Letramento político e digital na escola: mediação de leitura com o uso de political remix

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gandin, Hellen Boton
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Porto, Ana Paula Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3684
Resumo: A formação de leitores é desafio para a educação brasileira, visto que a maioria da população não possui o hábito da leitura nem é leitora proficiente. Para reduzir esse cenário, as práticas mediadores de leitura devem ser repensadas, a fim de atrair os alunos ao mundo da leitura e também os inserir em práticas inovadoras, nas quais pode haver a presença de tecnologias digitais de informação e comunicação, já que os alunos de hoje estão desde cedo familiarizados com o mundo da tecnologia. Diante disso, este trabalho tem por objetivo apresentar algumas possibilidades de práticas de mediação de leitura por meio da produção audiovisual political remix, visando ao letramento político e à maior habilidade de leitura proficiente. Para isso, a investigação está fundamentada em estudos bibliográficos que contemplam autores como Roger Chartier e Tania Rösing acerca da formação de leitores; já no âmbito do letramento apresenta-se as concepções dadas por Roxane Rojo. Além da análise bibliográfica, o trabalho analisa documentos como: Base Nacional Comum Curricular, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como também a Matriz de Referência do ENEM e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica que norteiam o ensino básico do país. O desenvolvimento da proposta revela que o processo de formação de leitores pode ser revitalizado com uso interativo de gêneros audiovisuais como o political remix, para o qual se exigem uma habilidade de leitura e um diálogo com dispositivos digitais, tornando o processo formativo mais próximo de interesses de jovens estudantes. A pesquisa aponta os letramentos político e digital como uma abordagem necessária para a formação cidadã e como um fator importante no desenvolvimento do leitor e da leitura crítica.
id IFRS-3_588e3899bb7f6ad39f2ae3d23b546414
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3684
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Letramento político e digital na escola: mediação de leitura com o uso de political remixA formação de leitores é desafio para a educação brasileira, visto que a maioria da população não possui o hábito da leitura nem é leitora proficiente. Para reduzir esse cenário, as práticas mediadores de leitura devem ser repensadas, a fim de atrair os alunos ao mundo da leitura e também os inserir em práticas inovadoras, nas quais pode haver a presença de tecnologias digitais de informação e comunicação, já que os alunos de hoje estão desde cedo familiarizados com o mundo da tecnologia. Diante disso, este trabalho tem por objetivo apresentar algumas possibilidades de práticas de mediação de leitura por meio da produção audiovisual political remix, visando ao letramento político e à maior habilidade de leitura proficiente. Para isso, a investigação está fundamentada em estudos bibliográficos que contemplam autores como Roger Chartier e Tania Rösing acerca da formação de leitores; já no âmbito do letramento apresenta-se as concepções dadas por Roxane Rojo. Além da análise bibliográfica, o trabalho analisa documentos como: Base Nacional Comum Curricular, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como também a Matriz de Referência do ENEM e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica que norteiam o ensino básico do país. O desenvolvimento da proposta revela que o processo de formação de leitores pode ser revitalizado com uso interativo de gêneros audiovisuais como o political remix, para o qual se exigem uma habilidade de leitura e um diálogo com dispositivos digitais, tornando o processo formativo mais próximo de interesses de jovens estudantes. A pesquisa aponta os letramentos político e digital como uma abordagem necessária para a formação cidadã e como um fator importante no desenvolvimento do leitor e da leitura crítica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/368410.35819/linguatec.v4.n2.a3684LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 148-1642525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3684/2510Copyright (c) 2019 Hellen Boton Gandin, Ana Paula Teixeira Portoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGandin, Hellen BotonPorto, Ana Paula Teixeira2020-07-13T13:01:49Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3684Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:49LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento político e digital na escola: mediação de leitura com o uso de political remix
title Letramento político e digital na escola: mediação de leitura com o uso de political remix
spellingShingle Letramento político e digital na escola: mediação de leitura com o uso de political remix
Gandin, Hellen Boton
title_short Letramento político e digital na escola: mediação de leitura com o uso de political remix
title_full Letramento político e digital na escola: mediação de leitura com o uso de political remix
title_fullStr Letramento político e digital na escola: mediação de leitura com o uso de political remix
title_full_unstemmed Letramento político e digital na escola: mediação de leitura com o uso de political remix
title_sort Letramento político e digital na escola: mediação de leitura com o uso de political remix
author Gandin, Hellen Boton
author_facet Gandin, Hellen Boton
Porto, Ana Paula Teixeira
author_role author
author2 Porto, Ana Paula Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gandin, Hellen Boton
Porto, Ana Paula Teixeira
description A formação de leitores é desafio para a educação brasileira, visto que a maioria da população não possui o hábito da leitura nem é leitora proficiente. Para reduzir esse cenário, as práticas mediadores de leitura devem ser repensadas, a fim de atrair os alunos ao mundo da leitura e também os inserir em práticas inovadoras, nas quais pode haver a presença de tecnologias digitais de informação e comunicação, já que os alunos de hoje estão desde cedo familiarizados com o mundo da tecnologia. Diante disso, este trabalho tem por objetivo apresentar algumas possibilidades de práticas de mediação de leitura por meio da produção audiovisual political remix, visando ao letramento político e à maior habilidade de leitura proficiente. Para isso, a investigação está fundamentada em estudos bibliográficos que contemplam autores como Roger Chartier e Tania Rösing acerca da formação de leitores; já no âmbito do letramento apresenta-se as concepções dadas por Roxane Rojo. Além da análise bibliográfica, o trabalho analisa documentos como: Base Nacional Comum Curricular, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como também a Matriz de Referência do ENEM e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica que norteiam o ensino básico do país. O desenvolvimento da proposta revela que o processo de formação de leitores pode ser revitalizado com uso interativo de gêneros audiovisuais como o political remix, para o qual se exigem uma habilidade de leitura e um diálogo com dispositivos digitais, tornando o processo formativo mais próximo de interesses de jovens estudantes. A pesquisa aponta os letramentos político e digital como uma abordagem necessária para a formação cidadã e como um fator importante no desenvolvimento do leitor e da leitura crítica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3684
10.35819/linguatec.v4.n2.a3684
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3684
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v4.n2.a3684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3684/2510
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Hellen Boton Gandin, Ana Paula Teixeira Porto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Hellen Boton Gandin, Ana Paula Teixeira Porto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 148-164
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1798042322319966208