Gêneros jornalísticos em livros didáticos de língua portuguesa: uma abordagem textual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5933 |
Resumo: | Pautado na perspectiva teórica da Linguística Textual, este artigo objetiva analisar os gêneros textuais/discursivos do domínio jornalístico nas coleções Apoema e Projeto Teláris, em livros didáticos de língua portuguesa referentes aos 8º e 9º anos. Ao contemplar diferentes práticas comunicativas, tanto do jornal impresso como do jornal digital, este trabalho verifica, nos referidos gêneros, os elementos multimodais, hipertextuais, bem como aspectos da tríade bakhtiniana (conteúdo temático, estrutura composicional e estilo), analisando se as atividades propostas nos referidos materiais são relevantes à prática de leitura e produção textual. Investigou-se, aqui, um total de 13 gêneros jornalísticos nos livros selecionados, buscando-se,também, contemplar as práticas jornalísticas em diferentes ambientes e suportes. A partir deste estudo, foi possível observar, nas coleções selecionadas, uma preponderância dos gêneros do suporte impresso, como, por exemplo, a notícia, o artigo de opinião, a reportagem, a crônica, a charge etc. Em relação aos gêneros que ocorrem exclusivamente no ambiente digital, verificou-se, basicamente, a presença do gênero blog, embora tenham sido também encontrados gêneros associados a outros suportes midiáticos, como a telerreportagem e radiorreportagem. Em relação ao tratamento dos gêneros jornalísticos para o ensino de Língua Portuguesa, percebeu-se, nas duas coleções, que as atividades propostas, em sua maioria, estavam relacionadas ao ensino da gramática normativa, isto é, centradas mera na classificação de palavras e expressões. Assim, destaca-se que apenas algumas atividades puderam ser consideradas satisfatórias, posto que refletiram, na perspectiva dos gêneros, um trabalho significativo e coerente em relação à prática de leitura e escrita. Isso se deu a partir de atividades de caráter teórico-prático, nas seções “Foco na Produção”, nos livros da coleção Apoema, e “Produção de texto”, nos livros dacoleção Projeto Teláris. |
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