Conselho de Campus: espaço de representatividade, formação política e educação informal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Henrique Leonardi de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/174
Resumo: Esta investigação teve a finalidade de analisar e propor aportes que incentivem a participação da comunidade acadêmica do IFRS - Campus Porto Alegre no Conselho de Campus (CONCAMP) que, além de ser considerado um órgão que colabora com o aperfeiçoamento do processo educativo e zela pela execução das políticas do IFRS, pode contribuir para a formação política de seus integrantes por meio de um processo de educação informal. Foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) ? Campus Porto Alegre, a respeito de seu CONCAMP. Foram envolvidos alguns dos atuais membros deste conselho, sendo três técnicos administrativos, dois professores, dois estudantes e um membro da comunidade externa. Além desses, ex-membros do referido Conselho participaram da investigação na proporção: quatro técnicos administrativos, um professor e um estudante. Por fim, outros sujeitos foram incluídos, sendo três técnicos administrativos, um professor e um estudante que nunca atuaram no CONCAMP, nem mesmo como suplentes. Constituída numa abordagem qualitativa, foi produzida por meio de análise documental em textos da legislação educacional e regulamentos relacionados ao CONCAMP do IFRS - Campus Porto Alegre. Também foram realizadas entrevistas abertas semiestruturadas com os sujeitos citados anteriormente e aplicados questionários com questões abertas e fechadas gerando apontamentos sobre suas experiências, dificuldades, facilidades, aprendizados, com relação ao envolvimento com o CONCAMP. Com esses procedimentos, além de pesquisa bibliográfica sobre os fundamentos da gestão democrática, foi realizada a análise dos dados obtidos, produzindo este artigo e um produto educacional em formato de material textual, composto de modelo de política institucional e campanha informativa, já que concluiu-se pela necessidade de intervenção no aumento da participação no CONCAMP, principalmente do segmento dos estudantes e que a formatação do Conselho do Campus Porto Alegre poderia sofrer algumas alterações nas suas dinâmicas, composição e funcionamento, mesmo que represente conquista democrática frente a instâncias semelhantes em outros Institutos Federais ou Universidades públicas quanto à gestão democrática. Após validação do produto educacional junto a membros da comunidade do Campus Porto Alegre, foram realizadas melhorias estéticas e conceituais no material textual, tornando-o relevante para estimular a participação da comunidade na principal esfera de gestão democrática dos campi de uma instituição federal de educação profissional e tecnológica, contribuindo assim na formação dos sujeitos nela atuantes.
id IFRS-4_21ef48312a12d128977fdb6d4b51a0cc
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/174
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Conselho de Campus: espaço de representatividade, formação política e educação informalEnsino profissionalConselhos de educaçãoEducação - Aspectos políticosEducação integralEsta investigação teve a finalidade de analisar e propor aportes que incentivem a participação da comunidade acadêmica do IFRS - Campus Porto Alegre no Conselho de Campus (CONCAMP) que, além de ser considerado um órgão que colabora com o aperfeiçoamento do processo educativo e zela pela execução das políticas do IFRS, pode contribuir para a formação política de seus integrantes por meio de um processo de educação informal. Foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) ? Campus Porto Alegre, a respeito de seu CONCAMP. Foram envolvidos alguns dos atuais membros deste conselho, sendo três técnicos administrativos, dois professores, dois estudantes e um membro da comunidade externa. Além desses, ex-membros do referido Conselho participaram da investigação na proporção: quatro técnicos administrativos, um professor e um estudante. Por fim, outros sujeitos foram incluídos, sendo três técnicos administrativos, um professor e um estudante que nunca atuaram no CONCAMP, nem mesmo como suplentes. Constituída numa abordagem qualitativa, foi produzida por meio de análise documental em textos da legislação educacional e regulamentos relacionados ao CONCAMP do IFRS - Campus Porto Alegre. Também foram realizadas entrevistas abertas semiestruturadas com os sujeitos citados anteriormente e aplicados questionários com questões abertas e fechadas gerando apontamentos sobre suas experiências, dificuldades, facilidades, aprendizados, com relação ao envolvimento com o CONCAMP. Com esses procedimentos, além de pesquisa bibliográfica sobre os fundamentos da gestão democrática, foi realizada a análise dos dados obtidos, produzindo este artigo e um produto educacional em formato de material textual, composto de modelo de política institucional e campanha informativa, já que concluiu-se pela necessidade de intervenção no aumento da participação no CONCAMP, principalmente do segmento dos estudantes e que a formatação do Conselho do Campus Porto Alegre poderia sofrer algumas alterações nas suas dinâmicas, composição e funcionamento, mesmo que represente conquista democrática frente a instâncias semelhantes em outros Institutos Federais ou Universidades públicas quanto à gestão democrática. Após validação do produto educacional junto a membros da comunidade do Campus Porto Alegre, foram realizadas melhorias estéticas e conceituais no material textual, tornando-o relevante para estimular a participação da comunidade na principal esfera de gestão democrática dos campi de uma instituição federal de educação profissional e tecnológica, contribuindo assim na formação dos sujeitos nela atuantes.The participation of the IFRS - Campus Porto Alegre academic community in the Campus Council (CONCAMP), which, besides being considered a structure that contributes to the improvement of the educational process and ensures the implementation of IFRS policies, can contribute to the political formation of its members through an informal education process. It was held at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, regarding its CONCAMP. Some of the current members of this council were involved, including three administrative technicians, two teachers, two students and