Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reczko, Fabiana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/377
Resumo: O presente artigo tem por objetivo verificar as potencialidades dos jogos matemáticos e de metodologias diferenciadas no ensino de estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, em decorrência de necessidades educacionais específicas. O trabalho foi realizado numa turma regular do sexto ano do Ensino Fundamental, e visou também, ampliar a interação entre os alunos da turma e comparar resultados entre uma turma e outra. A metodologia dos trabalhos de intervenção, foi realizada por meio de observações na sala de atendimento especializado, aplicação de questionário com os professores das outras disciplinas, além da experiência da autora como professora de Matemática dos referidos discentes, tendo como foco as principais dificuldades existentes na turma. Para a concretização da intervenção foram ministradas atividades que envolveram construção de cartazes com panfletos de supermercado, minimercado na sala de aula, jogo do boliche e jogo do sudoku. Após análise percebeu-se que os estudantes que tiveram essas vivências melhoraram a participação na aula; a interação na turma tornou-se mais agradável e a concentração e aprendizado aumentaram.
id IFRS-4_b8594c855856ea28ec16c448e82d634b
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/377
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagemMatemáticaJogos no ensino de matemáticaAprendizagemInclusãoO presente artigo tem por objetivo verificar as potencialidades dos jogos matemáticos e de metodologias diferenciadas no ensino de estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, em decorrência de necessidades educacionais específicas. O trabalho foi realizado numa turma regular do sexto ano do Ensino Fundamental, e visou também, ampliar a interação entre os alunos da turma e comparar resultados entre uma turma e outra. A metodologia dos trabalhos de intervenção, foi realizada por meio de observações na sala de atendimento especializado, aplicação de questionário com os professores das outras disciplinas, além da experiência da autora como professora de Matemática dos referidos discentes, tendo como foco as principais dificuldades existentes na turma. Para a concretização da intervenção foram ministradas atividades que envolveram construção de cartazes com panfletos de supermercado, minimercado na sala de aula, jogo do boliche e jogo do sudoku. Após análise percebeu-se que os estudantes que tiveram essas vivências melhoraram a participação na aula; a interação na turma tornou-se mais agradável e a concentração e aprendizado aumentaram.2021-08-05T00:16:22Z2021-08-05T00:16:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/377porReczko, Fabianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-11-18T18:33:32Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/377Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-11-18T18:33:32Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagem
title Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagem
spellingShingle Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagem
Reczko, Fabiana
Matemática
Jogos no ensino de matemática
Aprendizagem
Inclusão
title_short Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagem
title_full Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagem
title_fullStr Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagem
title_full_unstemmed Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagem
title_sort Aula inclusiva : o uso de jogos matemáticos na sala de aula com estudantes inclusos que apresentam dificuldades de aprendizagem
author Reczko, Fabiana
author_facet Reczko, Fabiana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reczko, Fabiana
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Jogos no ensino de matemática
Aprendizagem
Inclusão
topic Matemática
Jogos no ensino de matemática
Aprendizagem
Inclusão
description O presente artigo tem por objetivo verificar as potencialidades dos jogos matemáticos e de metodologias diferenciadas no ensino de estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, em decorrência de necessidades educacionais específicas. O trabalho foi realizado numa turma regular do sexto ano do Ensino Fundamental, e visou também, ampliar a interação entre os alunos da turma e comparar resultados entre uma turma e outra. A metodologia dos trabalhos de intervenção, foi realizada por meio de observações na sala de atendimento especializado, aplicação de questionário com os professores das outras disciplinas, além da experiência da autora como professora de Matemática dos referidos discentes, tendo como foco as principais dificuldades existentes na turma. Para a concretização da intervenção foram ministradas atividades que envolveram construção de cartazes com panfletos de supermercado, minimercado na sala de aula, jogo do boliche e jogo do sudoku. Após análise percebeu-se que os estudantes que tiveram essas vivências melhoraram a participação na aula; a interação na turma tornou-se mais agradável e a concentração e aprendizado aumentaram.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-05T00:16:22Z
2021-08-05T00:16:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/377
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1797061149445849088