Letramento político e digital na escola: mediação de leitura com o uso de political remix
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3684 |
Resumo: | A formação de leitores é desafio para a educação brasileira, visto que a maioria da população não possui o hábito da leitura nem é leitora proficiente. Para reduzir esse cenário, as práticas mediadores de leitura devem ser repensadas, a fim de atrair os alunos ao mundo da leitura e também os inserir em práticas inovadoras, nas quais pode haver a presença de tecnologias digitais de informação e comunicação, já que os alunos de hoje estão desde cedo familiarizados com o mundo da tecnologia. Diante disso, este trabalho tem por objetivo apresentar algumas possibilidades de práticas de mediação de leitura por meio da produção audiovisual political remix, visando ao letramento político e à maior habilidade de leitura proficiente. Para isso, a investigação está fundamentada em estudos bibliográficos que contemplam autores como Roger Chartier e Tania Rösing acerca da formação de leitores; já no âmbito do letramento apresenta-se as concepções dadas por Roxane Rojo. Além da análise bibliográfica, o trabalho analisa documentos como: Base Nacional Comum Curricular, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como também a Matriz de Referência do ENEM e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica que norteiam o ensino básico do país. O desenvolvimento da proposta revela que o processo de formação de leitores pode ser revitalizado com uso interativo de gêneros audiovisuais como o political remix, para o qual se exigem uma habilidade de leitura e um diálogo com dispositivos digitais, tornando o processo formativo mais próximo de interesses de jovens estudantes. A pesquisa aponta os letramentos político e digital como uma abordagem necessária para a formação cidadã e como um fator importante no desenvolvimento do leitor e da leitura crítica. |
id |
IFRS-3_588e3899bb7f6ad39f2ae3d23b546414 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3684 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento político e digital na escola: mediação de leitura com o uso de political remixA formação de leitores é desafio para a educação brasileira, visto que a maioria da população não possui o hábito da leitura nem é leitora proficiente. Para reduzir esse cenário, as práticas mediadores de leitura devem ser repensadas, a fim de atrair os alunos ao mundo da leitura e também os inserir em práticas inovadoras, nas quais pode haver a presença de tecnologias digitais de informação e comunicação, já que os alunos de hoje estão desde cedo familiarizados com o mundo da tecnologia. Diante disso, este trabalho tem por objetivo apresentar algumas possibilidades de práticas de mediação de leitura por meio da produção audiovisual political remix, visando ao letramento político e à maior habilidade de leitura proficiente. Para isso, a investigação está fundamentada em estudos bibliográficos que contemplam autores como Roger Chartier e Tania Rösing acerca da formação de leitores; já no âmbito do letramento apresenta-se as concepções dadas por Roxane Rojo. Além da análise bibliográfica, o trabalho analisa documentos como: Base Nacional Comum Curricular, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como também a Matriz de Referência do ENEM e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica que norteiam o ensino básico do país. O desenvolvimento da proposta revela que o processo de formação de leitores pode ser revitalizado com uso interativo de gêneros audiovisuais como o political remix, para o qual se exigem uma habilidade de leitura e um diálogo com dispositivos digitais, tornando o processo formativo mais próximo de interesses de jovens estudantes. A pesquisa aponta os letramentos político e digital como uma abordagem necessária para a formação cidadã e como um fator importante no desenvolvimento do leitor e da leitura crítica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/368410.35819/linguatec.v4.n2.a3684LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 148-1642525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3684/2510Copyright (c) 2019 Hellen Boton Gandin, Ana Paula Teixeira Portoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGandin, Hellen BotonPorto, Ana Paula Teixeira2020-07-13T13:01:49Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3684Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:49LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento político e digital na escola: mediação de leitura com o uso de political remix |
title |
Letramento político e digital na escola: mediação de leitura com o uso de political remix |
spellingShingle |
Letramento político e digital na escola: mediação de leitura com o uso de political remix Gandin, Hellen Boton |
title_short |
Letramento político e digital na escola: mediação de leitura com o uso de political remix |
title_full |
Letramento político e digital na escola: mediação de leitura com o uso de political remix |
title_fullStr |
Letramento político e digital na escola: mediação de leitura com o uso de political remix |
title_full_unstemmed |
Letramento político e digital na escola: mediação de leitura com o uso de political remix |
title_sort |
Letramento político e digital na escola: mediação de leitura com o uso de political remix |
author |
Gandin, Hellen Boton |
author_facet |
Gandin, Hellen Boton Porto, Ana Paula Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Porto, Ana Paula Teixeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gandin, Hellen Boton Porto, Ana Paula Teixeira |
description |
A formação de leitores é desafio para a educação brasileira, visto que a maioria da população não possui o hábito da leitura nem é leitora proficiente. Para reduzir esse cenário, as práticas mediadores de leitura devem ser repensadas, a fim de atrair os alunos ao mundo da leitura e também os inserir em práticas inovadoras, nas quais pode haver a presença de tecnologias digitais de informação e comunicação, já que os alunos de hoje estão desde cedo familiarizados com o mundo da tecnologia. Diante disso, este trabalho tem por objetivo apresentar algumas possibilidades de práticas de mediação de leitura por meio da produção audiovisual political remix, visando ao letramento político e à maior habilidade de leitura proficiente. Para isso, a investigação está fundamentada em estudos bibliográficos que contemplam autores como Roger Chartier e Tania Rösing acerca da formação de leitores; já no âmbito do letramento apresenta-se as concepções dadas por Roxane Rojo. Além da análise bibliográfica, o trabalho analisa documentos como: Base Nacional Comum Curricular, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como também a Matriz de Referência do ENEM e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica que norteiam o ensino básico do país. O desenvolvimento da proposta revela que o processo de formação de leitores pode ser revitalizado com uso interativo de gêneros audiovisuais como o political remix, para o qual se exigem uma habilidade de leitura e um diálogo com dispositivos digitais, tornando o processo formativo mais próximo de interesses de jovens estudantes. A pesquisa aponta os letramentos político e digital como uma abordagem necessária para a formação cidadã e como um fator importante no desenvolvimento do leitor e da leitura crítica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3684 10.35819/linguatec.v4.n2.a3684 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3684 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v4.n2.a3684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3684/2510 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Hellen Boton Gandin, Ana Paula Teixeira Porto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Hellen Boton Gandin, Ana Paula Teixeira Porto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 148-164 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1798042322319966208 |