Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/413 |
Resumo: | O Brasil figura entre os dez maiores mercados consumidores de cerveja do mundo, com mais de 1200 cervejarias ativas, sendo a maioria pequenas produções artesanais. Entre os problemas enfrentados por essas fábricas estão a dificuldade de controle de seus processos produtivos, o distanciamento do consumidor final e a agilidade necessária para adaptar seus produtos ao feedback do público-alvo. Além disso, há o desafio de encontrar o cliente e fidelizá-lo, propiciando constância na vazão do estoque e previsibilidade da capacidade produtiva, atendendo às exigências individuais do seu nicho de consumidores. Utilizando conceitos de indústria 4.0, marketing de relacionamento e técnicas de mapeamento de perfil de consumo, este trabalho apresenta uma forma de relacionar as informações para o desenvolvimento e aprimoramento dos produtos, controle de qualidade e da aceitação de produtos no mercado e mapeamento de demanda por perfil de público, assim como propor um meio de comunicação individualizado para aproximar e criar relacionamento entre o consumidor e pequenas cervejarias de produção artesanal. Para isso, o método proposto correlaciona a experiência do consumidor não somente com a marca e a receita da cerveja, mas também com a batelada específica da garrafa que está sendo consumida. A estruturação do plano de projeto viabilizará uma visão global das conexões entre o mercado e a produção através das tecnologias disponíveis, definirá um roteiro e seus pré-requisitos, o que permitirá maior chance de sucesso com a redução de incertezas. Por fim, são apresentados editais de fomento que podem viabilizar esta proposta. |
id |
IFRS-4_876e69a599ba78ad0ae9acf42c70bb55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/413 |
network_acronym_str |
IFRS-4 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFRS |
repository_id_str |
|
spelling |
Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanaisCervejariasMarketing de relacionamentoO Brasil figura entre os dez maiores mercados consumidores de cerveja do mundo, com mais de 1200 cervejarias ativas, sendo a maioria pequenas produções artesanais. Entre os problemas enfrentados por essas fábricas estão a dificuldade de controle de seus processos produtivos, o distanciamento do consumidor final e a agilidade necessária para adaptar seus produtos ao feedback do público-alvo. Além disso, há o desafio de encontrar o cliente e fidelizá-lo, propiciando constância na vazão do estoque e previsibilidade da capacidade produtiva, atendendo às exigências individuais do seu nicho de consumidores. Utilizando conceitos de indústria 4.0, marketing de relacionamento e técnicas de mapeamento de perfil de consumo, este trabalho apresenta uma forma de relacionar as informações para o desenvolvimento e aprimoramento dos produtos, controle de qualidade e da aceitação de produtos no mercado e mapeamento de demanda por perfil de público, assim como propor um meio de comunicação individualizado para aproximar e criar relacionamento entre o consumidor e pequenas cervejarias de produção artesanal. Para isso, o método proposto correlaciona a experiência do consumidor não somente com a marca e a receita da cerveja, mas também com a batelada específica da garrafa que está sendo consumida. A estruturação do plano de projeto viabilizará uma visão global das conexões entre o mercado e a produção através das tecnologias disponíveis, definirá um roteiro e seus pré-requisitos, o que permitirá maior chance de sucesso com a redução de incertezas. Por fim, são apresentados editais de fomento que podem viabilizar esta proposta.Pereira, Marcelo LuizErichsen, GuilhermeBallestrin, Rogério2021-09-29T17:37:10Z2021-09-29T17:37:10Z2021info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/413porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-05T20:33:38Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/413Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-05T20:33:38Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanais |
title |
Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanais |
spellingShingle |
Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanais Erichsen, Guilherme Cervejarias Marketing de relacionamento |
title_short |
Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanais |
title_full |
Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanais |
title_fullStr |
Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanais |
title_full_unstemmed |
Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanais |
title_sort |
Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanais |
author |
Erichsen, Guilherme |
author_facet |
Erichsen, Guilherme Ballestrin, Rogério |
author_role |
author |
author2 |
Ballestrin, Rogério |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Marcelo Luiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Erichsen, Guilherme Ballestrin, Rogério |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cervejarias Marketing de relacionamento |
topic |
Cervejarias Marketing de relacionamento |
description |
O Brasil figura entre os dez maiores mercados consumidores de cerveja do mundo, com mais de 1200 cervejarias ativas, sendo a maioria pequenas produções artesanais. Entre os problemas enfrentados por essas fábricas estão a dificuldade de controle de seus processos produtivos, o distanciamento do consumidor final e a agilidade necessária para adaptar seus produtos ao feedback do público-alvo. Além disso, há o desafio de encontrar o cliente e fidelizá-lo, propiciando constância na vazão do estoque e previsibilidade da capacidade produtiva, atendendo às exigências individuais do seu nicho de consumidores. Utilizando conceitos de indústria 4.0, marketing de relacionamento e técnicas de mapeamento de perfil de consumo, este trabalho apresenta uma forma de relacionar as informações para o desenvolvimento e aprimoramento dos produtos, controle de qualidade e da aceitação de produtos no mercado e mapeamento de demanda por perfil de público, assim como propor um meio de comunicação individualizado para aproximar e criar relacionamento entre o consumidor e pequenas cervejarias de produção artesanal. Para isso, o método proposto correlaciona a experiência do consumidor não somente com a marca e a receita da cerveja, mas também com a batelada específica da garrafa que está sendo consumida. A estruturação do plano de projeto viabilizará uma visão global das conexões entre o mercado e a produção através das tecnologias disponíveis, definirá um roteiro e seus pré-requisitos, o que permitirá maior chance de sucesso com a redução de incertezas. Por fim, são apresentados editais de fomento que podem viabilizar esta proposta. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-29T17:37:10Z 2021-09-29T17:37:10Z 2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/413 |
url |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFRS instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFRS |
collection |
Repositório Institucional do IFRS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifrs.edu.br |
_version_ |
1813897513081503744 |