Satisfação dos clientes em relação aos principais supermercados na cidade de São Sebastião do Caí : uma análise dos 4 p's de marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schons, Bianca
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/711
Resumo: O comércio varejista de supermercados é composto por todos os supermercados da cidade. Para uma cidade estar bem no comércio de supermercados é necessário que elas se alinhem ao marketing, abordando principalmente os 4 P?s, sendo eles: produto, preço, promoção e praça. O principal objetivo deste trabalho é avaliar o grau de satisfação dos clientes do comércio varejista de supermercados da Cidade de São Sebastião do Caí em relação aos 4 P`s de Marketing. Para atingir o objetivo proposto foi aplicado um questionário estruturado em uma amostra não probabilística composta por 150 moradores da Cidade de São Sebastião do Caí. No questionário foram abordados os três maiores supermercados da Cidade de São Sebastião do Caí, e também teve a opção de escolha de outro de preferência do respondente. Os principais resultados encontrados mostram que a maioria dos consumidores que compuseram a amostra preferem fazer suas compras de maior valor no Supermercado A, tem média de idade de 31 a 60 anos, residem no bairro Loteamento Popular, possuem Segundo Grau Completo ou Superior Incompleto, possuem renda entre 2 e 3 salários mínimos, vão poucos dias por mês aos supermercados, ou seja, de 1 a 7 dias e são clientes há pouco tempo dos supermercados, de 1 a 5 anos. O Supermercado A foi o mais bem avaliado na percepção dos clientes com média geral de 3,47 pontos na escala Likert, seguido dos Supermercados C apresentando 3,43 pontos e seguido do Supermercado B com 3,41 pontos. Com os resultados da pesquisa torna-se possível avaliar o quão satisfeito os clientes estão em relação aos principais supermercados de São Sebastião do Caí. Além disso, foram identificados aspectos a serem melhorados nas organizações, corrigindo as falhas e contribuindo para a elevação do nível da satisfação dos clientes. A importância de se pesquisar este tema é que descobrimos que para as cidades estarem bem no comércio de supermercados é necessário que elas se alinhem ao marketing, abordando principalmente os 4 P?s, sendo eles: produto, preço, promoção e praça. Sendo assim, o cliente percebe a qualidade no comércio varejista quando existe nos supermercados bom atendimento, produtos de qualidade, preços uniformes, promoções adequadas, e que eles estejam num bom ponto de referência.
id IFRS-4_6c93508d484d0a96221bc119ee7636f5
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/711
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Satisfação dos clientes em relação aos principais supermercados na cidade de São Sebastião do Caí : uma análise dos 4 p's de marketingAdministraçãoProcessos gerenciaisO comércio varejista de supermercados é composto por todos os supermercados da cidade. Para uma cidade estar bem no comércio de supermercados é necessário que elas se alinhem ao marketing, abordando principalmente os 4 P?s, sendo eles: produto, preço, promoção e praça. O principal objetivo deste trabalho é avaliar o grau de satisfação dos clientes do comércio varejista de supermercados da Cidade de São Sebastião do Caí em relação aos 4 P`s de Marketing. Para atingir o objetivo proposto foi aplicado um questionário estruturado em uma amostra não probabilística composta por 150 moradores da Cidade de São Sebastião do Caí. No questionário foram abordados os três maiores supermercados da Cidade de São Sebastião do Caí, e também teve a opção de escolha de outro de preferência do respondente. Os principais resultados encontrados mostram que a maioria dos consumidores que compuseram a amostra preferem fazer suas compras de maior valor no Supermercado A, tem média de idade de 31 a 60 anos, residem no bairro Loteamento Popular, possuem Segundo Grau Completo ou Superior Incompleto, possuem renda entre 2 e 3 salários mínimos, vão poucos dias por mês aos supermercados, ou seja, de 1 a 7 dias e são clientes há pouco tempo dos supermercados, de 1 a 5 anos. O Supermercado A foi o mais bem avaliado na percepção dos clientes com média geral de 3,47 pontos na escala Likert, seguido dos Supermercados C apresentando 3,43 pontos e seguido do Supermercado B com 3,41 pontos. Com os resultados da pesquisa torna-se possível avaliar o quão satisfeito os clientes estão em relação aos principais supermercados de São Sebastião do Caí. Além disso, foram identificados aspectos a serem melhorados nas organizações, corrigindo as falhas e contribuindo para a elevação do nível da satisfação dos clientes. A importância de se pesquisar este tema é que descobrimos que para as cidades estarem bem no