Leitura do quadrinho Você deveria ter perguntado usando a ferramenta Padlet para expandir a discussão: reflexões sobre a carga mental das mulheres na perspectiva do letramento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Roberta Barros da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6807
Resumo: O objetivo desse breve trabalho é refletir sobre as hierarquizações e relações de poder no mundo e no contexto educacional crítico, usando a Semiolinguística e a leitura do quadrinho “Você deveria ter perguntado”, da escritora francesa Emma, como base de discussão para a construção de práticas de letramento crítico nas aulas de inglês. O trabalho propõe ir além da constatação da diversidade cultural e representações binárias na sociedade, problematizando as desigualdades e relações de poder no processo ensino-aprendizagem de línguas, trazendo os quadrinhos do livro Carga Mental e os imaginários socio discursivos para a reflexão sobre como a linguagem age e reage no mundo social na e pela tensão de conflitos. A discussão sobre o tema cria oportunidades para um posicionamento mais crítico, assim como agência e questionamento dos sistemas dominantes do mundo e da própria comunidade, usando a ferramenta Padlet para a expansão e discussão do tema. A experiência ocorreu em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio Integrado, engajando os alunos a se expressarem por meio das interações no mural digital colaborativo.
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