A ludicidade e a afetividade como instrumentos pedagógicos para o ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5748 |
Resumo: | Este texto relata as experiências vivenciadas no estágio curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa do IFRS Campus Bento Gonçalves. O Projeto Pedagógico do Curso de Letras prevê a realização de três estágios obrigatórios com regência de classe na Educação Básica. Aqui, apresenta-se o resultado do que foi realizado no primeiroestágio, destinado aos anos finais do Ensino Fundamental. A regência de classe foi realizada no 6º semestre do referido curso. Em decorrência da pandemia de Covid-19 e da dificuldade de acesso às escolas por ela ocasionada, o estágio ocorreu em duplas. Optou-se por lecionar para duas turmas de sétimos anos. Antes de ingressar em sala de aula, a professora regente das turmas foi entrevistada. Além disso, realizou-se uma visita à escola, momento em que também foi lido o Projeto PolíticoPedagógico com foco na proposta curricular de Língua Portuguesa. Ao longo do texto, descreve-se a configuração da regência de classe, os objetivos e as estratégias de ensino desenvolvidas em momentos de Ensino Remoto Emergencial; e abordamse os conceitos de ludicidade e de afetividade na educação. Por fim, salienta-se a importância de reavivar vínculos afetivos e sociais após o longo período de distanciamento social. |
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A ludicidade e a afetividade como instrumentos pedagógicos para o ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino FundamentalEste texto relata as experiências vivenciadas no estágio curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa do IFRS Campus Bento Gonçalves. O Projeto Pedagógico do Curso de Letras prevê a realização de três estágios obrigatórios com regência de classe na Educação Básica. Aqui, apresenta-se o resultado do que foi realizado no primeiroestágio, destinado aos anos finais do Ensino Fundamental. A regência de classe foi realizada no 6º semestre do referido curso. Em decorrência da pandemia de Covid-19 e da dificuldade de acesso às escolas por ela ocasionada, o estágio ocorreu em duplas. Optou-se por lecionar para duas turmas de sétimos anos. Antes de ingressar em sala de aula, a professora regente das turmas foi entrevistada. Além disso, realizou-se uma visita à escola, momento em que também foi lido o Projeto PolíticoPedagógico com foco na proposta curricular de Língua Portuguesa. Ao longo do texto, descreve-se a configuração da regência de classe, os objetivos e as estratégias de ensino desenvolvidas em momentos de Ensino Remoto Emergencial; e abordamse os conceitos de ludicidade e de afetividade na educação. Por fim, salienta-se a importância de reavivar vínculos afetivos e sociais após o longo período de distanciamento social. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2022-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/574810.35819/linguatec.v7.n1.5748LínguaTec; v. 7 n. 1 (2022); 224-2362525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5748/3113Copyright (c) 2022 Robert Reiziger de Melo Rodrigues, Karina Aparecida Oliveira da Silveira, Cristina Bohn Citolinhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Robert Reiziger de MeloSilveira, Karina Aparecida Oliveira daCitolin, Cristina Bohn2022-06-23T18:39:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5748Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2022-06-23T18:39:02LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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