“Fue sin querer queriendo”: o teatro como estratégia para o desenvolvimento oral em língua espanhola.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4107 |
Resumo: | Aprender uma língua adicional trata de aprender uma nova cultura, uma nova forma de ver e interagir com o outro. Nesse sentido, a aprendizagem de língua requer que o aluno desenvolva diferentes habilidades de compreensão e produção – tanto na perspectiva de escrita como de oralidade. Neste trabalho, apresento como foi organizada uma mostra de teatro hispânico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Juazeiro do Norte, cujo objetivo foi desenvolver, por meio do teatro, a prática oral em língua espanhola dos alunos e, para além disso, proporcionar uma viagem pelas culturas dos hispano falantes. Como aporte teórico, este trabalho está permeado pelas discussões que envolvem o ensino de línguas no ensino básico (BRASIL, 2006; 2002), a habilidade oral (GÓMEZ, 2004) e o teatro no ensino de língua estrangeira (GRANERO, 2011; LOPES JÚNIOR, 2006). O êxito desta experiência se reflete no envolvimento e participação dos alunos na atividade para um desenvolvimento da língua espanhola em um contexto diferenciado da sala de aula. Com este relato, espero contribuir para a reflexão sobre a importância de se trabalhar a oralidade no ensino de espanhol na educação básica. |
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“Fue sin querer queriendo”: o teatro como estratégia para o desenvolvimento oral em língua espanhola.Aprender uma língua adicional trata de aprender uma nova cultura, uma nova forma de ver e interagir com o outro. Nesse sentido, a aprendizagem de língua requer que o aluno desenvolva diferentes habilidades de compreensão e produção – tanto na perspectiva de escrita como de oralidade. Neste trabalho, apresento como foi organizada uma mostra de teatro hispânico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Juazeiro do Norte, cujo objetivo foi desenvolver, por meio do teatro, a prática oral em língua espanhola dos alunos e, para além disso, proporcionar uma viagem pelas culturas dos hispano falantes. Como aporte teórico, este trabalho está permeado pelas discussões que envolvem o ensino de línguas no ensino básico (BRASIL, 2006; 2002), a habilidade oral (GÓMEZ, 2004) e o teatro no ensino de língua estrangeira (GRANERO, 2011; LOPES JÚNIOR, 2006). O êxito desta experiência se reflete no envolvimento e participação dos alunos na atividade para um desenvolvimento da língua espanhola em um contexto diferenciado da sala de aula. Com este relato, espero contribuir para a reflexão sobre a importância de se trabalhar a oralidade no ensino de espanhol na educação básica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/410710.35819/linguatec.v5.n1.4107LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 354-3662525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4107/2638Copyright (c) 2020 Adriana Teixeira Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Adriana Teixeira2020-07-13T13:01:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4107Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:12LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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