Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/598 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo aprofundar o debate em torno do uso da música como estratégia pedagógica na Educação Básica e Tecnológica. Para isso, apresenta reflexões preliminares sobre a temática a partir do desenvolvimento de um projeto com alunos de primeiro e segundo ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e de primeiro ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. O projeto busca trabalhar a música de uma forma mais dinâmica e atrativa, inspirado nos grupos e artistas contemporâneos que utilizam objetos e materiais diversos em suas criações musicais. O estudo compreende a apreciação do filme “A Escolha Perfeita”, que tem inspirado jovens do mundo todo a produzirem vídeos cantando e coreografando copos, a chamada “Cup Song”. Nesse sentido, o estudo ressalta a importância de atividades estimulantes para o desenvolvimento das quatro habilidades básicas de aprendizagem – a compreensão auditiva, a leitura, a compreensão oral e a compreensão escrita, situando o aluno como agente na construção do conhecimento e consciente de que a aprendizagem de conteúdos em sala de aula dialoga com outros saberes que estão presentes na sociedade. |
id |
IFRS-3_cc6eef76b1e5f13080dff2e0a7c4f0e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/598 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesaO presente trabalho tem como objetivo aprofundar o debate em torno do uso da música como estratégia pedagógica na Educação Básica e Tecnológica. Para isso, apresenta reflexões preliminares sobre a temática a partir do desenvolvimento de um projeto com alunos de primeiro e segundo ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e de primeiro ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. O projeto busca trabalhar a música de uma forma mais dinâmica e atrativa, inspirado nos grupos e artistas contemporâneos que utilizam objetos e materiais diversos em suas criações musicais. O estudo compreende a apreciação do filme “A Escolha Perfeita”, que tem inspirado jovens do mundo todo a produzirem vídeos cantando e coreografando copos, a chamada “Cup Song”. Nesse sentido, o estudo ressalta a importância de atividades estimulantes para o desenvolvimento das quatro habilidades básicas de aprendizagem – a compreensão auditiva, a leitura, a compreensão oral e a compreensão escrita, situando o aluno como agente na construção do conhecimento e consciente de que a aprendizagem de conteúdos em sala de aula dialoga com outros saberes que estão presentes na sociedade. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2016-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/59810.35819/linguatec.v1.n1.a598LínguaTec; v. 1 n. 1 (2016)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/598/495Copyright (c) 2016 Adriana Andrade da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Adriana Andrade2020-07-13T13:02:50Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/598Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:02:50LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa |
title |
Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa |
spellingShingle |
Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa da Silva, Adriana Andrade |
title_short |
Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa |
title_full |
Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa |
title_fullStr |
Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa |
title_sort |
Música com copos - uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa |
author |
da Silva, Adriana Andrade |
author_facet |
da Silva, Adriana Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Adriana Andrade |
description |
O presente trabalho tem como objetivo aprofundar o debate em torno do uso da música como estratégia pedagógica na Educação Básica e Tecnológica. Para isso, apresenta reflexões preliminares sobre a temática a partir do desenvolvimento de um projeto com alunos de primeiro e segundo ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e de primeiro ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. O projeto busca trabalhar a música de uma forma mais dinâmica e atrativa, inspirado nos grupos e artistas contemporâneos que utilizam objetos e materiais diversos em suas criações musicais. O estudo compreende a apreciação do filme “A Escolha Perfeita”, que tem inspirado jovens do mundo todo a produzirem vídeos cantando e coreografando copos, a chamada “Cup Song”. Nesse sentido, o estudo ressalta a importância de atividades estimulantes para o desenvolvimento das quatro habilidades básicas de aprendizagem – a compreensão auditiva, a leitura, a compreensão oral e a compreensão escrita, situando o aluno como agente na construção do conhecimento e consciente de que a aprendizagem de conteúdos em sala de aula dialoga com outros saberes que estão presentes na sociedade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/598 10.35819/linguatec.v1.n1.a598 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/598 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v1.n1.a598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/598/495 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Adriana Andrade da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Adriana Andrade da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 1 n. 1 (2016) 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1798042321951916032 |