Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/377 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo verificar as potencialidades dos jogos matemáticos e de metodologias diferenciadas no ensino de estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, em decorrência de necessidades educacionais específicas. O trabalho foi realizado numa turma regular do sexto ano do Ensino Fundamental, e visou também, ampliar a interação entre os alunos da turma e comparar resultados entre uma turma e outra. A metodologia dos trabalhos de intervenção, foi realizada por meio de observações na sala de atendimento especializado, aplicação de questionário com os professores das outras disciplinas, além da experiência da autora como professora de Matemática dos referidos discentes, tendo como foco as principais dificuldades existentes na turma. Para a concretização da intervenção foram ministradas atividades que envolveram construção de cartazes com panfletos de supermercado, minimercado na sala de aula, jogo do boliche e jogo do sudoku. Após análise percebeu-se que os estudantes que tiveram essas vivências melhoraram a participação na aula; a interação na turma tornou-se mais agradável e a concentração e aprendizado aumentaram. |
id |
IFRS-4_b8594c855856ea28ec16c448e82d634b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/377 |
network_acronym_str |
IFRS-4 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFRS |
repository_id_str |
|
spelling |
Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagemMatemáticaJogos no ensino de matemáticaAprendizagemInclusãoO presente artigo tem por objetivo verificar as potencialidades dos jogos matemáticos e de metodologias diferenciadas no ensino de estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, em decorrência de necessidades educacionais específicas. O trabalho foi realizado numa turma regular do sexto ano do Ensino Fundamental, e visou também, ampliar a interação entre os alunos da turma e comparar resultados entre uma turma e outra. A metodologia dos trabalhos de intervenção, foi realizada por meio de observações na sala de atendimento especializado, aplicação de questionário com os professores das outras disciplinas, além da experiência da autora como professora de Matemática dos referidos discentes, tendo como foco as principais dificuldades existentes na turma. Para a concretização da intervenção foram ministradas atividades que envolveram construção de cartazes com panfletos de supermercado, minimercado na sala de aula, jogo do boliche e jogo do sudoku. Após análise percebeu-se que os estudantes que tiveram essas vivências melhoraram a participação na aula; a interação na turma tornou-se mais agradável e a concentração e aprendizado aumentaram.2021-08-05T00:16:22Z2021-08-05T00:16:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/377porReczko, Fabianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-11-18T18:33:32Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/377Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-11-18T18:33:32Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagem |
title |
Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagem |
spellingShingle |
Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagem Reczko, Fabiana Matemática Jogos no ensino de matemática Aprendizagem Inclusão |
title_short |
Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagem |
title_full |
Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagem |
title_fullStr |
Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagem |
title_sort |
Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagem |
author |
Reczko, Fabiana |
author_facet |
Reczko, Fabiana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reczko, Fabiana |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Jogos no ensino de matemática Aprendizagem Inclusão |
topic |
Matemática Jogos no ensino de matemática Aprendizagem Inclusão |
description |
O presente artigo tem por objetivo verificar as potencialidades dos jogos matemáticos e de metodologias diferenciadas no ensino de estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, em decorrência de necessidades educacionais específicas. O trabalho foi realizado numa turma regular do sexto ano do Ensino Fundamental, e visou também, ampliar a interação entre os alunos da turma e comparar resultados entre uma turma e outra. A metodologia dos trabalhos de intervenção, foi realizada por meio de observações na sala de atendimento especializado, aplicação de questionário com os professores das outras disciplinas, além da experiência da autora como professora de Matemática dos referidos discentes, tendo como foco as principais dificuldades existentes na turma. Para a concretização da intervenção foram ministradas atividades que envolveram construção de cartazes com panfletos de supermercado, minimercado na sala de aula, jogo do boliche e jogo do sudoku. Após análise percebeu-se que os estudantes que tiveram essas vivências melhoraram a participação na aula; a interação na turma tornou-se mais agradável e a concentração e aprendizado aumentaram. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-05T00:16:22Z 2021-08-05T00:16:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/377 |
url |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFRS instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFRS |
collection |
Repositório Institucional do IFRS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifrs.edu.br |
_version_ |
1797061149445849088 |