Estilos de comunicação utilizados pelas marcas : a influência da utilização de linguagem formal e informal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fritzen, Natália
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/658
Resumo: As mídias sociais têm contribuído para uma maior aproximação entre empresa e consumidor, além de facilitar a sua comunicação. Enquanto algumas marcas são mais conservadoras, utilizando linguagem formal para se comunicar, outras optam por um estilo descontraído, recorrendo a linguagem informal. Por meio de dois estudos, este trabalho buscou evidências de que o estilo de comunicação utilizado pelas marcas, nas interações com o consumidor, pudesse influenciar em aspectos como sua intenção de compra, percepção de credibilidade atribuída à marca e percepção de pessoalidade da marca. Além disso, buscou evidências de que a utilização de um estilo de comunicação específico fosse capaz de aumentar o engajamento dos consumidores com os anúncios das marcas e suas mídias socias. Buscou-se verificar, ainda, se a autopercepção do consumidor é capaz de criar preferências por um estilo de comunicação específico. Os resultados sugerem que, de acordo com o autoconceito dos consumidores e o estilo de comunicação que as empresas utilizam para se comunicar, pode haver maior engajamento em determinados aspectos.
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