Aplicativos em sala de aula para o ensino de português: aproveitamento de diferentes possibilidades para um mesmo tema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4607 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo mostrar os resultados da aplicação de jogos educativos em uma turma do ensino fundamental como metodologia de ensino, na área de Língua Portuguesa, e com o conteúdo de reforma ortográfica. Tal escolha ocorreu para investigar como diferentes aplicativos que tratam de um mesmo tema podem ser usados diferentemente, explorando diversas orientações pedagógicas e sendo avaliados segundo critérios de apresentação, usabilidade e conteúdo relacionado. Através da aplicação de um questionário com os alunos foi constatada a necessidade de inserir os jogos como forma de ensino para melhorar a aprendizagem em sala de aula, mas também observou-se a possibilidade de aproveitar cada um dos aplicativos conforme as condições de uso e o grupo de alunos – ou seja, os critérios de avaliação trazem a possibilidade de verificar qual aplicativo poderia ser mais bem usado, conforme fatores como funcionalidades disponíveis, facilidade de instalação e uso simultâneo por vários alunos. |
id |
IFRS-3_94136c13b17d50e945efb76a7aca023a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4607 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicativos em sala de aula para o ensino de português: aproveitamento de diferentes possibilidades para um mesmo temaEste artigo tem como objetivo mostrar os resultados da aplicação de jogos educativos em uma turma do ensino fundamental como metodologia de ensino, na área de Língua Portuguesa, e com o conteúdo de reforma ortográfica. Tal escolha ocorreu para investigar como diferentes aplicativos que tratam de um mesmo tema podem ser usados diferentemente, explorando diversas orientações pedagógicas e sendo avaliados segundo critérios de apresentação, usabilidade e conteúdo relacionado. Através da aplicação de um questionário com os alunos foi constatada a necessidade de inserir os jogos como forma de ensino para melhorar a aprendizagem em sala de aula, mas também observou-se a possibilidade de aproveitar cada um dos aplicativos conforme as condições de uso e o grupo de alunos – ou seja, os critérios de avaliação trazem a possibilidade de verificar qual aplicativo poderia ser mais bem usado, conforme fatores como funcionalidades disponíveis, facilidade de instalação e uso simultâneo por vários alunos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/460710.35819/linguatec.v5.n2.4607LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 380-3922525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4607/2788Copyright (c) 2020 Lafayette Batista Melo, Tatiana Melbe da Costahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Lafayette BatistaMelbe da Costa, Tatiana 2020-11-20T18:10:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4607Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-11-20T18:10:22LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicativos em sala de aula para o ensino de português: aproveitamento de diferentes possibilidades para um mesmo tema |
title |
Aplicativos em sala de aula para o ensino de português: aproveitamento de diferentes possibilidades para um mesmo tema |
spellingShingle |
Aplicativos em sala de aula para o ensino de português: aproveitamento de diferentes possibilidades para um mesmo tema Melo, Lafayette Batista |
title_short |
Aplicativos em sala de aula para o ensino de português: aproveitamento de diferentes possibilidades para um mesmo tema |
title_full |
Aplicativos em sala de aula para o ensino de português: aproveitamento de diferentes possibilidades para um mesmo tema |
title_fullStr |
Aplicativos em sala de aula para o ensino de português: aproveitamento de diferentes possibilidades para um mesmo tema |
title_full_unstemmed |
Aplicativos em sala de aula para o ensino de português: aproveitamento de diferentes possibilidades para um mesmo tema |
title_sort |
Aplicativos em sala de aula para o ensino de português: aproveitamento de diferentes possibilidades para um mesmo tema |
author |
Melo, Lafayette Batista |
author_facet |
Melo, Lafayette Batista Melbe da Costa, Tatiana |
author_role |
author |
author2 |
Melbe da Costa, Tatiana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Lafayette Batista Melbe da Costa, Tatiana |
description |
Este artigo tem como objetivo mostrar os resultados da aplicação de jogos educativos em uma turma do ensino fundamental como metodologia de ensino, na área de Língua Portuguesa, e com o conteúdo de reforma ortográfica. Tal escolha ocorreu para investigar como diferentes aplicativos que tratam de um mesmo tema podem ser usados diferentemente, explorando diversas orientações pedagógicas e sendo avaliados segundo critérios de apresentação, usabilidade e conteúdo relacionado. Através da aplicação de um questionário com os alunos foi constatada a necessidade de inserir os jogos como forma de ensino para melhorar a aprendizagem em sala de aula, mas também observou-se a possibilidade de aproveitar cada um dos aplicativos conforme as condições de uso e o grupo de alunos – ou seja, os critérios de avaliação trazem a possibilidade de verificar qual aplicativo poderia ser mais bem usado, conforme fatores como funcionalidades disponíveis, facilidade de instalação e uso simultâneo por vários alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4607 10.35819/linguatec.v5.n2.4607 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4607 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v5.n2.4607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4607/2788 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Lafayette Batista Melo, Tatiana Melbe da Costa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Lafayette Batista Melo, Tatiana Melbe da Costa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 380-392 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010712932352 |