Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Adriana Andrade
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/598
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo aprofundar o debate em torno do uso da música como estratégia pedagógica na Educação Básica e Tecnológica. Para isso, apresenta reflexões preliminares sobre a temática a partir do desenvolvimento de um projeto com alunos de primeiro e segundo ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e de primeiro ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. O projeto busca trabalhar a música de uma forma mais dinâmica e atrativa, inspirado nos grupos e artistas contemporâneos que utilizam objetos e materiais diversos em suas criações musicais. O estudo compreende a apreciação do filme “A Escolha Perfeita”, que tem inspirado jovens do mundo todo a produzirem vídeos cantando e coreografando copos, a chamada “Cup Song”. Nesse sentido, o estudo ressalta a importância de atividades estimulantes para o desenvolvimento das quatro habilidades básicas de aprendizagem – a compreensão auditiva, a leitura, a compreensão oral e a compreensão escrita, situando o aluno como agente na construção do conhecimento e consciente de que a aprendizagem de conteúdos em sala de aula dialoga com outros saberes que estão presentes na sociedade. 
id IFRS-3_cc6eef76b1e5f13080dff2e0a7c4f0e2
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/598
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesaO presente trabalho tem como objetivo aprofundar o debate em torno do uso da música como estratégia pedagógica na Educação Básica e Tecnológica. Para isso, apresenta reflexões preliminares sobre a temática a partir do desenvolvimento de um projeto com alunos de primeiro e segundo ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e de primeiro ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. O projeto busca trabalhar a música de uma forma mais dinâmica e atrativa, inspirado nos grupos e artistas contemporâneos que utilizam objetos e materiais diversos em suas criações musicais. O estudo compreende a apreciação do filme “A Escolha Perfeita”, que tem inspirado jovens do mundo todo a produzirem vídeos cantando e coreografando copos, a chamada “Cup Song”. Nesse sentido, o estudo ressalta a importância de atividades estimulantes para o desenvolvimento das quatro habilidades básicas de aprendizagem – a compreensão auditiva, a leitura, a compreensão oral e a compreensão escrita, situando o aluno como agente na construção do conhecimento e consciente de que a aprendizagem de conteúdos em sala de aula dialoga com outros saberes que estão presentes na sociedade. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2016-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/59810.35819/linguatec.v1.n1.a598LínguaTec; v. 1 n. 1 (2016)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/598/495Copyright (c) 2016 Adriana Andrade da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Adriana Andrade2020-07-13T13:02:50Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/598Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:02:50LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa
title Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa
spellingShingle Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa
da Silva, Adriana Andrade
title_short Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa
title_full Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa
title_fullStr Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa
title_full_unstemmed Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa
title_sort Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa
author da Silva, Adriana Andrade
author_facet da Silva, Adriana Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Adriana Andrade
description O presente trabalho tem como objetivo aprofundar o debate em torno do uso da música como estratégia pedagógica na Educação Básica e Tecnológica. Para isso, apresenta reflexões preliminares sobre a temática a partir do desenvolvimento de um projeto com alunos de primeiro e segundo ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e de primeiro ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. O projeto busca trabalhar a música de uma forma mais dinâmica e atrativa, inspirado nos grupos e artistas contemporâneos que utilizam objetos e materiais diversos em suas criações musicais. O estudo compreende a apreciação do filme “A Escolha Perfeita”, que tem inspirado jovens do mundo todo a produzirem vídeos cantando e coreografando copos, a chamada “Cup Song”. Nesse sentido, o estudo ressalta a importância de atividades estimulantes para o desenvolvimento das quatro habilidades básicas de aprendizagem – a compreensão auditiva, a leitura, a compreensão oral e a compreensão escrita, situando o aluno como agente na construção do conhecimento e consciente de que a aprendizagem de conteúdos em sala de aula dialoga com outros saberes que estão presentes na sociedade. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/598
10.35819/linguatec.v1.n1.a598
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/598
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v1.n1.a598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/598/495
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Adriana Andrade da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Adriana Andrade da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 1 n. 1 (2016)
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1798042321951916032