comércio de supermercados é necessário que elas se alinhem ao marketing, abordando principalmente os 4 P?s, sendo eles: produto, preço, promoção e praça. Sendo assim, o cliente percebe a qualidade no comércio varejista quando existe nos supermercados bom atendimento, produtos de qualidade, preços uniformes, promoções adequadas, e que eles estejam num bom ponto de referência.Miyamoto, Bruno César BritoSchons, Bianca2022-09-14T20:15:10Z2022-09-14T20:15:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/711porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-14T20:15:10Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/711Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-14T20:15:10Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação dos clientes em relação aos principais supermercados na cidade de São Sebastião do Caí : uma análise dos 4 p's de marketing
title Satisfação dos clientes em relação aos principais supermercados na cidade de São Sebastião do Caí : uma análise dos 4 p's de marketing
spellingShingle Satisfação dos clientes em relação aos principais supermercados na cidade de São Sebastião do Caí : uma análise dos 4 p's de marketing
Schons, Bianca
Administração
Processos gerenciais
title_short Satisfação dos clientes em relação aos principais supermercados na cidade de São Sebastião do Caí : uma análise dos 4 p's de marketing
title_full Satisfação dos clientes em relação aos principais supermercados na cidade de São Sebastião do Caí : uma análise dos 4 p's de marketing
title_fullStr Satisfação dos clientes em relação aos principais supermercados na cidade de São Sebastião do Caí : uma análise dos 4 p's de marketing
title_full_unstemmed Satisfação dos clientes em relação aos principais supermercados na cidade de São Sebastião do Caí : uma análise dos 4 p's de marketing
title_sort Satisfação dos clientes em relação aos principais supermercados na cidade de São Sebastião do Caí : uma análise dos 4 p's de marketing
author Schons, Bianca
author_facet Schons, Bianca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miyamoto, Bruno César Brito
dc.contributor.author.fl_str_mv Schons, Bianca
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Processos gerenciais
topic Administração
Processos gerenciais
description O comércio varejista de supermercados é composto por todos os supermercados da cidade. Para uma cidade estar bem no comércio de supermercados é necessário que elas se alinhem ao marketing, abordando principalmente os 4 P?s, sendo eles: produto, preço, promoção e praça. O principal objetivo deste trabalho é avaliar o grau de satisfação dos clientes do comércio varejista de supermercados da Cidade de São Sebastião do Caí em relação aos 4 P`s de Marketing. Para atingir o objetivo proposto foi aplicado um questionário estruturado em uma amostra não probabilística composta por 150 moradores da Cidade de São Sebastião do Caí. No questionário foram abordados os três maiores supermercados da Cidade de São Sebastião do Caí, e também teve a opção de escolha de outro de preferência do respondente. Os principais resultados encontrados mostram que a maioria dos consumidores que compuseram a amostra preferem fazer suas compras de maior valor no Supermercado A, tem média de idade de 31 a 60 anos, residem no bairro Loteamento Popular, possuem Segundo Grau Completo ou Superior Incompleto, possuem renda entre 2 e 3 salários mínimos, vão poucos dias por mês aos supermercados, ou seja, de 1 a 7 dias e são clientes há pouco tempo dos supermercados, de 1 a 5 anos. O Supermercado A foi o mais bem avaliado na percepção dos clientes com média geral de 3,47 pontos na escala Likert, seguido dos Supermercados C apresentando 3,43 pontos e seguido do Supermercado B com 3,41 pontos. Com os resultados da pesquisa torna-se possível avaliar o quão satisfeito os clientes estão em relação aos principais supermercados de São Sebastião do Caí. Além disso, foram identificados aspectos a serem melhorados nas organizações, corrigindo as falhas e contribuindo para a elevação do nível da satisfação dos clientes. A importância de se pesquisar este tema é que descobrimos que para as cidades estarem bem no comércio de supermercados é necessário que elas se alinhem ao marketing, abordando principalmente os 4 P?s, sendo eles: produto, preço, promoção e praça. Sendo assim, o cliente percebe a qualidade no comércio varejista quando existe nos supermercados bom atendimento, produtos de qualidade, preços uniformes, promoções adequadas, e que eles estejam num bom ponto de referência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-14T20:15:10Z
2022-09-14T20:15:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/711
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1813897513680240640