Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4597 |
Resumo: | O presente relato narra as atividades e as reflexões fomentadas pelo projeto “Literatura: Narrativas Distópicas e um olhar para o presente”, desenvolvido para atender a chamada do Edital 04 de CBT - Seleção de Projetos de Extensão 2018 do departamento de extensão do Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Cubatão. O projeto debruçou-se na leitura de três obras literárias: A Revolução dos Bichos (ORWELL, 1984 [1945]), Fahrenheit 451 (BRADBURY, 1993 [1953]) e Minority Report (DICK, 2012 [1956]), para debater a atualidade dos temas propostos pelos autores e desenvolver no Campus uma cultura baseada no ideário dos clubes de leitura, que, além de promover o hábito de ler, também contribui para formação de vínculos de comunidade. No presente relato, ainda serão discutidos aspectos que englobam o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), destacando os efeitos positivos (MODESTO, 2016) e negativos (ZUBOFF, 2019) do uso de redes sociais para fins acadêmicos, e conceitos fundamentais para estudos literários propostos por Candido (1972) e Tinoco (2010). |
id |
IFRS-3_afd91db97ef180cce22f1e5fbc3940af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4597 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade. O presente relato narra as atividades e as reflexões fomentadas pelo projeto “Literatura: Narrativas Distópicas e um olhar para o presente”, desenvolvido para atender a chamada do Edital 04 de CBT - Seleção de Projetos de Extensão 2018 do departamento de extensão do Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Cubatão. O projeto debruçou-se na leitura de três obras literárias: A Revolução dos Bichos (ORWELL, 1984 [1945]), Fahrenheit 451 (BRADBURY, 1993 [1953]) e Minority Report (DICK, 2012 [1956]), para debater a atualidade dos temas propostos pelos autores e desenvolver no Campus uma cultura baseada no ideário dos clubes de leitura, que, além de promover o hábito de ler, também contribui para formação de vínculos de comunidade. No presente relato, ainda serão discutidos aspectos que englobam o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), destacando os efeitos positivos (MODESTO, 2016) e negativos (ZUBOFF, 2019) do uso de redes sociais para fins acadêmicos, e conceitos fundamentais para estudos literários propostos por Candido (1972) e Tinoco (2010).Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/459710.35819/linguatec.v5.n2.4597LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 282-2952525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4597/2781Copyright (c) 2020 Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira, Rafael Stoppahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSobral Caetano da Silva Ferreira, Ana ElisaStoppa Rocha, Rafael 2020-11-20T18:10:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4597Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-11-20T18:10:22LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade. |
title |
Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade. |
spellingShingle |
Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade. Sobral Caetano da Silva Ferreira, Ana Elisa |
title_short |
Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade. |
title_full |
Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade. |
title_fullStr |
Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade. |
title_full_unstemmed |
Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade. |
title_sort |
Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade. |
author |
Sobral Caetano da Silva Ferreira, Ana Elisa |
author_facet |
Sobral Caetano da Silva Ferreira, Ana Elisa Stoppa Rocha, Rafael |
author_role |
author |
author2 |
Stoppa Rocha, Rafael |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobral Caetano da Silva Ferreira, Ana Elisa Stoppa Rocha, Rafael |
description |
O presente relato narra as atividades e as reflexões fomentadas pelo projeto “Literatura: Narrativas Distópicas e um olhar para o presente”, desenvolvido para atender a chamada do Edital 04 de CBT - Seleção de Projetos de Extensão 2018 do departamento de extensão do Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Cubatão. O projeto debruçou-se na leitura de três obras literárias: A Revolução dos Bichos (ORWELL, 1984 [1945]), Fahrenheit 451 (BRADBURY, 1993 [1953]) e Minority Report (DICK, 2012 [1956]), para debater a atualidade dos temas propostos pelos autores e desenvolver no Campus uma cultura baseada no ideário dos clubes de leitura, que, além de promover o hábito de ler, também contribui para formação de vínculos de comunidade. No presente relato, ainda serão discutidos aspectos que englobam o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), destacando os efeitos positivos (MODESTO, 2016) e negativos (ZUBOFF, 2019) do uso de redes sociais para fins acadêmicos, e conceitos fundamentais para estudos literários propostos por Candido (1972) e Tinoco (2010). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4597 10.35819/linguatec.v5.n2.4597 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4597 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v5.n2.4597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4597/2781 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira, Rafael Stoppa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira, Rafael Stoppa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 282-295 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010705592320 |