O trabalho com a cultura local em uma turma de língua inglesa do PRONATEC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2359 |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de fazer um relato de experiência de uma atividade do curso de língua inglesa, desenvolvido em uma turma do PRONATEC, no Instituto Federal de Alagoas/Campus Satuba. Após observação da turma, notei que havia alunos que trabalhavam com artesanato em argila e com pintura. Percebi também que há uma tradição cultural, voltada para o artesanato, na cidade de Satuba. Essas descobertas me fizeram desenvolver um ensino que, além de ampliar o conhecimento da língua inglesa, também promovesse as questões culturais locais. Como aparato teórico, temos Kramsch (1993) e Tavares (2006), no que diz respeito às questões culturais na sala de aula de línguas estrangeiras e o The New London Group (1996), com a pedagogia dos multiletramentos. O trabalho culminou com a produção de um fôlder turístico da cidade de Satuba, descrevendo a história e os artesãos da cidade, com apresentações orais em inglês e com uma exposição das peças dos alunos. Tal experiência mostrou que, enquanto professores de língua inglesa, podemos gerar momentos de aprendizagem significativa para nossos alunos, desde que conheçamos mais nossas realidades. |
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O trabalho com a cultura local em uma turma de língua inglesa do PRONATECCultura local. Ensino de língua inglesa. PRONATECO presente trabalho tem o objetivo de fazer um relato de experiência de uma atividade do curso de língua inglesa, desenvolvido em uma turma do PRONATEC, no Instituto Federal de Alagoas/Campus Satuba. Após observação da turma, notei que havia alunos que trabalhavam com artesanato em argila e com pintura. Percebi também que há uma tradição cultural, voltada para o artesanato, na cidade de Satuba. Essas descobertas me fizeram desenvolver um ensino que, além de ampliar o conhecimento da língua inglesa, também promovesse as questões culturais locais. Como aparato teórico, temos Kramsch (1993) e Tavares (2006), no que diz respeito às questões culturais na sala de aula de línguas estrangeiras e o The New London Group (1996), com a pedagogia dos multiletramentos. O trabalho culminou com a produção de um fôlder turístico da cidade de Satuba, descrevendo a história e os artesãos da cidade, com apresentações orais em inglês e com uma exposição das peças dos alunos. Tal experiência mostrou que, enquanto professores de língua inglesa, podemos gerar momentos de aprendizagem significativa para nossos alunos, desde que conheçamos mais nossas realidades. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2017-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/235910.35819/linguatec.v2.n1.a2359LínguaTec; v. 2 n. 1 (2017)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2359/1514Copyright (c) 2017 Selma Silva Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Selma Silva2020-07-13T13:02:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2359Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:02:31LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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