one member of the external community. In addition, former Board members participated in the investigation in proportion: four administrative technicians, one teacher and one student. Finally, other subjects were included: three administrative technicians, a teacher and a student who never worked at CONCAMP, not even as alternates. Constituted in a qualitative approach, it was produced through document analysis in texts of educational legislation and regulations related to IFRS - Campus Porto Alegre CONCAMP. Semi-structured open interviews were also conducted with the above mentioned subjects and questionnaires with open and closed questions were applied, generating notes about their experiences, difficulties, facilities, learning, regarding the involvement with CONCAMP. With these procedures, in addition to bibliographic research on the foundations of democratic management, we analyzed the data obtained, producing this article and an educational product in textual material format, composed of institutional policy model and information campaign, since it concluded due to the need to intervene to increase participation in CONCAMP, especially in the student segment and that the formatting of the Campus Porto Alegre’s Council could undergo some changes in its dynamics, composition and functioning, even though it represents a democratic conquest in the face of similar instances in others Federal Institutes or Public Universities when it comes to democratic management. After validating the educational product with members of the Porto Alegre Campus community, aesthetic and conceptual improvements were made over, turning it stimulating to the participation of the community in the main sphere of democratic management of the campuses of a federal institution of professional and technological education, thus contributing to the formation of the subjects acting in it.Vieira, Josimar de AparecidoOliveira, Henrique Leonardi de2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/174porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-06T11:06:35Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/174Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-06T11:06:35Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Conselho de Campus: espaço de representatividade, formação política e educação informal
title Conselho de Campus: espaço de representatividade, formação política e educação informal
spellingShingle Conselho de Campus: espaço de representatividade, formação política e educação informal
Oliveira, Henrique Leonardi de
Ensino profissional
Conselhos de educação
Educação - Aspectos políticos
Educação integral
title_short Conselho de Campus: espaço de representatividade, formação política e educação informal
title_full Conselho de Campus: espaço de representatividade, formação política e educação informal
title_fullStr Conselho de Campus: espaço de representatividade, formação política e educação informal
title_full_unstemmed Conselho de Campus: espaço de representatividade, formação política e educação informal
title_sort Conselho de Campus: espaço de representatividade, formação política e educação informal
author Oliveira, Henrique Leonardi de
author_facet Oliveira, Henrique Leonardi de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Josimar de Aparecido
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Henrique Leonardi de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Conselhos de educação
Educação - Aspectos políticos
Educação integral
topic Ensino profissional
Conselhos de educação
Educação - Aspectos políticos
Educação integral
description Esta investigação teve a finalidade de analisar e propor aportes que incentivem a participação da comunidade acadêmica do IFRS - Campus Porto Alegre no Conselho de Campus (CONCAMP) que, além de ser considerado um órgão que colabora com o aperfeiçoamento do processo educativo e zela pela execução das políticas do IFRS, pode contribuir para a formação política de seus integrantes por meio de um processo de educação informal. Foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) ? Campus Porto Alegre, a respeito de seu CONCAMP. Foram envolvidos alguns dos atuais membros deste conselho, sendo três técnicos administrativos, dois professores, dois estudantes e um membro da comunidade externa. Além desses, ex-membros do referido Conselho participaram da investigação na proporção: quatro técnicos administrativos, um professor e um estudante. Por fim, outros sujeitos foram incluídos, sendo três técnicos administrativos, um professor e um estudante que nunca atuaram no CONCAMP, nem mesmo como suplentes. Constituída numa abordagem qualitativa, foi produzida por meio de análise documental em textos da legislação educacional e regulamentos relacionados ao CONCAMP do IFRS - Campus Porto Alegre. Também foram realizadas entrevistas abertas semiestruturadas com os sujeitos citados anteriormente e aplicados questionários com questões abertas e fechadas gerando apontamentos sobre suas experiências, dificuldades, facilidades, aprendizados, com relação ao envolvimento com o CONCAMP. Com esses procedimentos, além de pesquisa bibliográfica sobre os fundamentos da gestão democrática, foi realizada a análise dos dados obtidos, produzindo este artigo e um produto educacional em formato de material textual, composto de modelo de política institucional e campanha informativa, já que concluiu-se pela necessidade de intervenção no aumento da participação no CONCAMP, principalmente do segmento dos estudantes e que a formatação do Conselho do Campus Porto Alegre poderia sofrer algumas alterações nas suas dinâmicas, composição e funcionamento, mesmo que represente conquista democrática frente a instâncias semelhantes em outros Institutos Federais ou Universidades públicas quanto à gestão democrática. Após validação do produto educacional junto a membros da comunidade do Campus Porto Alegre, foram realizadas melhorias estéticas e conceituais no material textual, tornando-o relevante para estimular a participação da comunidade na principal esfera de gestão democrática dos campi de uma instituição federal de educação profissional e tecnológica, contribuindo assim na formação dos sujeitos nela atuantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/174
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1813897512598110208