letícia Barbosa da Silva, Alencar, Beatriz Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4267
Resumo: A interdisciplinaridade tornou-se um assunto frequentemente discutido, sobretudo no âmbito do sistema federal de ensino, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, pela proposta de currículo integrado. Este trabalho apresenta um relato de experiência de um projeto piloto de integração das disciplinas de Língua Inglesa e de Educação Física no curso Técnico Integrado em uma instituição federal de ensino, ciência e tecnologia, campus capital. Um estudo de caso das atividades desenvolvidas em conjunto pelos professores das áreas, durante o primeiro semestre de 2019 nos encontros de conversação do English Club (Clube de Inglês), atividade de ensino que é desenvolvida no campus desde 2017. Além da pesquisa bibliográfica, com intuito de verificar o conhecimento sobre a interdisciplinaridade, sua relevância e a possibilidade de planejamento de aula interdisciplinar, aos docentes que participaram do encontro, aplicou-se um questionário para investigar as suas percepções quanto à temática. Os resultados obtidos demonstraram vantagens no processo de aprendizagem, ressaltaram que a metodologia torna o processo mais significativo e proveitoso, despertando maior interesse por parte dos estudantes.
id IFRS-3_3f5a07f3abb8561897a69f2b23975ba3
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/4267
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Integrando Língua Inglesa e Educação FísicaA interdisciplinaridade tornou-se um assunto frequentemente discutido, sobretudo no âmbito do sistema federal de ensino, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, pela proposta de currículo integrado. Este trabalho apresenta um relato de experiência de um projeto piloto de integração das disciplinas de Língua Inglesa e de Educação Física no curso Técnico Integrado em uma instituição federal de ensino, ciência e tecnologia, campus capital. Um estudo de caso das atividades desenvolvidas em conjunto pelos professores das áreas, durante o primeiro semestre de 2019 nos encontros de conversação do English Club (Clube de Inglês), atividade de ensino que é desenvolvida no campus desde 2017. Além da pesquisa bibliográfica, com intuito de verificar o conhecimento sobre a interdisciplinaridade, sua relevância e a possibilidade de planejamento de aula interdisciplinar, aos docentes que participaram do encontro, aplicou-se um questionário para investigar as suas percepções quanto à temática. Os resultados obtidos demonstraram vantagens no processo de aprendizagem, ressaltaram que a metodologia torna o processo mais significativo e proveitoso, despertando maior interesse por parte dos estudantes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/426710.35819/linguatec.v5.n2.4267LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 324-3382525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4267/2784Copyright (c) 2020 Joanne Romão de Oliveira, Letícia Barbosa da Silva Cavalcante, Beatriz Aparecida Alencarhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Joanne RomãoCavalcante, Letícia Barbosa da SilvaAlencar, Beatriz Aparecida2020-11-20T18:10:22Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/4267Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-11-20T18:10:22LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Integrando Língua Inglesa e Educação Física
title Integrando Língua Inglesa e Educação Física
spellingShingle Integrando Língua Inglesa e Educação Física
de Oliveira, Joanne Romão
title_short Integrando Língua Inglesa e Educação Física
title_full Integrando Língua Inglesa e Educação Física
title_fullStr Integrando Língua Inglesa e Educação Física
title_full_unstemmed Integrando Língua Inglesa e Educação Física
title_sort Integrando Língua Inglesa e Educação Física
author de Oliveira, Joanne Romão
author_facet de Oliveira, Joanne Romão
Cavalcante, Letícia Barbosa da Silva
Alencar, Beatriz Aparecida
author_role author
author2 Cavalcante, Letícia Barbosa da Silva
Alencar, Beatriz Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Joanne Romão
Cavalcante, Letícia Barbosa da Silva
Alencar, Beatriz Aparecida
description A interdisciplinaridade tornou-se um assunto frequentemente discutido, sobretudo no âmbito do sistema federal de ensino, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, pela proposta de currículo integrado. Este trabalho apresenta um relato de experiência de um projeto piloto de integração das disciplinas de Língua Inglesa e de Educação Física no curso Técnico Integrado em uma instituição federal de ensino, ciência e tecnologia, campus capital. Um estudo de caso das atividades desenvolvidas em conjunto pelos professores das áreas, durante o primeiro semestre de 2019 nos encontros de conversação do English Club (Clube de Inglês), atividade de ensino que é desenvolvida no campus desde 2017. Além da pesquisa bibliográfica, com intuito de verificar o conhecimento sobre a interdisciplinaridade, sua relevância e a possibilidade de planejamento de aula interdisciplinar, aos docentes que participaram do encontro, aplicou-se um questionário para investigar as suas percepções quanto à temática. Os resultados obtidos demonstraram vantagens no processo de aprendizagem, ressaltaram que a metodologia torna o processo mais significativo e proveitoso, despertando maior interesse por parte dos estudantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4267
10.35819/linguatec.v5.n2.4267
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4267
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v5.n2.4267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4267/2784
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 324-338
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1798042322371346432