Leitura do quadrinho Você deveria ter perguntado usando a ferramenta Padlet para expandir a discussão: reflexões sobre a carga mental das mulheres na perspectiva do letramento crítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6807 |
Resumo: | O objetivo desse breve trabalho é refletir sobre as hierarquizações e relações de poder no mundo e no contexto educacional crítico, usando a Semiolinguística e a leitura do quadrinho “Você deveria ter perguntado”, da escritora francesa Emma, como base de discussão para a construção de práticas de letramento crítico nas aulas de inglês. O trabalho propõe ir além da constatação da diversidade cultural e representações binárias na sociedade, problematizando as desigualdades e relações de poder no processo ensino-aprendizagem de línguas, trazendo os quadrinhos do livro Carga Mental e os imaginários socio discursivos para a reflexão sobre como a linguagem age e reage no mundo social na e pela tensão de conflitos. A discussão sobre o tema cria oportunidades para um posicionamento mais crítico, assim como agência e questionamento dos sistemas dominantes do mundo e da própria comunidade, usando a ferramenta Padlet para a expansão e discussão do tema. A experiência ocorreu em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio Integrado, engajando os alunos a se expressarem por meio das interações no mural digital colaborativo. |
id |
IFRS-3_6218793af00d741def5b10970410f453 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/6807 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura do quadrinho Você deveria ter perguntado usando a ferramenta Padlet para expandir a discussão: reflexões sobre a carga mental das mulheres na perspectiva do letramento crítico O objetivo desse breve trabalho é refletir sobre as hierarquizações e relações de poder no mundo e no contexto educacional crítico, usando a Semiolinguística e a leitura do quadrinho “Você deveria ter perguntado”, da escritora francesa Emma, como base de discussão para a construção de práticas de letramento crítico nas aulas de inglês. O trabalho propõe ir além da constatação da diversidade cultural e representações binárias na sociedade, problematizando as desigualdades e relações de poder no processo ensino-aprendizagem de línguas, trazendo os quadrinhos do livro Carga Mental e os imaginários socio discursivos para a reflexão sobre como a linguagem age e reage no mundo social na e pela tensão de conflitos. A discussão sobre o tema cria oportunidades para um posicionamento mais crítico, assim como agência e questionamento dos sistemas dominantes do mundo e da própria comunidade, usando a ferramenta Padlet para a expansão e discussão do tema. A experiência ocorreu em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio Integrado, engajando os alunos a se expressarem por meio das interações no mural digital colaborativo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2023-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/680710.35819/linguatec.v8.n3.6807LínguaTec; v. 8 n. 3 (2023); 126-1402525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6807/3461Copyright (c) 2023 Roberta Barros da Fonsecahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Roberta Barros da2023-11-20T14:24:36Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/6807Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2023-11-20T14:24:36LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura do quadrinho Você deveria ter perguntado usando a ferramenta Padlet para expandir a discussão: reflexões sobre a carga mental das mulheres na perspectiva do letramento crítico |
title |
Leitura do quadrinho Você deveria ter perguntado usando a ferramenta Padlet para expandir a discussão: reflexões sobre a carga mental das mulheres na perspectiva do letramento crítico |
spellingShingle |
Leitura do quadrinho Você deveria ter perguntado usando a ferramenta Padlet para expandir a discussão: reflexões sobre a carga mental das mulheres na perspectiva do letramento crítico Fonseca, Roberta Barros da |
title_short |
Leitura do quadrinho Você deveria ter perguntado usando a ferramenta Padlet para expandir a discussão: reflexões sobre a carga mental das mulheres na perspectiva do letramento crítico |
title_full |
Leitura do quadrinho Você deveria ter perguntado usando a ferramenta Padlet para expandir a discussão: reflexões sobre a carga mental das mulheres na perspectiva do letramento crítico |
title_fullStr |
Leitura do quadrinho Você deveria ter perguntado usando a ferramenta Padlet para expandir a discussão: reflexões sobre a carga mental das mulheres na perspectiva do letramento crítico |
title_full_unstemmed |
Leitura do quadrinho Você deveria ter perguntado usando a ferramenta Padlet para expandir a discussão: reflexões sobre a carga mental das mulheres na perspectiva do letramento crítico |
title_sort |
Leitura do quadrinho Você deveria ter perguntado usando a ferramenta Padlet para expandir a discussão: reflexões sobre a carga mental das mulheres na perspectiva do letramento crítico |
author |
Fonseca, Roberta Barros da |
author_facet |
Fonseca, Roberta Barros da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Roberta Barros da |
description |
O objetivo desse breve trabalho é refletir sobre as hierarquizações e relações de poder no mundo e no contexto educacional crítico, usando a Semiolinguística e a leitura do quadrinho “Você deveria ter perguntado”, da escritora francesa Emma, como base de discussão para a construção de práticas de letramento crítico nas aulas de inglês. O trabalho propõe ir além da constatação da diversidade cultural e representações binárias na sociedade, problematizando as desigualdades e relações de poder no processo ensino-aprendizagem de línguas, trazendo os quadrinhos do livro Carga Mental e os imaginários socio discursivos para a reflexão sobre como a linguagem age e reage no mundo social na e pela tensão de conflitos. A discussão sobre o tema cria oportunidades para um posicionamento mais crítico, assim como agência e questionamento dos sistemas dominantes do mundo e da própria comunidade, usando a ferramenta Padlet para a expansão e discussão do tema. A experiência ocorreu em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio Integrado, engajando os alunos a se expressarem por meio das interações no mural digital colaborativo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6807 10.35819/linguatec.v8.n3.6807 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6807 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v8.n3.6807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6807/3461 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Roberta Barros da Fonseca https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Roberta Barros da Fonseca https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 8 n. 3 (2023); 126-140 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1798042321931993088 |