Investigação da estabilidade hidrolitica do poliuretano aplicado em componentes de suspensão veicular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/241 |
Resumo: | Essa pesquisa tem por objetivo verificar a estabilidade hidrolítica de um componente utilizado na indústria automotiva como parte da suspensão de veículos tipo eixo rígido e barra longitudinal. Essa constituição é empregada onde o curso de suspensão necessita ser elevado, sendo que as buchas, coxins, aplicadas nas barras longitudinais tem a função de dissipar energia e, se estiverem em más condições, irão afetar a dirigibilidade e a estabilidade do veículo. Nesse contexto, os parâmetros de processo, como temperatura e umidade, bem como a formulação são os principais fatores na fabricação de um componente polimérico através de um pré-polímero de poliuretano, os quais definem a cinética da reação, assim como as ligações e as interações químicas resultantes, determinando as características finais do material. Uma das aptidões esperadas do poliuretano, quando aplicado em componentes utilizados em contato com água, é a resistência à hidrólise. Sendo esta pesquisa constituída pela exposição de um poliuretano poliéter TDI (tolueno di-isocianato) polimerizado a diferentes proporções do agente de cura, MOCA (4,4’ metileno-bis (orto-cloroanilina), em um ambiente suscetível a reações com água a 70°C. Neste caso, este material é aplicado na fabricação de buchas de suspensões tipo eixo rígido barra longitudinal. Ensaios mecânicos e avaliações de DSC, TGA e FT-IR das amostras e do pré-polímero são conduzidos para a caracterização das diferentes formulações, evidenciando-se a relação desfavorável dos parâmetros de proporção do agente de cura com a resistência à hidrólise, onde constata-se a despolimerização dos grupos uretano e éter, assim como a menor retenção da tensão de escoamento. Essas descobertas subsidiam o desenvolvimento de modelos preditivos para o desempenho e a vida útil dos poliuretanos quando aplicados em ambientes suscetíveis à hidrólise. E, também fornecer critérios de inspeção, avaliação e comparação através das caracterizações realizadas. |
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