Boas práticas de manipulação, produção e processamento de alimentos e informação de propriedades nutricionais: contribuições para o processo ensino-aprendizagem de Agroindústria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Flávia da Rosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/187
Resumo: A Agroindústria pode ser um excelente espaço de ensino-aprendizagem, considerando que alia educação e trabalho, bem como teoria e prática. Logo, a Unidade Curricular de Agroindústria torna-se indispensável para o curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio (TAIEM), dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Portanto, questiona-se: como ensinar boas práticas de manipulação, produção e processamento de matérias-primas e informações de propriedades nutricionais nas aulas teórico-práticas realizadas no curso TAIEM? Desta forma, a presente investigação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, teve o objetivo de compreender conceitos e fundamentos de boas práticas de manipulação, produção e processamento de matérias-primas e, igualmente, de informações de propriedades nutricionais com a finalidade de produzir um produto educacional para ser utilizado no processo de ensino-aprendizagem no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, na Agroindústria. Classifica-se esta pesquisa enquanto aplicada de abordagem qualitativa e quantitativa, delimitada por meio de procedimentos técnicos bibliográficos e de campo. Apresenta-se como campo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Campus Santa Rosa do Sul. Como universo, abrange-se estudantes do primeiro ano do curso TAIEM, sendo que 102 alunos responderam ao questionário inicial com perguntas formuladas, a partir de categorias norteadoras dos objetivos pretendidos. A pesquisa também usou de entrevistas com três servidores, a saber: uma técnica em alimentos e laticínios, um técnico em agropecuária e um professor responsável pela Unidade Curricular de Agroindústria. Para compreender criticamente o conteúdo e as significações do material coletado, recorreu-se à análise de conteúdo. Como parte desta pesquisa, foi elaborado, aplicado e avaliado um produto educacional: um guia didático em formato de e-book, de apoio à Unidade Curricular de Agroindústria. Este instrumento busca tornar possível que as atividades desenvolvidas no Instituto Federal, Campus Santa Rosa do Sul, sejam replicadas em outras instituições de ensino do país com a mesma aceitação demonstrada pelos educandos ora participantes. Para avaliação do produto, 71 alunos responderam ao questionário final, assim como houve a observação participante. Verificou-se no estudo que: a Agroindústria pode ser um espaço de ensino aprendizagem, o qual atrela trabalho e educação, teoria e prática; o produto educacional desenvolvido facilitou o processo de ensino-aprendizagem; e é necessária a elaboração de outros materiais de apoio (guias, vídeos, documentários, sequência didática, aplicativo computacional, jogo, equipamento, exposição, etc.) à Unidade Curricular. Acredita-se que, com os resultados obtidos, é relevante disponibilizar aos Institutos Federais, bem como às escolas de educação profissional e tecnológica, um produto educacional acerca do tema desenvolvido com a finalidade de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem no ambiente da Agroindústria.
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Desta forma, a presente investigação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, teve o objetivo de compreender conceitos e fundamentos de boas práticas de manipulação, produção e processamento de matérias-primas e, igualmente, de informações de propriedades nutricionais com a finalidade de produzir um produto educacional para ser utilizado no processo de ensino-aprendizagem no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, na Agroindústria. Classifica-se esta pesquisa enquanto aplicada de abordagem qualitativa e quantitativa, delimitada por meio de procedimentos técnicos bibliográficos e de campo. Apresenta-se como campo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Campus Santa Rosa do Sul. Como universo, abrange-se estudantes do primeiro ano do curso TAIEM, sendo que 102 alunos responderam ao questionário inicial com perguntas formuladas, a partir de categorias norteadoras dos objetivos pretendidos. A pesquisa também usou de entrevistas com três servidores, a saber: uma técnica em alimentos e laticínios, um técnico em agropecuária e um professor responsável pela Unidade Curricular de Agroindústria. Para compreender criticamente o conteúdo e as significações do material coletado, recorreu-se à análise de conteúdo. Como parte desta pesquisa, foi elaborado, aplicado e avaliado um produto educacional: um guia didático em formato de e-book, de apoio à Unidade Curricular de Agroindústria. Este instrumento busca tornar possível que as atividades desenvolvidas no Instituto Federal, Campus Santa Rosa do Sul, sejam replicadas em outras instituições de ensino do país com a mesma aceitação demonstrada pelos educandos ora participantes. Para avaliação do produto, 71 alunos responderam ao questionário final, assim como houve a observação participante. Verificou-se no estudo que: a Agroindústria pode ser um espaço de ensino aprendizagem, o qual atrela trabalho e educação, teoria e prática; o produto educacional desenvolvido facilitou o processo de ensino-aprendizagem; e é necessária a elaboração de outros materiais de apoio (guias, vídeos, documentários, sequência didática, aplicativo computacional, jogo, equipamento, exposição, etc.) à Unidade Curricular. Acredita-se que, com os resultados obtidos, é relevante disponibilizar aos Institutos Federais, bem como às escolas de educação profissional e tecnológica, um produto educacional acerca do tema desenvolvido com a finalidade de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem no ambiente da Agroindústria.Agroindustry can be an excellent teaching-learning space, considering that it combines education and work, as well as theory and practice. Therefore, the Agroindustry Curricular Unit becomes indispensable for the Technical course in Agriculture Integrated to High School, from the Federal Institutes of Education, Science and Technology. Therefore, the question is: how to teach good practices in handling, production and processing of raw materials and information on nutritional properties in theoretical-practical classes held in the course? Thus, the present investigation, linked to the Graduate Program in Professional and Technological Education, had the objective of understanding concepts and fundamentals of good practices in the handling, production and processing of raw materials and, equally, information on nutritional properties with the purpose of producing an educational product to be used in the teaching-learning process in the Technical course in Agriculture Integrated to High School, in Agroindustry. This research is classified as applied with a qualitative and quantitative approach, delimited through of bibliographic and field technical procedures. The Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina, Campus Santa Rosa do Sul is presented as a field. As a universe, it includes students from the first year of the Technical course in Agriculture Integrated to High School, as well 102 students answered the initial questionnaire as three servers, namely: a technician in food and dairy, a technician in agriculture and a professor responsible for the Agroindustry Curricular Unit. For data collection, semi-structured interviews and questionnaires were used, with questions formulated from guiding categories of the intended objectives, in addition to participant observation. The survey also used interviews with three civil servants To critically understand the content and meanings of the collected material, content analysis was used. For product evaluation, 71 students answered the final questionnaire, as well as participant observation. As part of this research, an educational product was elaborated, applied and evaluated: a didactic guide in e-book format, in support of the Agroindustry Curricular Unit. This instrument seeks to make it possible for the activities developed at the Federal Institute, Campus Santa Rosa do Sul, to be replicated in other educational institutions in the country with the same acceptance shown by the students now participating. It was verified in the study that: the Agroindustry can be a teaching-learning space, which links work and education, theory and practice; the educational product developed facilitated the teaching-learning process; and it is necessary the elaboration of other support materials (guides, videos, documentaries, didactic sequence, computer application, game, equipment, exhibition, etc.) to the Curricular Unit. It is believed that, with the results obtained, it is relevant to make available to Federal Institutes, as well as to professional and technological education schools, an educational product on the theme developed with the purpose of contributing to the teaching-learning process in the Agroindustry environment.Castaman, Ana SaraSilveira, Flávia da Rosa2020-11-05T14:49:17Z2020-11-05T14:49:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/187porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-06T12:05:16Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/187Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-06T12:05:16Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
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