Geometria no ensino fundamental : formação continuada de professores e sua prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viviani, Adriana E. Bohn
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/385
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo verificar se a formação continuada dos professores influencia no ensino de Geometria no quinto ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Para tanto, foi organizada uma formação para professores das redes municipal e estadual, no município de Bento Gonçalves, abordando vários conteúdos deste ano e, nesta, uma oficina específica para o estudo da Geometria. Num segundo momento, duas professoras, que participaram da oficina, aplicaram algumas atividades de Geometria nas suas aulas. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, baseada na metodologia da Pesquisa-ação. Os instrumentos escolhidos para a coleta de dados foram dois questionários, o primeiro destinado a captar as concepções iniciais dos professores que participaram da formação, e o segundo direcionado as duas professoras, que aplicaram algumas atividades de Geometria desenvolvidas durante a formação, em suas aulas. A partir da análise dos questionários, foi possível perceber que a formação continuada é uma forma de provocar mudanças profundas na postura dos professores em sala de aula; promovendo a socialização de novas práticas e oportunizando, assim, novos espaços de diálogos. Desta maneira, o estudante, sujeito desta ação, sentir-se-á motivado para a realização das atividades propostas.
id IFRS-4_0a04b6a4fe8251364c89252697a09982
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/385
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Geometria no ensino fundamental : formação continuada de professores e sua prática pedagógicaMatemáticaGeometriaEste artigo tem como principal objetivo verificar se a formação continuada dos professores influencia no ensino de Geometria no quinto ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Para tanto, foi organizada uma formação para professores das redes municipal e estadual, no município de Bento Gonçalves, abordando vários conteúdos deste ano e, nesta, uma oficina específica para o estudo da Geometria. Num segundo momento, duas professoras, que participaram da oficina, aplicaram algumas atividades de Geometria nas suas aulas. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, baseada na metodologia da Pesquisa-ação. Os instrumentos escolhidos para a coleta de dados foram dois questionários, o primeiro destinado a captar as concepções iniciais dos professores que participaram da formação, e o segundo direcionado as duas professoras, que aplicaram algumas atividades de Geometria desenvolvidas durante a formação, em suas aulas. A partir da análise dos questionários, foi possível perceber que a formação continuada é uma forma de provocar mudanças profundas na postura dos professores em sala de aula; promovendo a socialização de novas práticas e oportunizando, assim, novos espaços de diálogos. Desta maneira, o estudante, sujeito desta ação, sentir-se-á motivado para a realização das atividades propostas.Sonego, Giseli VergíniaViviani, Adriana E. Bohn2021-08-05T00:16:23Z2021-08-05T00:16:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-11-18T18:36:28Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/385Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-11-18T18:36:28Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria no ensino fundamental : formação continuada de professores e sua prática pedagógica
title Geometria no ensino fundamental : formação continuada de professores e sua prática pedagógica
spellingShingle Geometria no ensino fundamental : formação continuada de professores e sua prática pedagógica
Viviani, Adriana E. Bohn
Matemática
Geometria
title_short Geometria no ensino fundamental : formação continuada de professores e sua prática pedagógica
title_full Geometria no ensino fundamental : formação continuada de professores e sua prática pedagógica
title_fullStr Geometria no ensino fundamental : formação continuada de professores e sua prática pedagógica
title_full_unstemmed Geometria no ensino fundamental : formação continuada de professores e sua prática pedagógica
title_sort Geometria no ensino fundamental : formação continuada de professores e sua prática pedagógica
author Viviani, Adriana E. Bohn
author_facet Viviani, Adriana E. Bohn
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sonego, Giseli Vergínia
dc.contributor.author.fl_str_mv Viviani, Adriana E. Bohn
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Geometria
topic Matemática
Geometria
description Este artigo tem como principal objetivo verificar se a formação continuada dos professores influencia no ensino de Geometria no quinto ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Para tanto, foi organizada uma formação para professores das redes municipal e estadual, no município de Bento Gonçalves, abordando vários conteúdos deste ano e, nesta, uma oficina específica para o estudo da Geometria. Num segundo momento, duas professoras, que participaram da oficina, aplicaram algumas atividades de Geometria nas suas aulas. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, baseada na metodologia da Pesquisa-ação. Os instrumentos escolhidos para a coleta de dados foram dois questionários, o primeiro destinado a captar as concepções iniciais dos professores que participaram da formação, e o segundo direcionado as duas professoras, que aplicaram algumas atividades de Geometria desenvolvidas durante a formação, em suas aulas. A partir da análise dos questionários, foi possível perceber que a formação continuada é uma forma de provocar mudanças profundas na postura dos professores em sala de aula; promovendo a socialização de novas práticas e oportunizando, assim, novos espaços de diálogos. Desta maneira, o estudante, sujeito desta ação, sentir-se-á motivado para a realização das atividades propostas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-05T00:16:23Z
2021-08-05T00:16:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/385
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1810022016538902528