Integrando Língua Inglesa e Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4267 |
Resumo: | A interdisciplinaridade tornou-se um assunto frequentemente discutido, sobretudo no âmbito do sistema federal de ensino, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, pela proposta de currículo integrado. Este trabalho apresenta um relato de experiência de um projeto piloto de integração das disciplinas de Língua Inglesa e de Educação Física no curso Técnico Integrado em uma instituição federal de ensino, ciência e tecnologia, campus capital. Um estudo de caso das atividades desenvolvidas em conjunto pelos professores das áreas, durante o primeiro semestre de 2019 nos encontros de conversação do English Club (Clube de Inglês), atividade de ensino que é desenvolvida no campus desde 2017. Além da pesquisa bibliográfica, com intuito de verificar o conhecimento sobre a interdisciplinaridade, sua relevância e a possibilidade de planejamento de aula interdisciplinar, aos docentes que participaram do encontro, aplicou-se um questionário para investigar as suas percepções quanto à temática. Os resultados obtidos demonstraram vantagens no processo de aprendizagem, ressaltaram que a metodologia torna o processo mais significativo e proveitoso, despertando maior interesse por parte dos estudantes. |
id |
IFRS-3_3f5a07f3abb8561897a69f2b23975ba3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/4267 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Integrando Língua Inglesa e Educação FísicaA interdisciplinaridade tornou-se um assunto frequentemente discutido, sobretudo no âmbito do sistema federal de ensino, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, pela proposta de currículo integrado. Este trabalho apresenta um relato de experiência de um projeto piloto de integração das disciplinas de Língua Inglesa e de Educação Física no curso Técnico Integrado em uma instituição federal de ensino, ciência e tecnologia, campus capital. Um estudo de caso das atividades desenvolvidas em conjunto pelos professores das áreas, durante o primeiro semestre de 2019 nos encontros de conversação do English Club (Clube de Inglês), atividade de ensino que é desenvolvida no campus desde 2017. Além da pesquisa bibliográfica, com intuito de verificar o conhecimento sobre a interdisciplinaridade, sua relevância e a possibilidade de planejamento de aula interdisciplinar, aos docentes que participaram do encontro, aplicou-se um questionário para investigar as suas percepções quanto à temática. Os resultados obtidos demonstraram vantagens no processo de aprendizagem, ressaltaram que a metodologia torna o processo mais significativo e proveitoso, despertando maior interesse por parte dos estudantes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/426710.35819/linguatec.v5.n2.4267LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 324-3382525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4267/2784Copyright (c) 2020 Joanne Romão de Oliveira, Letícia Barbosa da Silva Cavalcante, Beatriz Aparecida Alencarhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Joanne RomãoCavalcante, Letícia Barbosa da SilvaAlencar, Beatriz Aparecida2020-11-20T18:10:22Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/4267Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-11-20T18:10:22LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integrando Língua Inglesa e Educação Física |
title |
Integrando Língua Inglesa e Educação Física |
spellingShingle |
Integrando Língua Inglesa e Educação Física de Oliveira, Joanne Romão |
title_short |
Integrando Língua Inglesa e Educação Física |
title_full |
Integrando Língua Inglesa e Educação Física |
title_fullStr |
Integrando Língua Inglesa e Educação Física |
title_full_unstemmed |
Integrando Língua Inglesa e Educação Física |
title_sort |
Integrando Língua Inglesa e Educação Física |
author |
de Oliveira, Joanne Romão |
author_facet |
de Oliveira, Joanne Romão Cavalcante, Letícia Barbosa da Silva Alencar, Beatriz Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcante, Letícia Barbosa da Silva Alencar, Beatriz Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Joanne Romão Cavalcante, Letícia Barbosa da Silva Alencar, Beatriz Aparecida |
description |
A interdisciplinaridade tornou-se um assunto frequentemente discutido, sobretudo no âmbito do sistema federal de ensino, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, pela proposta de currículo integrado. Este trabalho apresenta um relato de experiência de um projeto piloto de integração das disciplinas de Língua Inglesa e de Educação Física no curso Técnico Integrado em uma instituição federal de ensino, ciência e tecnologia, campus capital. Um estudo de caso das atividades desenvolvidas em conjunto pelos professores das áreas, durante o primeiro semestre de 2019 nos encontros de conversação do English Club (Clube de Inglês), atividade de ensino que é desenvolvida no campus desde 2017. Além da pesquisa bibliográfica, com intuito de verificar o conhecimento sobre a interdisciplinaridade, sua relevância e a possibilidade de planejamento de aula interdisciplinar, aos docentes que participaram do encontro, aplicou-se um questionário para investigar as suas percepções quanto à temática. Os resultados obtidos demonstraram vantagens no processo de aprendizagem, ressaltaram que a metodologia torna o processo mais significativo e proveitoso, despertando maior interesse por parte dos estudantes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4267 10.35819/linguatec.v5.n2.4267 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4267 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v5.n2.4267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4267/2784 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 324-338 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1798042322371346432 |