Gestão democrática e participativa na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mayrer, Maria Yeda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/290
Resumo: A presente pesquisa desenvolvida no Curso de Especialização em Gestão Escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, buscou compreender a importância de uma gestão escolar apoiada nos princípios da participação e da democracia num trabalho coletivo e constante. A problemática em questão foi analisar como se constitui o processo de gestão democrática em uma escola de Educação Infantil do município de Feliz. O estudo caracterizou-se como pesquisa qualitativa, sendo que os principais instrumentos para levantamento de dados foram análise de entrevistas individuais com três interlocutoras da instituição. Os dados coletados foram analisados a partir de princípios da Análise de Conteúdos. O referencial teórico que fundamentou este estudo foi baseado em autores como Libâneo (2001, 2004), Lück (2001, 2009), Gadotti (2000), Ribeiro (1938, 1986), Paro (206, 2009), Vygotsky (1998), Gracindo (2007), entre outros. A pesquisa possibilitou compreender sobre a importância de uma gestão escolar autônoma, apoiada no princípio participativo e democrático e viabilizou reflexões dos mecanismos sobre a prática da gestão da referida instituição. O estudo ainda procurou refletir sobre o processo da tomada de decisão e, finalmente, buscou desenvolver uma investigação sobre a organização da escola na concretização de uma gestão autônoma e participativa.
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