Geometria no ensino fundamental : formação continuada de professores e sua prática pedagógica
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/385 |
Resumo: | Este artigo tem como principal objetivo verificar se a formação continuada dos professores influencia no ensino de Geometria no quinto ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Para tanto, foi organizada uma formação para professores das redes municipal e estadual, no município de Bento Gonçalves, abordando vários conteúdos deste ano e, nesta, uma oficina específica para o estudo da Geometria. Num segundo momento, duas professoras, que participaram da oficina, aplicaram algumas atividades de Geometria nas suas aulas. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, baseada na metodologia da Pesquisa-ação. Os instrumentos escolhidos para a coleta de dados foram dois questionários, o primeiro destinado a captar as concepções iniciais dos professores que participaram da formação, e o segundo direcionado as duas professoras, que aplicaram algumas atividades de Geometria desenvolvidas durante a formação, em suas aulas. A partir da análise dos questionários, foi possível perceber que a formação continuada é uma forma de provocar mudanças profundas na postura dos professores em sala de aula; promovendo a socialização de novas práticas e oportunizando, assim, novos espaços de diálogos. Desta maneira, o estudante, sujeito desta ação, sentir-se-á motivado para a realização das atividades propostas. |
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Geometria no ensino fundamental : formação continuada de professores e sua prática pedagógicaMatemáticaGeometriaEste artigo tem como principal objetivo verificar se a formação continuada dos professores influencia no ensino de Geometria no quinto ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Para tanto, foi organizada uma formação para professores das redes municipal e estadual, no município de Bento Gonçalves, abordando vários conteúdos deste ano e, nesta, uma oficina específica para o estudo da Geometria. Num segundo momento, duas professoras, que participaram da oficina, aplicaram algumas atividades de Geometria nas suas aulas. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, baseada na metodologia da Pesquisa-ação. Os instrumentos escolhidos para a coleta de dados foram dois questionários, o primeiro destinado a captar as concepções iniciais dos professores que participaram da formação, e o segundo direcionado as duas professoras, que aplicaram algumas atividades de Geometria desenvolvidas durante a formação, em suas aulas. A partir da análise dos questionários, foi possível perceber que a formação continuada é uma forma de provocar mudanças profundas na postura dos professores em sala de aula; promovendo a socialização de novas práticas e oportunizando, assim, novos espaços de diálogos. Desta maneira, o estudante, sujeito desta ação, sentir-se-á motivado para a realização das atividades propostas.Sonego, Giseli VergíniaViviani, Adriana E. Bohn2021-08-05T00:16:23Z2021-08-05T00:16:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-11-18T18:36:28Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/385Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-11-18T18:36:28Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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