¿Vamos de viaje?: uma proposta de atividade na aula de língua espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Aguiar, Gabriele
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6186
Resumo: Este trabalho relata a experiência pedagógica ocorrida na disciplina de Língua Espanhola com estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Chapecó no ano letivo de 2022. A sequência didática foi desenvolvida presencialmente durante o semestre letivo e tinha como objetivo estudar o gênero textual folheto turístico, vinculando os aspectos linguísticos com os conhecimentos tecnológicos. Em relação ao aporte teórico que sustenta esse estudo, nos baseamos, principalmente, nas contribuições de Bakhtin (2010) sobre os gêneros discursivos/textuais e em Marcuschi (2010) no que concerne ao ensino de línguas a partir dos gêneros. Além de registrar a prática pedagógica, o artigo visa refletir sobre o ensino de uma língua estrangeira pautado nos gêneros discursivos/textuais.
id IFRS-3_640cffc7fc95bc1d10999c473aef57a4
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/6186
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling ¿Vamos de viaje?: uma proposta de atividade na aula de língua espanholaEste trabalho relata a experiência pedagógica ocorrida na disciplina de Língua Espanhola com estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Chapecó no ano letivo de 2022. A sequência didática foi desenvolvida presencialmente durante o semestre letivo e tinha como objetivo estudar o gênero textual folheto turístico, vinculando os aspectos linguísticos com os conhecimentos tecnológicos. Em relação ao aporte teórico que sustenta esse estudo, nos baseamos, principalmente, nas contribuições de Bakhtin (2010) sobre os gêneros discursivos/textuais e em Marcuschi (2010) no que concerne ao ensino de línguas a partir dos gêneros. Além de registrar a prática pedagógica, o artigo visa refletir sobre o ensino de uma língua estrangeira pautado nos gêneros discursivos/textuais.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2022-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/618610.35819/linguatec.v7.n2.6186LínguaTec; v. 7 n. 2 (2022); 239-2522525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6186/3253Copyright (c) 2022 Gabriele de Aguiarhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Aguiar, Gabriele2022-11-20T14:25:05Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/6186Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2022-11-20T14:25:05LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv ¿Vamos de viaje?: uma proposta de atividade na aula de língua espanhola
title ¿Vamos de viaje?: uma proposta de atividade na aula de língua espanhola
spellingShingle ¿Vamos de viaje?: uma proposta de atividade na aula de língua espanhola
de Aguiar, Gabriele
title_short ¿Vamos de viaje?: uma proposta de atividade na aula de língua espanhola
title_full ¿Vamos de viaje?: uma proposta de atividade na aula de língua espanhola
title_fullStr ¿Vamos de viaje?: uma proposta de atividade na aula de língua espanhola
title_full_unstemmed ¿Vamos de viaje?: uma proposta de atividade na aula de língua espanhola
title_sort ¿Vamos de viaje?: uma proposta de atividade na aula de língua espanhola
author de Aguiar, Gabriele
author_facet de Aguiar, Gabriele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Aguiar, Gabriele
description Este trabalho relata a experiência pedagógica ocorrida na disciplina de Língua Espanhola com estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Chapecó no ano letivo de 2022. A sequência didática foi desenvolvida presencialmente durante o semestre letivo e tinha como objetivo estudar o gênero textual folheto turístico, vinculando os aspectos linguísticos com os conhecimentos tecnológicos. Em relação ao aporte teórico que sustenta esse estudo, nos baseamos, principalmente, nas contribuições de Bakhtin (2010) sobre os gêneros discursivos/textuais e em Marcuschi (2010) no que concerne ao ensino de línguas a partir dos gêneros. Além de registrar a prática pedagógica, o artigo visa refletir sobre o ensino de uma língua estrangeira pautado nos gêneros discursivos/textuais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6186
10.35819/linguatec.v7.n2.6186
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6186
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v7.n2.6186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6186/3253
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Gabriele de Aguiar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Gabriele de Aguiar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 7 n. 2 (2022); 239-252
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1798042322624053248