Estilos de comunicação utilizados pelas marcas : a influência da utilização de linguagem formal e informal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/658 |
Resumo: | As mídias sociais têm contribuído para uma maior aproximação entre empresa e consumidor, além de facilitar a sua comunicação. Enquanto algumas marcas são mais conservadoras, utilizando linguagem formal para se comunicar, outras optam por um estilo descontraído, recorrendo a linguagem informal. Por meio de dois estudos, este trabalho buscou evidências de que o estilo de comunicação utilizado pelas marcas, nas interações com o consumidor, pudesse influenciar em aspectos como sua intenção de compra, percepção de credibilidade atribuída à marca e percepção de pessoalidade da marca. Além disso, buscou evidências de que a utilização de um estilo de comunicação específico fosse capaz de aumentar o engajamento dos consumidores com os anúncios das marcas e suas mídias socias. Buscou-se verificar, ainda, se a autopercepção do consumidor é capaz de criar preferências por um estilo de comunicação específico. Os resultados sugerem que, de acordo com o autoconceito dos consumidores e o estilo de comunicação que as empresas utilizam para se comunicar, pode haver maior engajamento em determinados aspectos. |
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Estilos de comunicação utilizados pelas marcas : a influência da utilização de linguagem formal e informalAdministraçãoAs mídias sociais têm contribuído para uma maior aproximação entre empresa e consumidor, além de facilitar a sua comunicação. Enquanto algumas marcas são mais conservadoras, utilizando linguagem formal para se comunicar, outras optam por um estilo descontraído, recorrendo a linguagem informal. Por meio de dois estudos, este trabalho buscou evidências de que o estilo de comunicação utilizado pelas marcas, nas interações com o consumidor, pudesse influenciar em aspectos como sua intenção de compra, percepção de credibilidade atribuída à marca e percepção de pessoalidade da marca. Além disso, buscou evidências de que a utilização de um estilo de comunicação específico fosse capaz de aumentar o engajamento dos consumidores com os anúncios das marcas e suas mídias socias. Buscou-se verificar, ainda, se a autopercepção do consumidor é capaz de criar preferências por um estilo de comunicação específico. Os resultados sugerem que, de acordo com o autoconceito dos consumidores e o estilo de comunicação que as empresas utilizam para se comunicar, pode haver maior engajamento em determinados aspectos.Alba, George dos ReisFritzen, Natália2022-09-14T20:14:56Z2022-09-14T20:14:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-14T20:14:56Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/658Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-14T20:14:56Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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