Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Erichsen, Guilherme
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ballestrin, Rogério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/413
Resumo: O Brasil figura entre os dez maiores mercados consumidores de cerveja do mundo, com mais de 1200 cervejarias ativas, sendo a maioria pequenas produções artesanais. Entre os problemas enfrentados por essas fábricas estão a dificuldade de controle de seus processos produtivos, o distanciamento do consumidor final e a agilidade necessária para adaptar seus produtos ao feedback do público-alvo. Além disso, há o desafio de encontrar o cliente e fidelizá-lo, propiciando constância na vazão do estoque e previsibilidade da capacidade produtiva, atendendo às exigências individuais do seu nicho de consumidores. Utilizando conceitos de indústria 4.0, marketing de relacionamento e técnicas de mapeamento de perfil de consumo, este trabalho apresenta uma forma de relacionar as informações para o desenvolvimento e aprimoramento dos produtos, controle de qualidade e da aceitação de produtos no mercado e mapeamento de demanda por perfil de público, assim como propor um meio de comunicação individualizado para aproximar e criar relacionamento entre o consumidor e pequenas cervejarias de produção artesanal. Para isso, o método proposto correlaciona a experiência do consumidor não somente com a marca e a receita da cerveja, mas também com a batelada específica da garrafa que está sendo consumida. A estruturação do plano de projeto viabilizará uma visão global das conexões entre o mercado e a produção através das tecnologias disponíveis, definirá um roteiro e seus pré-requisitos, o que permitirá maior chance de sucesso com a redução de incertezas. Por fim, são apresentados editais de fomento que podem viabilizar esta proposta.
id IFRS-4_876e69a599ba78ad0ae9acf42c70bb55
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/413
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanaisCervejariasMarketing de relacionamentoO Brasil figura entre os dez maiores mercados consumidores de cerveja do mundo, com mais de 1200 cervejarias ativas, sendo a maioria pequenas produções artesanais. Entre os problemas enfrentados por essas fábricas estão a dificuldade de controle de seus processos produtivos, o distanciamento do consumidor final e a agilidade necessária para adaptar seus produtos ao feedback do público-alvo. Além disso, há o desafio de encontrar o cliente e fidelizá-lo, propiciando constância na vazão do estoque e previsibilidade da capacidade produtiva, atendendo às exigências individuais do seu nicho de consumidores. Utilizando conceitos de indústria 4.0, marketing de relacionamento e técnicas de mapeamento de perfil de consumo, este trabalho apresenta uma forma de relacionar as informações para o desenvolvimento e aprimoramento dos produtos, controle de qualidade e da aceitação de produtos no mercado e mapeamento de demanda por perfil de público, assim como propor um meio de comunicação individualizado para aproximar e criar relacionamento entre o consumidor e pequenas cervejarias de produção artesanal. Para isso, o método proposto correlaciona a experiência do consumidor não somente com a marca e a receita da cerveja, mas também com a batelada específica da garrafa que está sendo consumida. A estruturação do plano de projeto viabilizará uma visão global das conexões entre o mercado e a produção através das tecnologias disponíveis, definirá um roteiro e seus pré-requisitos, o que permitirá maior chance de sucesso com a redução de incertezas. Por fim, são apresentados editais de fomento que podem viabilizar esta proposta.Pereira, Marcelo LuizErichsen, GuilhermeBallestrin, Rogério2021-09-29T17:37:10Z2021-09-29T17:37:10Z2021info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/413porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-05T20:33:38Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/413Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-05T20:33:38Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanais
title Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanais
spellingShingle Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanais
Erichsen, Guilherme
Cervejarias
Marketing de relacionamento
title_short Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanais
title_full Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanais
title_fullStr Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanais
title_full_unstemmed Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanais
title_sort Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanais
author Erichsen, Guilherme
author_facet Erichsen, Guilherme
Ballestrin, Rogério
author_role author
author2 Ballestrin, Rogério
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Marcelo Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Erichsen, Guilherme
Ballestrin, Rogério
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Cervejarias
Marketing de relacionamento
topic Cervejarias
Marketing de relacionamento
description O Brasil figura entre os dez maiores mercados consumidores de cerveja do mundo, com mais de 1200 cervejarias ativas, sendo a maioria pequenas produções artesanais. Entre os problemas enfrentados por essas fábricas estão a dificuldade de controle de seus processos produtivos, o distanciamento do consumidor final e a agilidade necessária para adaptar seus produtos ao feedback do público-alvo. Além disso, há o desafio de encontrar o cliente e fidelizá-lo, propiciando constância na vazão do estoque e previsibilidade da capacidade produtiva, atendendo às exigências individuais do seu nicho de consumidores. Utilizando conceitos de indústria 4.0, marketing de relacionamento e técnicas de mapeamento de perfil de consumo, este trabalho apresenta uma forma de relacionar as informações para o desenvolvimento e aprimoramento dos produtos, controle de qualidade e da aceitação de produtos no mercado e mapeamento de demanda por perfil de público, assim como propor um meio de comunicação individualizado para aproximar e criar relacionamento entre o consumidor e pequenas cervejarias de produção artesanal. Para isso, o método proposto correlaciona a experiência do consumidor não somente com a marca e a receita da cerveja, mas também com a batelada específica da garrafa que está sendo consumida. A estruturação do plano de projeto viabilizará uma visão global das conexões entre o mercado e a produção através das tecnologias disponíveis, definirá um roteiro e seus pré-requisitos, o que permitirá maior chance de sucesso com a redução de incertezas. Por fim, são apresentados editais de fomento que podem viabilizar esta proposta.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-29T17:37:10Z
2021-09-29T17:37:10Z
2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/413
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1813897513081503744