Cardápio educativo no Instituto Federal de Rondônia: prática do ensino da Língua Espanhola no Campus Jaru
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4926 |
Resumo: | Na tentativa de contribuir para o debate pedagógico que traga à tona práticas de um professor do Ensino Técnico-Médio de Alimentos do Instituto Federal de Rondônia, Campus Jaru, este estudo apresenta ações pedagógicas de espanhol, inspirado em estudos dos pesquisadores, como Fiorin (2008) e Bakhtin (1999) sobre a linguagem, o ensino de língua estrangeira moderna e os documentos oficiais da educação. O Cardápio Educativo entende que a língua se movimenta na vida dos sujeitos através dos enunciados concretos que a realizam, abrindo portas para reflexões iniciais de uma pesquisa de mestrado, em uma universidade rondoniense. Quais são os desafios a serem enfrentados pelos educadores para refletir sobre o ensino da língua espanhola e a formação dos discentes? As práticas pedagógicas com a língua estrangeira pedem passagem para a formação humana no Ensino Profissional. Na interação em diferentes instituições sociais, o educando aprende as formas de funcionamento das línguas no ambiente plurilinguístico da Região Amazônica. Marcuschi (2006), Bakhtin (2012), Candau (2012) e Hall (2013) ajudam-nos a refletir que os diálogos entre a linguagem e a vida nascem nas práticas sociais, o que nos permite abordar a discussão sobre o ensino do espanhol na última etapa da Educação Básica da Amazônia Ocidental. |
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Cardápio educativo no Instituto Federal de Rondônia: prática do ensino da Língua Espanhola no Campus JaruNa tentativa de contribuir para o debate pedagógico que traga à tona práticas de um professor do Ensino Técnico-Médio de Alimentos do Instituto Federal de Rondônia, Campus Jaru, este estudo apresenta ações pedagógicas de espanhol, inspirado em estudos dos pesquisadores, como Fiorin (2008) e Bakhtin (1999) sobre a linguagem, o ensino de língua estrangeira moderna e os documentos oficiais da educação. O Cardápio Educativo entende que a língua se movimenta na vida dos sujeitos através dos enunciados concretos que a realizam, abrindo portas para reflexões iniciais de uma pesquisa de mestrado, em uma universidade rondoniense. Quais são os desafios a serem enfrentados pelos educadores para refletir sobre o ensino da língua espanhola e a formação dos discentes? As práticas pedagógicas com a língua estrangeira pedem passagem para a formação humana no Ensino Profissional. Na interação em diferentes instituições sociais, o educando aprende as formas de funcionamento das línguas no ambiente plurilinguístico da Região Amazônica. Marcuschi (2006), Bakhtin (2012), Candau (2012) e Hall (2013) ajudam-nos a refletir que os diálogos entre a linguagem e a vida nascem nas práticas sociais, o que nos permite abordar a discussão sobre o ensino do espanhol na última etapa da Educação Básica da Amazônia Ocidental. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/492610.35819/linguatec.v6.n1.4926LínguaTec; v. 6 n. 1 (2021); 109-1232525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4926/2878Copyright (c) 2021 Robson Fonseca Simões, Osvaldo Homerohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca Simões, RobsonGarcia Cordero, Osvaldo Homero2021-06-17T16:42:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4926Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2021-06-17T16:42:23LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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