“Fue sin querer queriendo”: o teatro como estratégia para o desenvolvimento oral em língua espanhola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Adriana Teixeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4107
Resumo: Aprender uma língua adicional trata de aprender uma nova cultura, uma nova forma de ver e interagir com o outro. Nesse sentido, a aprendizagem de língua requer que o aluno desenvolva diferentes habilidades de compreensão e produção – tanto na perspectiva de escrita como de oralidade. Neste trabalho, apresento como foi organizada uma mostra de teatro hispânico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Juazeiro do Norte, cujo objetivo foi desenvolver, por meio do teatro, a prática oral em língua espanhola dos alunos e, para além disso, proporcionar uma viagem pelas culturas dos hispano falantes. Como aporte teórico, este trabalho está permeado pelas discussões que envolvem o ensino de línguas no ensino básico (BRASIL, 2006; 2002), a habilidade oral (GÓMEZ, 2004) e o teatro no ensino de língua estrangeira (GRANERO, 2011; LOPES JÚNIOR, 2006). O êxito desta experiência se reflete no envolvimento e participação dos alunos na atividade para um desenvolvimento da língua espanhola em um contexto diferenciado da sala de aula. Com este relato, espero contribuir para a reflexão sobre a importância de se trabalhar a oralidade no ensino de espanhol na educação básica.
id IFRS-3_9eb7b4685489e4e63c3051afe2e5abcf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4107
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling “Fue sin querer queriendo”: o teatro como estratégia para o desenvolvimento oral em língua espanhola.Aprender uma língua adicional trata de aprender uma nova cultura, uma nova forma de ver e interagir com o outro. Nesse sentido, a aprendizagem de língua requer que o aluno desenvolva diferentes habilidades de compreensão e produção – tanto na perspectiva de escrita como de oralidade. Neste trabalho, apresento como foi organizada uma mostra de teatro hispânico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Juazeiro do Norte, cujo objetivo foi desenvolver, por meio do teatro, a prática oral em língua espanhola dos alunos e, para além disso, proporcionar uma viagem pelas culturas dos hispano falantes. Como aporte teórico, este trabalho está permeado pelas discussões que envolvem o ensino de línguas no ensino básico (BRASIL, 2006; 2002), a habilidade oral (GÓMEZ, 2004) e o teatro no ensino de língua estrangeira (GRANERO, 2011; LOPES JÚNIOR, 2006). O êxito desta experiência se reflete no envolvimento e participação dos alunos na atividade para um desenvolvimento da língua espanhola em um contexto diferenciado da sala de aula. Com este relato, espero contribuir para a reflexão sobre a importância de se trabalhar a oralidade no ensino de espanhol na educação básica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/410710.35819/linguatec.v5.n1.4107LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 354-3662525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4107/2638Copyright (c) 2020 Adriana Teixeira Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Adriana Teixeira2020-07-13T13:01:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4107Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:12LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv “Fue sin querer queriendo”: o teatro como estratégia para o desenvolvimento oral em língua espanhola.
title “Fue sin querer queriendo”: o teatro como estratégia para o desenvolvimento oral em língua espanhola.
spellingShingle “Fue sin querer queriendo”: o teatro como estratégia para o desenvolvimento oral em língua espanhola.
Pereira, Adriana Teixeira
title_short “Fue sin querer queriendo”: o teatro como estratégia para o desenvolvimento oral em língua espanhola.
title_full “Fue sin querer queriendo”: o teatro como estratégia para o desenvolvimento oral em língua espanhola.
title_fullStr “Fue sin querer queriendo”: o teatro como estratégia para o desenvolvimento oral em língua espanhola.
title_full_unstemmed “Fue sin querer queriendo”: o teatro como estratégia para o desenvolvimento oral em língua espanhola.
title_sort “Fue sin querer queriendo”: o teatro como estratégia para o desenvolvimento oral em língua espanhola.
author Pereira, Adriana Teixeira
author_facet Pereira, Adriana Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Adriana Teixeira
description Aprender uma língua adicional trata de aprender uma nova cultura, uma nova forma de ver e interagir com o outro. Nesse sentido, a aprendizagem de língua requer que o aluno desenvolva diferentes habilidades de compreensão e produção – tanto na perspectiva de escrita como de oralidade. Neste trabalho, apresento como foi organizada uma mostra de teatro hispânico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Juazeiro do Norte, cujo objetivo foi desenvolver, por meio do teatro, a prática oral em língua espanhola dos alunos e, para além disso, proporcionar uma viagem pelas culturas dos hispano falantes. Como aporte teórico, este trabalho está permeado pelas discussões que envolvem o ensino de línguas no ensino básico (BRASIL, 2006; 2002), a habilidade oral (GÓMEZ, 2004) e o teatro no ensino de língua estrangeira (GRANERO, 2011; LOPES JÚNIOR, 2006). O êxito desta experiência se reflete no envolvimento e participação dos alunos na atividade para um desenvolvimento da língua espanhola em um contexto diferenciado da sala de aula. Com este relato, espero contribuir para a reflexão sobre a importância de se trabalhar a oralidade no ensino de espanhol na educação básica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4107
10.35819/linguatec.v5.n1.4107
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4107
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v5.n1.4107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4107/2638
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Adriana Teixeira Pereira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Adriana Teixeira Pereira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 354-366
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010387873792