O imigrante na língua: o comentário de um estudante de Português como Língua de Acolhimento sob o viés da Antropologia da Enunciação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6703 |
Resumo: | Este trabalho aborda a relação entre o ser falante e o ser cidadão a partir da análise de comentários de um imigrante haitiano que estudou Português como Língua de Acolhimento (PLAc). A pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, é pautada na Antropologia da Enunciação (FLORES, 2015; 2019), teoria que analisa conhecimentos sobre a língua revelados pelo próprio falante, em um entrelace com o conceito de PLAc, perspectiva de ensino específica para alunos que passaram por uma migração forçada ou refúgio e que precisam reconstruir sua cidadania no país em que passarão a viver. O objetivo deste artigo é verificar o que há nos comentários do imigrante, aspectos que mostram a sua inserção social e reconstrução da cidadania a partir do momento em ele que pode se comunicar com os brasileiros. Para isso, foram analisados trechos de uma entrevista semiestruturada com base nos textos “O aparelho formal da enunciação” e “A forma e o sentido na linguagem” (BENVENISTE, 1989). A partir dos resultados foi possível verificar que é a propriedade de significação das línguas que garante a comunicação entre os imigrantes e os falantes nativos e, como consequência, o aspecto que permite que esses sujeitos possam reconstruir sua cidadania e participar ativamente da sociedade brasileira. |
id |
IFRS-3_6f5721aa1688508b9023a4f8763d6560 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6703 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
O imigrante na língua: o comentário de um estudante de Português como Língua de Acolhimento sob o viés da Antropologia da EnunciaçãoEste trabalho aborda a relação entre o ser falante e o ser cidadão a partir da análise de comentários de um imigrante haitiano que estudou Português como Língua de Acolhimento (PLAc). A pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, é pautada na Antropologia da Enunciação (FLORES, 2015; 2019), teoria que analisa conhecimentos sobre a língua revelados pelo próprio falante, em um entrelace com o conceito de PLAc, perspectiva de ensino específica para alunos que passaram por uma migração forçada ou refúgio e que precisam reconstruir sua cidadania no país em que passarão a viver. O objetivo deste artigo é verificar o que há nos comentários do imigrante, aspectos que mostram a sua inserção social e reconstrução da cidadania a partir do momento em ele que pode se comunicar com os brasileiros. Para isso, foram analisados trechos de uma entrevista semiestruturada com base nos textos “O aparelho formal da enunciação” e “A forma e o sentido na linguagem” (BENVENISTE, 1989). A partir dos resultados foi possível verificar que é a propriedade de significação das línguas que garante a comunicação entre os imigrantes e os falantes nativos e, como consequência, o aspecto que permite que esses sujeitos possam reconstruir sua cidadania e participar ativamente da sociedade brasileira.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2023-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/670310.35819/linguatec.v8.n2.6703LínguaTec; v. 8 n. 2 (2023): Número Especial - Letras IFRS; 117-1362525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6703/3379Copyright (c) 2023 Júlia Sonaglio Pedrassani, Carina Fior Postingher Balzan, Sara Luiza Hoffhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPedrassani, Júlia SonaglioFior Postingher Balzan, CarinaHoff, Sara Luiza2023-08-10T12:39:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6703Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2023-08-10T12:39:16LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O imigrante na língua: o comentário de um estudante de Português como Língua de Acolhimento sob o viés da Antropologia da Enunciação |
title |
O imigrante na língua: o comentário de um estudante de Português como Língua de Acolhimento sob o viés da Antropologia da Enunciação |
spellingShingle |
O imigrante na língua: o comentário de um estudante de Português como Língua de Acolhimento sob o viés da Antropologia da Enunciação Pedrassani, Júlia Sonaglio |
title_short |
O imigrante na língua: o comentário de um estudante de Português como Língua de Acolhimento sob o viés da Antropologia da Enunciação |
title_full |
O imigrante na língua: o comentário de um estudante de Português como Língua de Acolhimento sob o viés da Antropologia da Enunciação |
title_fullStr |
O imigrante na língua: o comentário de um estudante de Português como Língua de Acolhimento sob o viés da Antropologia da Enunciação |
title_full_unstemmed |
O imigrante na língua: o comentário de um estudante de Português como Língua de Acolhimento sob o viés da Antropologia da Enunciação |
title_sort |
O imigrante na língua: o comentário de um estudante de Português como Língua de Acolhimento sob o viés da Antropologia da Enunciação |
author |
Pedrassani, Júlia Sonaglio |
author_facet |
Pedrassani, Júlia Sonaglio Fior Postingher Balzan, Carina Hoff, Sara Luiza |
author_role |
author |
author2 |
Fior Postingher Balzan, Carina Hoff, Sara Luiza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedrassani, Júlia Sonaglio Fior Postingher Balzan, Carina Hoff, Sara Luiza |
description |
Este trabalho aborda a relação entre o ser falante e o ser cidadão a partir da análise de comentários de um imigrante haitiano que estudou Português como Língua de Acolhimento (PLAc). A pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, é pautada na Antropologia da Enunciação (FLORES, 2015; 2019), teoria que analisa conhecimentos sobre a língua revelados pelo próprio falante, em um entrelace com o conceito de PLAc, perspectiva de ensino específica para alunos que passaram por uma migração forçada ou refúgio e que precisam reconstruir sua cidadania no país em que passarão a viver. O objetivo deste artigo é verificar o que há nos comentários do imigrante, aspectos que mostram a sua inserção social e reconstrução da cidadania a partir do momento em ele que pode se comunicar com os brasileiros. Para isso, foram analisados trechos de uma entrevista semiestruturada com base nos textos “O aparelho formal da enunciação” e “A forma e o sentido na linguagem” (BENVENISTE, 1989). A partir dos resultados foi possível verificar que é a propriedade de significação das línguas que garante a comunicação entre os imigrantes e os falantes nativos e, como consequência, o aspecto que permite que esses sujeitos possam reconstruir sua cidadania e participar ativamente da sociedade brasileira. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6703 10.35819/linguatec.v8.n2.6703 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6703 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v8.n2.6703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6703/3379 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Júlia Sonaglio Pedrassani, Carina Fior Postingher Balzan, Sara Luiza Hoff https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Júlia Sonaglio Pedrassani, Carina Fior Postingher Balzan, Sara Luiza Hoff https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 8 n. 2 (2023): Número Especial - Letras IFRS; 117-136 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010993950720 |