Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral Caetano da Silva Ferreira, Ana Elisa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Stoppa Rocha, Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4597
Resumo: O presente relato narra as atividades e as reflexões fomentadas pelo projeto “Literatura: Narrativas Distópicas e um olhar para o presente”, desenvolvido para atender a chamada do Edital 04 de CBT - Seleção de Projetos de Extensão 2018 do departamento de extensão do Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Cubatão. O projeto debruçou-se na leitura de três obras literárias: A Revolução dos Bichos (ORWELL, 1984 [1945]), Fahrenheit 451 (BRADBURY, 1993 [1953]) e Minority Report (DICK, 2012 [1956]), para debater a atualidade dos temas propostos pelos autores e desenvolver no Campus uma cultura baseada no ideário dos clubes de leitura, que, além de promover o hábito de ler, também contribui para formação de vínculos de comunidade. No presente relato, ainda serão discutidos aspectos que englobam o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), destacando os efeitos positivos (MODESTO, 2016) e negativos (ZUBOFF, 2019) do uso de redes sociais para fins acadêmicos, e conceitos fundamentais para estudos literários propostos por Candido (1972) e Tinoco (2010).
id IFRS-3_afd91db97ef180cce22f1e5fbc3940af
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4597
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade. O presente relato narra as atividades e as reflexões fomentadas pelo projeto “Literatura: Narrativas Distópicas e um olhar para o presente”, desenvolvido para atender a chamada do Edital 04 de CBT - Seleção de Projetos de Extensão 2018 do departamento de extensão do Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Cubatão. O projeto debruçou-se na leitura de três obras literárias: A Revolução dos Bichos (ORWELL, 1984 [1945]), Fahrenheit 451 (BRADBURY, 1993 [1953]) e Minority Report (DICK, 2012 [1956]), para debater a atualidade dos temas propostos pelos autores e desenvolver no Campus uma cultura baseada no ideário dos clubes de leitura, que, além de promover o hábito de ler, também contribui para formação de vínculos de comunidade. No presente relato, ainda serão discutidos aspectos que englobam o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), destacando os efeitos positivos (MODESTO, 2016) e negativos (ZUBOFF, 2019) do uso de redes sociais para fins acadêmicos, e conceitos fundamentais para estudos literários propostos por Candido (1972) e Tinoco (2010).Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/459710.35819/linguatec.v5.n2.4597LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 282-2952525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4597/2781Copyright (c) 2020 Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira, Rafael Stoppahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSobral Caetano da Silva Ferreira, Ana ElisaStoppa Rocha, Rafael 2020-11-20T18:10:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4597Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-11-20T18:10:22LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade.
title Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade.
spellingShingle Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade.
Sobral Caetano da Silva Ferreira, Ana Elisa
title_short Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade.
title_full Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade.
title_fullStr Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade.
title_full_unstemmed Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade.
title_sort Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade.
author Sobral Caetano da Silva Ferreira, Ana Elisa
author_facet Sobral Caetano da Silva Ferreira, Ana Elisa
Stoppa Rocha, Rafael
author_role author
author2 Stoppa Rocha, Rafael
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobral Caetano da Silva Ferreira, Ana Elisa
Stoppa Rocha, Rafael
description O presente relato narra as atividades e as reflexões fomentadas pelo projeto “Literatura: Narrativas Distópicas e um olhar para o presente”, desenvolvido para atender a chamada do Edital 04 de CBT - Seleção de Projetos de Extensão 2018 do departamento de extensão do Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Cubatão. O projeto debruçou-se na leitura de três obras literárias: A Revolução dos Bichos (ORWELL, 1984 [1945]), Fahrenheit 451 (BRADBURY, 1993 [1953]) e Minority Report (DICK, 2012 [1956]), para debater a atualidade dos temas propostos pelos autores e desenvolver no Campus uma cultura baseada no ideário dos clubes de leitura, que, além de promover o hábito de ler, também contribui para formação de vínculos de comunidade. No presente relato, ainda serão discutidos aspectos que englobam o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), destacando os efeitos positivos (MODESTO, 2016) e negativos (ZUBOFF, 2019) do uso de redes sociais para fins acadêmicos, e conceitos fundamentais para estudos literários propostos por Candido (1972) e Tinoco (2010).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4597
10.35819/linguatec.v5.n2.4597
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4597
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v5.n2.4597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4597/2781
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira, Rafael Stoppa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira, Rafael Stoppa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 282-295
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010705592320