Previdência social x previdência privada x aplicações financeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fassina, Jonas Luciano Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/701
Resumo: A participação de aposentados e pensionistas na população brasileira cresceu 72,1% em 23 anos, sendo que a fatia de inativos passou de 8,2% para 14,2%, no período de 1992 a 2015. No sistema previdenciário brasileiro, optante pelo Regime de Repartição Simples, há mais trabalhadores contribuintes do que beneficiários e, mesmo assim, ainda há déficit. Agravando os dados, vêm à tona o envelhecimento da população, o decréscimo da natalidade e o aumento do trabalho informal. Na tentativa de se evitar o colapso do sistema são tomadas medidas corretivas, como a modificação das regras de aposentadoria compulsória, aprovada pelo Congresso Federal em 2015 e a tentativa de reforma previdenciária que tramita desde novembro de 2017. Em meio a um cenário de incertezas quanto às novas regras previdenciárias desponta o fato de que as condições de bem estar estão vinculadas ao potencial econômico e que, aliado ao envelhecimento, decorre a diminuição da capacidade laboral e aumento do custo de vida. Tal conjuntura fundamenta a importância da implicação financeira que incidirá na vida pós labor. Dessa forma, ao planejamento financeiro pessoal denota o caráter indispensável do conhecimento relacionado às alternativas de remuneração que o Estado e o mercado ofertam.
id IFRS-4_6840c936cd803f26d652a27a4f9a38e1
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/701
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Previdência social x previdência privada x aplicações financeirasAdministraçãoA participação de aposentados e pensionistas na população brasileira cresceu 72,1% em 23 anos, sendo que a fatia de inativos passou de 8,2% para 14,2%, no período de 1992 a 2015. No sistema previdenciário brasileiro, optante pelo Regime de Repartição Simples, há mais trabalhadores contribuintes do que beneficiários e, mesmo assim, ainda há déficit. Agravando os dados, vêm à tona o envelhecimento da população, o decréscimo da natalidade e o aumento do trabalho informal. Na tentativa de se evitar o colapso do sistema são tomadas medidas corretivas, como a modificação das regras de aposentadoria compulsória, aprovada pelo Congresso Federal em 2015 e a tentativa de reforma previdenciária que tramita desde novembro de 2017. Em meio a um cenário de incertezas quanto às novas regras previdenciárias desponta o fato de que as condições de bem estar estão vinculadas ao potencial econômico e que, aliado ao envelhecimento, decorre a diminuição da capacidade laboral e aumento do custo de vida. Tal conjuntura fundamenta a importância da implicação financeira que incidirá na vida pós labor. Dessa forma, ao planejamento financeiro pessoal denota o caráter indispensável do conhecimento relacionado às alternativas de remuneração que o Estado e o mercado ofertam.Oliveira, Júlio César de VargasFassina, Jonas Luciano Oliveira2022-09-14T20:15:07Z2022-09-14T20:15:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/701porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-14T20:15:07Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/701Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-14T20:15:07Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Previdência social x previdência privada x aplicações financeiras
title Previdência social x previdência privada x aplicações financeiras
spellingShingle Previdência social x previdência privada x aplicações financeiras
Fassina, Jonas Luciano Oliveira
Administração
title_short Previdência social x previdência privada x aplicações financeiras
title_full Previdência social x previdência privada x aplicações financeiras
title_fullStr Previdência social x previdência privada x aplicações financeiras
title_full_unstemmed Previdência social x previdência privada x aplicações financeiras
title_sort Previdência social x previdência privada x aplicações financeiras
author Fassina, Jonas Luciano Oliveira
author_facet Fassina, Jonas Luciano Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Júlio César de Vargas
dc.contributor.author.fl_str_mv Fassina, Jonas Luciano Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
topic Administração
description A participação de aposentados e pensionistas na população brasileira cresceu 72,1% em 23 anos, sendo que a fatia de inativos passou de 8,2% para 14,2%, no período de 1992 a 2015. No sistema previdenciário brasileiro, optante pelo Regime de Repartição Simples, há mais trabalhadores contribuintes do que beneficiários e, mesmo assim, ainda há déficit. Agravando os dados, vêm à tona o envelhecimento da população, o decréscimo da natalidade e o aumento do trabalho informal. Na tentativa de se evitar o colapso do sistema são tomadas medidas corretivas, como a modificação das regras de aposentadoria compulsória, aprovada pelo Congresso Federal em 2015 e a tentativa de reforma previdenciária que tramita desde novembro de 2017. Em meio a um cenário de incertezas quanto às novas regras previdenciárias desponta o fato de que as condições de bem estar estão vinculadas ao potencial econômico e que, aliado ao envelhecimento, decorre a diminuição da capacidade laboral e aumento do custo de vida. Tal conjuntura fundamenta a importância da implicação financeira que incidirá na vida pós labor. Dessa forma, ao planejamento financeiro pessoal denota o caráter indispensável do conhecimento relacionado às alternativas de remuneração que o Estado e o mercado ofertam.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-14T20:15:07Z
2022-09-14T20:15:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/701
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1810022016457113600