Gestão democrática e participativa na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/290 |
Resumo: | A presente pesquisa desenvolvida no Curso de Especialização em Gestão Escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, buscou compreender a importância de uma gestão escolar apoiada nos princípios da participação e da democracia num trabalho coletivo e constante. A problemática em questão foi analisar como se constitui o processo de gestão democrática em uma escola de Educação Infantil do município de Feliz. O estudo caracterizou-se como pesquisa qualitativa, sendo que os principais instrumentos para levantamento de dados foram análise de entrevistas individuais com três interlocutoras da instituição. Os dados coletados foram analisados a partir de princípios da Análise de Conteúdos. O referencial teórico que fundamentou este estudo foi baseado em autores como Libâneo (2001, 2004), Lück (2001, 2009), Gadotti (2000), Ribeiro (1938, 1986), Paro (206, 2009), Vygotsky (1998), Gracindo (2007), entre outros. A pesquisa possibilitou compreender sobre a importância de uma gestão escolar autônoma, apoiada no princípio participativo e democrático e viabilizou reflexões dos mecanismos sobre a prática da gestão da referida instituição. O estudo ainda procurou refletir sobre o processo da tomada de decisão e, finalmente, buscou desenvolver uma investigação sobre a organização da escola na concretização de uma gestão autônoma e participativa. |
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Gestão democrática e participativa na educação infantilEscolas - Organização e administraçãoEducação infantilAutonomia escolarProfessores - Participação na administraçãoGestão escolarA presente pesquisa desenvolvida no Curso de Especialização em Gestão Escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, buscou compreender a importância de uma gestão escolar apoiada nos princípios da participação e da democracia num trabalho coletivo e constante. A problemática em questão foi analisar como se constitui o processo de gestão democrática em uma escola de Educação Infantil do município de Feliz. O estudo caracterizou-se como pesquisa qualitativa, sendo que os principais instrumentos para levantamento de dados foram análise de entrevistas individuais com três interlocutoras da instituição. Os dados coletados foram analisados a partir de princípios da Análise de Conteúdos. O referencial teórico que fundamentou este estudo foi baseado em autores como Libâneo (2001, 2004), Lück (2001, 2009), Gadotti (2000), Ribeiro (1938, 1986), Paro (206, 2009), Vygotsky (1998), Gracindo (2007), entre outros. A pesquisa possibilitou compreender sobre a importância de uma gestão escolar autônoma, apoiada no princípio participativo e democrático e viabilizou reflexões dos mecanismos sobre a prática da gestão da referida instituição. O estudo ainda procurou refletir sobre o processo da tomada de decisão e, finalmente, buscou desenvolver uma investigação sobre a organização da escola na concretização de uma gestão autônoma e participativa.The present research developed in the Course of Specialization in School Management in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul, sought to understand the importance of a school management based on the principles of participation and democracy in a collective and constant work. The problematic in question was to analyze how the democratic management process is constituted in a School of Early Childhood Education in the municipality of Feliz. The study was characterized as qualitative research, and the main instruments for data collection were analysis of individual interviews with three interlocutors of the institution. The data collected were analyzed based on the principles of Content Analysis. The theoretical framework for this study was based on authors such as Libourne (2001, 2004), Lück (2001, 2009), Gadotti (2000), Ribeiro (1938, 1986), Paro (206, 2009), Vygotsky Gracindo (2007), among others. The research made it possible to identify the importance of an autonomous school management, supported by the participatory and democratic principle and made possible the reflections of the mechanisms on the management practice of this institution. The study also sought to reflect on the decision-making process and, finally, sought to develop an investigation about the organization of the school in the implementation of an autonomous and participatory management.Antich, Andréia VeridianaMayrer, Maria Yeda2021-06-09T21:26:29Z2021-06-09T21:26:29Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2021-06-09T21:51:06Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/290Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2021-06-09T21:51:06Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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