¿Vamos de viaje?: uma proposta de atividade na aula de língua espanhola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6186 |
Resumo: | Este trabalho relata a experiência pedagógica ocorrida na disciplina de Língua Espanhola com estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Chapecó no ano letivo de 2022. A sequência didática foi desenvolvida presencialmente durante o semestre letivo e tinha como objetivo estudar o gênero textual folheto turístico, vinculando os aspectos linguísticos com os conhecimentos tecnológicos. Em relação ao aporte teórico que sustenta esse estudo, nos baseamos, principalmente, nas contribuições de Bakhtin (2010) sobre os gêneros discursivos/textuais e em Marcuschi (2010) no que concerne ao ensino de línguas a partir dos gêneros. Além de registrar a prática pedagógica, o artigo visa refletir sobre o ensino de uma língua estrangeira pautado nos gêneros discursivos/textuais. |
id |
IFRS-3_640cffc7fc95bc1d10999c473aef57a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/6186 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
¿Vamos de viaje?: uma proposta de atividade na aula de língua espanholaEste trabalho relata a experiência pedagógica ocorrida na disciplina de Língua Espanhola com estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Chapecó no ano letivo de 2022. A sequência didática foi desenvolvida presencialmente durante o semestre letivo e tinha como objetivo estudar o gênero textual folheto turístico, vinculando os aspectos linguísticos com os conhecimentos tecnológicos. Em relação ao aporte teórico que sustenta esse estudo, nos baseamos, principalmente, nas contribuições de Bakhtin (2010) sobre os gêneros discursivos/textuais e em Marcuschi (2010) no que concerne ao ensino de línguas a partir dos gêneros. Além de registrar a prática pedagógica, o artigo visa refletir sobre o ensino de uma língua estrangeira pautado nos gêneros discursivos/textuais.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2022-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/618610.35819/linguatec.v7.n2.6186LínguaTec; v. 7 n. 2 (2022); 239-2522525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6186/3253Copyright (c) 2022 Gabriele de Aguiarhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Aguiar, Gabriele2022-11-20T14:25:05Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/6186Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2022-11-20T14:25:05LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
¿Vamos de viaje?: uma proposta de atividade na aula de língua espanhola |
title |
¿Vamos de viaje?: uma proposta de atividade na aula de língua espanhola |
spellingShingle |
¿Vamos de viaje?: uma proposta de atividade na aula de língua espanhola de Aguiar, Gabriele |
title_short |
¿Vamos de viaje?: uma proposta de atividade na aula de língua espanhola |
title_full |
¿Vamos de viaje?: uma proposta de atividade na aula de língua espanhola |
title_fullStr |
¿Vamos de viaje?: uma proposta de atividade na aula de língua espanhola |
title_full_unstemmed |
¿Vamos de viaje?: uma proposta de atividade na aula de língua espanhola |
title_sort |
¿Vamos de viaje?: uma proposta de atividade na aula de língua espanhola |
author |
de Aguiar, Gabriele |
author_facet |
de Aguiar, Gabriele |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Aguiar, Gabriele |
description |
Este trabalho relata a experiência pedagógica ocorrida na disciplina de Língua Espanhola com estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Chapecó no ano letivo de 2022. A sequência didática foi desenvolvida presencialmente durante o semestre letivo e tinha como objetivo estudar o gênero textual folheto turístico, vinculando os aspectos linguísticos com os conhecimentos tecnológicos. Em relação ao aporte teórico que sustenta esse estudo, nos baseamos, principalmente, nas contribuições de Bakhtin (2010) sobre os gêneros discursivos/textuais e em Marcuschi (2010) no que concerne ao ensino de línguas a partir dos gêneros. Além de registrar a prática pedagógica, o artigo visa refletir sobre o ensino de uma língua estrangeira pautado nos gêneros discursivos/textuais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6186 10.35819/linguatec.v7.n2.6186 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6186 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v7.n2.6186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6186/3253 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Gabriele de Aguiar https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Gabriele de Aguiar https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 7 n. 2 (2022); 239-252 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1798042322624053248 |