Letramento Maker: alfabetização tecnológica para fabricação digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Rosana Nitsch
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/503
Resumo: Na contemporaneidade, vivemos um momento de grande avanço tecnológico, que possibilitou que muitas novas tecnologias estivessem ao acesso de qualquer pessoa. Nesse contexto nasceu os espaços de Fabricação Digital - Fab Labs, que são laboratórios de prototipagem rápida de caráter interdisciplinar, com máquinas controladas por computadores, como Impressora 3D e Plotter de Recorte, que não exigem destreza manual para produção de artefatos. Nesses ambientes cada vez mais populares e acessíveis, estando presentes em escolas e em espaços abertos ao público interessado em desenvolver projetos, porém, a falta de conhecimento digital necessário para sua operação ainda é uma barreira. Muitas pessoas interessadas em utilizar esses espaços não sabem como começar a utilização dos mesmos. Este trabalho tem como objetivo geral identificar habilidades e competências mínimas necessárias para que haja uma alfabetização digital que possibilite que os usuários de espaços Makers/Fab Lab desenvolvam autonomamente os seus projetos. Identificar quais são as maiores dificuldades no uso autônomo de softwares e dos equipamentos do Fab Lab e elaborar materiais de uso didático, que possam ser utilizados como suporte para projetos de aprendizagem criativa, auxiliar os usuários de Fab Labs a entrar no mundo Maker e desenvolver seus projetos autonomamente. Para isso foi feita uma pesquisa-ação de natureza participativa onde foi possível elencar os principais pontos de dificuldades. Com base nessa pesquisa foi desenvolvido um material didático que está disponível online para consulta, esse material foi testado por usuários e posteriormente aprimorado.
id IFRS-4_427b463656f7a81750a7311d6d98e20b
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/503
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Letramento Maker: alfabetização tecnológica para fabricação digitalInformática na educaçãoAlfabetizaçãoFaça você mesmoNa contemporaneidade, vivemos um momento de grande avanço tecnológico, que possibilitou que muitas novas tecnologias estivessem ao acesso de qualquer pessoa. Nesse contexto nasceu os espaços de Fabricação Digital - Fab Labs, que são laboratórios de prototipagem rápida de caráter interdisciplinar, com máquinas controladas por computadores, como Impressora 3D e Plotter de Recorte, que não exigem destreza manual para produção de artefatos. Nesses ambientes cada vez mais populares e acessíveis, estando presentes em escolas e em espaços abertos ao público interessado em desenvolver projetos, porém, a falta de conhecimento digital necessário para sua operação ainda é uma barreira. Muitas pessoas interessadas em utilizar esses espaços não sabem como começar a utilização dos mesmos. Este trabalho tem como objetivo geral identificar habilidades e competências mínimas necessárias para que haja uma alfabetização digital que possibilite que os usuários de espaços Makers/Fab Lab desenvolvam autonomamente os seus projetos. Identificar quais são as maiores dificuldades no uso autônomo de softwares e dos equipamentos do Fab Lab e elaborar materiais de uso didático, que possam ser utilizados como suporte para projetos de aprendizagem criativa, auxiliar os usuários de Fab Labs a entrar no mundo Maker e desenvolver seus projetos autonomamente. Para isso foi feita uma pesquisa-ação de natureza participativa onde foi possível elencar os principais pontos de dificuldades. Com base nessa pesquisa foi desenvolvido um material didático que está disponível online para consulta, esse material foi testado por usuários e posteriormente aprimorado.Nowadays, with the great technological advances, which has allowed many new technologies to be accessible to anyone. In such context, the Digital Fabrication Laboratories, Fab Labs for short, were born, which are fast prototyping laboratories of an interdisciplinary nature, with computer-controlled machines, such 3D printers and cutting plotters. In this places, through the use of computers, it is possible to create physical artifacts without handcrafting skills. This kind of environments have seen an increasingly raise in popularity and accessibility lately, becoming part of schools and spaces open to the public interested in developing projects. However, many people interested in using these spaces does not know how to start using them. The intention of this work is to identify the minimum skills and competences necessary for a digital literacy that allows users of Makerspaces/Fab Labs to develop their projects autonomously; to identify the biggest difficulties in the autonomous use of software and Fab Lab equipment; to develop teaching materials which can be used as support for creative learning projects; to help Fab Labs users enter the Maker world and develop their projects independently. For this, action research of a participatory nature was carried out, which made possible to establish the main points of difficulties. Based on this research, teaching materials were developed and made available online for consultation. The materials were tested by users and later revised.Okuyama, Fabio YoshimitsuPeres, AndréPinheiro, Rosana Nitsch2022-03-04T12:38:15Z2022-03-04T12:38:15Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/503porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-06T11:10:59Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/503Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-06T11:10:59Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento Maker: alfabetização tecnológica para fabricação digital
title Letramento Maker: alfabetização tecnológica para fabricação digital
spellingShingle Letramento Maker: alfabetização tecnológica para fabricação digital
Pinheiro, Rosana Nitsch
Informática na educação
Alfabetização
Faça você mesmo
title_short Letramento Maker: alfabetização tecnológica para fabricação digital
title_full Letramento Maker: alfabetização tecnológica para fabricação digital
title_fullStr Letramento Maker: alfabetização tecnológica para fabricação digital
title_full_unstemmed Letramento Maker: alfabetização tecnológica para fabricação digital
title_sort Letramento Maker: alfabetização tecnológica para fabricação digital
author Pinheiro, Rosana Nitsch
author_facet Pinheiro, Rosana Nitsch
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Okuyama, Fabio Yoshimitsu
Peres, André
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Rosana Nitsch
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na educação
Alfabetização
Faça você mesmo
topic Informática na educação
Alfabetização
Faça você mesmo
description Na contemporaneidade, vivemos um momento de grande avanço tecnológico, que possibilitou que muitas novas tecnologias estivessem ao acesso de qualquer pessoa. Nesse contexto nasceu os espaços de Fabricação Digital - Fab Labs, que são laboratórios de prototipagem rápida de caráter interdisciplinar, com máquinas controladas por computadores, como Impressora 3D e Plotter de Recorte, que não exigem destreza manual para produção de artefatos. Nesses ambientes cada vez mais populares e acessíveis, estando presentes em escolas e em espaços abertos ao público interessado em desenvolver projetos, porém, a falta de conhecimento digital necessário para sua operação ainda é uma barreira. Muitas pessoas interessadas em utilizar esses espaços não sabem como começar a utilização dos mesmos. Este trabalho tem como objetivo geral identificar habilidades e competências mínimas necessárias para que haja uma alfabetização digital que possibilite que os usuários de espaços Makers/Fab Lab desenvolvam autonomamente os seus projetos. Identificar quais são as maiores dificuldades no uso autônomo de softwares e dos equipamentos do Fab Lab e elaborar materiais de uso didático, que possam ser utilizados como suporte para projetos de aprendizagem criativa, auxiliar os usuários de Fab Labs a entrar no mundo Maker e desenvolver seus projetos autonomamente. Para isso foi feita uma pesquisa-ação de natureza participativa onde foi possível elencar os principais pontos de dificuldades. Com base nessa pesquisa foi desenvolvido um material didático que está disponível online para consulta, esse material foi testado por usuários e posteriormente aprimorado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-03-04T12:38:15Z
2022-03-04T12:38:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/503
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1801503283260424192