O ensino da estrutura linguística de definições no contexto do Ensino Técnico Profissional: narrativas de possíveis caminhos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rodrigo da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2351
Resumo: Esta narrativa de ensino tem por objetivo apresentar duas experiências interdisciplinares ao ensinar definições de termos técnicos dentro de dois cursos técnicos modulares de nível médio. A intenção de apresentar as experiências e referenciais teóricos é destacar a importância da aquisição de vocabulário técnico dentro do contexto do ensino profissional tecnológico. Desta forma, as duas experiências interdisciplinares partem de referenciais teóricos diferentes: a primeira de Garcia (2010) e a segunda de Ilari (2006). Elas contextualizam a necessidade e a demanda pelo ensino de definições ao demonstrar dois caminhos possíveis mesmo com algumas dificuldades. Elas também podem despertar o interesse em professores da área técnica e de língua materna para o trabalho em aprimorar a competência linguística do aluno.  As duas experiências demonstram, portanto, a viabilidade das trilhas percorridas como mais uma forma de preparar melhor a expressão escrita e oral de um futuro profissional para o mercado de trabalho. 
id IFRS-3_a8153ae28f1bedc6eb34c412bbc52c6e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2351
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling O ensino da estrutura linguística de definições no contexto do Ensino Técnico Profissional: narrativas de possíveis caminhos.DefiniçõesTermos TécnicosFormação ProfissionalEsta narrativa de ensino tem por objetivo apresentar duas experiências interdisciplinares ao ensinar definições de termos técnicos dentro de dois cursos técnicos modulares de nível médio. A intenção de apresentar as experiências e referenciais teóricos é destacar a importância da aquisição de vocabulário técnico dentro do contexto do ensino profissional tecnológico. Desta forma, as duas experiências interdisciplinares partem de referenciais teóricos diferentes: a primeira de Garcia (2010) e a segunda de Ilari (2006). Elas contextualizam a necessidade e a demanda pelo ensino de definições ao demonstrar dois caminhos possíveis mesmo com algumas dificuldades. Elas também podem despertar o interesse em professores da área técnica e de língua materna para o trabalho em aprimorar a competência linguística do aluno.  As duas experiências demonstram, portanto, a viabilidade das trilhas percorridas como mais uma forma de preparar melhor a expressão escrita e oral de um futuro profissional para o mercado de trabalho. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2017-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/235110.35819/linguatec.v2.n1.a2351LínguaTec; v. 2 n. 1 (2017)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2351/1518Copyright (c) 2017 Rodrigo da Silva Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Rodrigo da Silva2020-07-13T13:02:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2351Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:02:30LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da estrutura linguística de definições no contexto do Ensino Técnico Profissional: narrativas de possíveis caminhos.
title O ensino da estrutura linguística de definições no contexto do Ensino Técnico Profissional: narrativas de possíveis caminhos.
spellingShingle O ensino da estrutura linguística de definições no contexto do Ensino Técnico Profissional: narrativas de possíveis caminhos.
Lima, Rodrigo da Silva
Definições
Termos Técnicos
Formação Profissional
title_short O ensino da estrutura linguística de definições no contexto do Ensino Técnico Profissional: narrativas de possíveis caminhos.
title_full O ensino da estrutura linguística de definições no contexto do Ensino Técnico Profissional: narrativas de possíveis caminhos.
title_fullStr O ensino da estrutura linguística de definições no contexto do Ensino Técnico Profissional: narrativas de possíveis caminhos.
title_full_unstemmed O ensino da estrutura linguística de definições no contexto do Ensino Técnico Profissional: narrativas de possíveis caminhos.
title_sort O ensino da estrutura linguística de definições no contexto do Ensino Técnico Profissional: narrativas de possíveis caminhos.
author Lima, Rodrigo da Silva
author_facet Lima, Rodrigo da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Rodrigo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Definições
Termos Técnicos
Formação Profissional
topic Definições
Termos Técnicos
Formação Profissional
description Esta narrativa de ensino tem por objetivo apresentar duas experiências interdisciplinares ao ensinar definições de termos técnicos dentro de dois cursos técnicos modulares de nível médio. A intenção de apresentar as experiências e referenciais teóricos é destacar a importância da aquisição de vocabulário técnico dentro do contexto do ensino profissional tecnológico. Desta forma, as duas experiências interdisciplinares partem de referenciais teóricos diferentes: a primeira de Garcia (2010) e a segunda de Ilari (2006). Elas contextualizam a necessidade e a demanda pelo ensino de definições ao demonstrar dois caminhos possíveis mesmo com algumas dificuldades. Elas também podem despertar o interesse em professores da área técnica e de língua materna para o trabalho em aprimorar a competência linguística do aluno.  As duas experiências demonstram, portanto, a viabilidade das trilhas percorridas como mais uma forma de preparar melhor a expressão escrita e oral de um futuro profissional para o mercado de trabalho. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2351
10.35819/linguatec.v2.n1.a2351
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2351
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v2.n1.a2351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2351/1518
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Rodrigo da Silva Lima
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Rodrigo da Silva Lima
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 2 n. 1 (2017)
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010227441664