A emergência das mulheres na ação comunitária comu: narrativas, femininos e direitos humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thais Teixeira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/173
Resumo: Este trabalho refere-se à pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Como resultado da presente investigação, foi ofertado um curso de formação continuada visando à formação de jovens lideranças comunitárias, cujos dados produzidos foram sistematizados no formato de uma cartilha. O referido produto é resultante da pesquisa cujo objetivo foi promover um espaço formativo para mulheres do bairro Restinga, valorizando o protagonismo das experiências e trajetórias de vida de lideranças comunitárias femininas. Para tanto foram realizadas entrevistas com cinco lideranças comunitárias femininas do contexto citado, tendo como critério de escolha a existência de vínculo entre as participantes e o Campus Restinga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e com a temática das mulheres. A partir das convergências das entrevistas elaboramos em conjunto a proposta do curso de extensão “A emergência das mulheres na ação comunitária: narrativas, feminismos e direitos humanos”, que teve como objetivo formar mulheres articulando experiências e conhecimentos das lideranças com as trajetórias de vida das participantes do curso. A luta pela equidade de gênero passa pelos processos formativos de mulheres, em especial, os que buscam integrar suas trajetórias de vida com estudos teóricos, acadêmicos e movimentos sociais. O feminismo, os estudos de gênero e estudos feministas trazem uma nova perspectiva teórica que visibiliza o protagonismo de mulheres nas mais diversas áreas de atuação e do conhecimento. Desta forma, se para mulheres que detêm determinado tipo de privilégio não é fácil viver me meio à sociedade patriarcal, para mulheres moradoras de comunidades com acesso precário às políticas públicas estar no mundo passa a ser uma batalha pela vida. De uma maneira geral, percebemos que o trabalho extensionista de instituições acadêmicas realizam ações para e não com suas comunidades. Dentro do nosso contexto institucional, trabalhamos, então, com uma nova perspectiva de valorização do conhecimento popular forjado em experiências de vida, aliado ao conhecimento acadêmico. Em relação à temática do curso, promover ações que tensionem a equidade de gênero é um dos principais objetivos para um mundo menos desigual e mais ético e justo. O curso foi avaliado de forma positiva pelas participantes, havendo a proposta de continuidade das ações educativas tanto das temáticas relacionadas à vida das mulheres quanto das redes de trocas e escutas e espaços de fala. Percebemos o potencial da ação formativa que propõe o protagonismo das pautas feministas relacionadas ao empoderamento de mulheres dentro de uma perspectiva de transformação social. Ainda como resultado da pesquisa, é possível afirmar que, no contexto pesquisado, as mulheres são as principais agentes dos movimentos sociais que lutam por políticas públicas, embora ainda dentro de um contexto do cuidado familiar.
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Para tanto foram realizadas entrevistas com cinco lideranças comunitárias femininas do contexto citado, tendo como critério de escolha a existência de vínculo entre as participantes e o Campus Restinga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e com a temática das mulheres. A partir das convergências das entrevistas elaboramos em conjunto a proposta do curso de extensão “A emergência das mulheres na ação comunitária: narrativas, feminismos e direitos humanos”, que teve como objetivo formar mulheres articulando experiências e conhecimentos das lideranças com as trajetórias de vida das participantes do curso. A luta pela equidade de gênero passa pelos processos formativos de mulheres, em especial, os que buscam integrar suas trajetórias de vida com estudos teóricos, acadêmicos e movimentos sociais. O feminismo, os estudos de gênero e estudos feministas trazem uma nova perspectiva teórica que visibiliza o protagonismo de mulheres nas mais diversas áreas de atuação e do conhecimento. Desta forma, se para mulheres que detêm determinado tipo de privilégio não é fácil viver me meio à sociedade patriarcal, para mulheres moradoras de comunidades com acesso precário às políticas públicas estar no mundo passa a ser uma batalha pela vida. De uma maneira geral, percebemos que o trabalho extensionista de instituições acadêmicas realizam ações para e não com suas comunidades. Dentro do nosso contexto institucional, trabalhamos, então, com uma nova perspectiva de valorização do conhecimento popular forjado em experiências de vida, aliado ao conhecimento acadêmico. Em relação à temática do curso, promover ações que tensionem a equidade de gênero é um dos principais objetivos para um mundo menos desigual e mais ético e justo. O curso foi avaliado de forma positiva pelas participantes, havendo a proposta de continuidade das ações educativas tanto das temáticas relacionadas à vida das mulheres quanto das redes de trocas e escutas e espaços de fala. Percebemos o potencial da ação formativa que propõe o protagonismo das pautas feministas relacionadas ao empoderamento de mulheres dentro de uma perspectiva de transformação social. Ainda como resultado da pesquisa, é possível afirmar que, no contexto pesquisado, as mulheres são as principais agentes dos movimentos sociais que lutam por políticas públicas, embora ainda dentro de um contexto do cuidado familiar.This paper refers to research carried out under the Professional Master's Degree in Vocational and Technological Education of the Porto Alegre Campus of the Federal Institute of Rio Grande do Sul. As a result of this research, a continuing education course was offered aiming at the formation of young community leaders, whose data were systematized in the form of a booklet. This product is the result of research whose objective was to promote a training space for women. Restinga neighborhood, valuing the leading role of experiences and life trajectories of female community leaders. To this end, interviews were conducted with five female community leaders from the aforementioned context, having as a criterion of choice the existence of bond between the participants and the Restinga Campus of the Federal Institute of Rio Grande do Sul and with the theme of women. From the convergence of the interviews, we jointly elaborated the extension course proposal “The emergence of women in community action: narratives, feminisms and human rights”, which aimed to educate women by articulating leadership experiences and knowledge with the life trajectories of women. course participants. The struggle for gender equity goes through the educational processes of women, especially those who seek to integrate their life trajectories with theoretical, academic and social movements. Feminism, gender studies and feminist studies bring a new theoretical perspective that makes visible the role of women in the most diverse areas of expertise and knowledge. Thus, if it is not easy for women who have a certain kind of privilege to live in the midst of patriarchal society, for women living in communities with poor access to public policy to be in the world is a battle for life. In general, we realize that the extension work of academic institutions performs actions for and not with their communities. Within our institutional context, we work, therefore, with a new perspective of valuing popular knowledge forged in life experiences, allied to academic knowledge. Regarding the course theme, promoting actions that tension gender equity is one of the main objectives for a less unequal and more ethical and fair world. The course was positively evaluated by the participants, with the proposal of continuity of the educational actions of the themes related to the women's life as well as the exchange and listening networks and speech spaces. We realize the potential of the formative action that proposes the leading role of feminist agendas related to women's empowerment within a perspective of social transformation. Still as a result of the research, it is possible to state that, in the researched context, women are the main agents of social movements that fight for public policies, although still within the context of family care.Prestes, Liliane MadrugaSilva, Thais Teixeira da2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/173porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-05T20:26:49Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/173Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-05T20:26:49Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
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