Identidade e pertencimento: um diagnóstico do ensino dos conteúdos locais nos anos iniciais da rede municipal de educação de Capão da Canoa (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wamser, Angelita de Cássia Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/536
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa exploratória com o objetivo de caracterizar o ensino dos conteúdos da identidade local – história, geografia, meio ambiente e cultura do município – nos anos iniciais do Ensino Fundamental, isto é, do primeiro ao quinto ano, na rede municipal de educação de Capão da Canoa. Esse município localiza-se no litoral norte do estado do Rio Grande do Sul. Tendo sua economia movimentada pelo turismo, pela construção civil, pelo comércio imobiliário e pelo comércio em geral, tem apresentado grande crescimento populacional nos últimos anos. Acompanhando o crescimento populacional, a procura por vagas nas escolas municipais também cresce, da mesma forma que a aquisição de profissionais da educação para atender essa demanda. Esse fenômeno migratório no contexto da pós-modernidade líquida denunciada por Zygmunt Bauman poderia colocar na berlinda as questões de pertencimento à identidade local e educação para a cidadania. Entretanto, outros fatores também podem influenciar de forma negativa ou positiva o ensino dos conteúdos da identidade local. Neste estudo qualitativo-quantitativo, as percepções dos docentes da rede municipal de ensino foram coletadas através de questionários e entrevistas, tendo sido analisadas à luz das teorias de Bauman, Hall, Candau e outros autores sobre identidade, pertencimento e educação para a cidadania, revelando assim um quadro diagnóstico que pode ter grande utilidade na definição de currículos, programas de formação de professores e políticas públicas para a educação.
id IFRS-4_41a512f6e74f48d1fc6f692ba835e84a
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/536
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Identidade e pertencimento: um diagnóstico do ensino dos conteúdos locais nos anos iniciais da rede municipal de educação de Capão da Canoa (RS)CidadaniaEstudantes do ensino fundamentalCapão da Canoa (RS)Este trabalho é o resultado de uma pesquisa exploratória com o objetivo de caracterizar o ensino dos conteúdos da identidade local – história, geografia, meio ambiente e cultura do município – nos anos iniciais do Ensino Fundamental, isto é, do primeiro ao quinto ano, na rede municipal de educação de Capão da Canoa. Esse município localiza-se no litoral norte do estado do Rio Grande do Sul. Tendo sua economia movimentada pelo turismo, pela construção civil, pelo comércio imobiliário e pelo comércio em geral, tem apresentado grande crescimento populacional nos últimos anos. Acompanhando o crescimento populacional, a procura por vagas nas escolas municipais também cresce, da mesma forma que a aquisição de profissionais da educação para atender essa demanda. Esse fenômeno migratório no contexto da pós-modernidade líquida denunciada por Zygmunt Bauman poderia colocar na berlinda as questões de pertencimento à identidade local e educação para a cidadania. Entretanto, outros fatores também podem influenciar de forma negativa ou positiva o ensino dos conteúdos da identidade local. Neste estudo qualitativo-quantitativo, as percepções dos docentes da rede municipal de ensino foram coletadas através de questionários e entrevistas, tendo sido analisadas à luz das teorias de Bauman, Hall, Candau e outros autores sobre identidade, pertencimento e educação para a cidadania, revelando assim um quadro diagnóstico que pode ter grande utilidade na definição de currículos, programas de formação de professores e políticas públicas para a educação.This work is the result of an exploratory research with the objective to characterize the teaching of local identity content - history, geography, environment and culture of the municipality - in the early years of Elementary School, that is, from the first to the fifth year, in the municipal education network of Capão da Canoa. This municipality is located on the northern coast of the state of Rio Grande do Sul. Having its economy driven by tourism, civil construction, real estate and commerce in general, it has shown great population growth in recent years. Following population growth, the demand for places in municipal schools also grows, as does the acquisition of education professionals to meet this demand. This migratory phenomenon in the context of liquid post-modernity denounced by Zygmunt Bauman could put issues of belonging to local identity and education for citizenship in the spotlight. However, other factors can also negatively or positively influence the teaching of local identity content. In this qualitative-quantitative study, the perceptions of teachers from the municipal school system were collected through questionnaires and interviews, having been analyzed in the light of the theories of Bauman, Hall, Candau and other authors on identity, belonging and education for citizenship, revealing thus a diagnostic framework that can be very useful in defining curricula, teacher training programs and public policies for education.Oliveira, Maria Augusta Martiarena deWamser, Angelita de Cássia Fernandes2022-07-04T22:13:42Z2022-07-04T22:13:42Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/536porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-07-26T10:49:16Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/536Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-07-26T10:49:16Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade e pertencimento: um diagnóstico do ensino dos conteúdos locais nos anos iniciais da rede municipal de educação de Capão da Canoa (RS)
title Identidade e pertencimento: um diagnóstico do ensino dos conteúdos locais nos anos iniciais da rede municipal de educação de Capão da Canoa (RS)
spellingShingle Identidade e pertencimento: um diagnóstico do ensino dos conteúdos locais nos anos iniciais da rede municipal de educação de Capão da Canoa (RS)
Wamser, Angelita de Cássia Fernandes
Cidadania
Estudantes do ensino fundamental
Capão da Canoa (RS)
title_short Identidade e pertencimento: um diagnóstico do ensino dos conteúdos locais nos anos iniciais da rede municipal de educação de Capão da Canoa (RS)
title_full Identidade e pertencimento: um diagnóstico do ensino dos conteúdos locais nos anos iniciais da rede municipal de educação de Capão da Canoa (RS)
title_fullStr Identidade e pertencimento: um diagnóstico do ensino dos conteúdos locais nos anos iniciais da rede municipal de educação de Capão da Canoa (RS)
title_full_unstemmed Identidade e pertencimento: um diagnóstico do ensino dos conteúdos locais nos anos iniciais da rede municipal de educação de Capão da Canoa (RS)
title_sort Identidade e pertencimento: um diagnóstico do ensino dos conteúdos locais nos anos iniciais da rede municipal de educação de Capão da Canoa (RS)
author Wamser, Angelita de Cássia Fernandes
author_facet Wamser, Angelita de Cássia Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Maria Augusta Martiarena de
dc.contributor.author.fl_str_mv Wamser, Angelita de Cássia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Estudantes do ensino fundamental
Capão da Canoa (RS)
topic Cidadania
Estudantes do ensino fundamental
Capão da Canoa (RS)
description Este trabalho é o resultado de uma pesquisa exploratória com o objetivo de caracterizar o ensino dos conteúdos da identidade local – história, geografia, meio ambiente e cultura do município – nos anos iniciais do Ensino Fundamental, isto é, do primeiro ao quinto ano, na rede municipal de educação de Capão da Canoa. Esse município localiza-se no litoral norte do estado do Rio Grande do Sul. Tendo sua economia movimentada pelo turismo, pela construção civil, pelo comércio imobiliário e pelo comércio em geral, tem apresentado grande crescimento populacional nos últimos anos. Acompanhando o crescimento populacional, a procura por vagas nas escolas municipais também cresce, da mesma forma que a aquisição de profissionais da educação para atender essa demanda. Esse fenômeno migratório no contexto da pós-modernidade líquida denunciada por Zygmunt Bauman poderia colocar na berlinda as questões de pertencimento à identidade local e educação para a cidadania. Entretanto, outros fatores também podem influenciar de forma negativa ou positiva o ensino dos conteúdos da identidade local. Neste estudo qualitativo-quantitativo, as percepções dos docentes da rede municipal de ensino foram coletadas através de questionários e entrevistas, tendo sido analisadas à luz das teorias de Bauman, Hall, Candau e outros autores sobre identidade, pertencimento e educação para a cidadania, revelando assim um quadro diagnóstico que pode ter grande utilidade na definição de currículos, programas de formação de professores e políticas públicas para a educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-04T22:13:42Z
2022-07-04T22:13:42Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/536
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1813897512610693120