Box Plus: proposta de um ambiente virtual de compartilhamento para apoiar o processo de imersão em profundidade na educação empreendedora, no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/107 |
Resumo: | O Design Thinking é um conjunto de métodos para abordar problemas que, quando aplicado na educação empreendedora, oportuniza a construção de significado na aprendizagem ao colocar os alunos no centro do processo e conectá-los com desafios do mundo real. No entanto, a Imersão em Profundidade, etapa que funciona como fonte de reflexão qualitativas dentro desta construção, deixa os acadêmicos diante da necessidade de cobrir grandes amostragens populacionais para obtenção de elementos emocionais expressivos para a aprendizagem junto ao público-alvo estudado. Ainda que a Imersão seja o espaço que auxilia no engajamento das pessoas na aquisição e formação de um novo conhecimento, este tipo de pesquisa acaba conduzindo os estudantes a concentrarem uma grande quantidade de recursos para que seja bem-sucedida;sejam eles financeiros, humanos ou em unidades de tempo. neste sentido, a presente dissertação tem como objetivo avaliar o impacto do uso de uma ferramenta digital específica, baseada nas premissas do Design Thinking, para a otimização do Processo de Imersão em Profundidade na educação empreendedora, no ensino superior. A ferramenta proposta, aqui denominada de Plataforma Box Plus, apoia-se no sociointeracionismo e é voltada ao compartilhamento de conteúdo, podendo estar ser utilizada eficientemente como tecnologia para suporte neste contexto. para atingir este objetivo, a presente dissertação envolveu uma pesquisa experimental, de caráter exploratório-descritivo, com metodologia mista e com levantamento de dados através de observação direta e entrevistas com questões abertas. Como forma de testar e validar o protótipo desenvolvido, foi aplicado um experimento prático com participação de alunos da disciplina de Empreendedorismo do Centro Universitário Uniftec de Caxias do Sul, matéria que possui o Design Thinking em seu programa de ensino. Entre os principais resultados, percebeu-se considerável aumento de desempenho no aproveitamento da disciplina ao reduzir o tempo de execução do trabalho em 75%, sem perda de dados e com aumento na qualidade dos dados coletada. Os resultados permitem concluir que, além da eficiência na obtenção dos objetivos da disciplina,a ferramenta auxilia no ensino de forma colaborativa, alocando mais eficientemente recursos, proporcionando atividades com maior autonomia, com redução de esforços e sem comprometer os resultados obtidos em campo - todos pilares essenciais da disciplina de Empreendedorismo. |
id |
IFRS-4_df4d8fb131f2c6baee271302bf23c3c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/107 |
network_acronym_str |
IFRS-4 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFRS |
repository_id_str |
|
spelling |
Box Plus: proposta de um ambiente virtual de compartilhamento para apoiar o processo de imersão em profundidade na educação empreendedora, no ensino superiorInformáticaCiência e Tecnologia da ComputaçãoO Design Thinking é um conjunto de métodos para abordar problemas que, quando aplicado na educação empreendedora, oportuniza a construção de significado na aprendizagem ao colocar os alunos no centro do processo e conectá-los com desafios do mundo real. No entanto, a Imersão em Profundidade, etapa que funciona como fonte de reflexão qualitativas dentro desta construção, deixa os acadêmicos diante da necessidade de cobrir grandes amostragens populacionais para obtenção de elementos emocionais expressivos para a aprendizagem junto ao público-alvo estudado. Ainda que a Imersão seja o espaço que auxilia no engajamento das pessoas na aquisição e formação de um novo conhecimento, este tipo de pesquisa acaba conduzindo os estudantes a concentrarem uma grande quantidade de recursos para que seja bem-sucedida;sejam eles financeiros, humanos ou em unidades de tempo. neste sentido, a presente dissertação tem como objetivo avaliar o impacto do uso de uma ferramenta digital específica, baseada nas premissas do Design Thinking, para a otimização do Processo de Imersão em Profundidade na educação empreendedora, no ensino superior. A ferramenta proposta, aqui denominada de Plataforma Box Plus, apoia-se no sociointeracionismo e é voltada ao compartilhamento de conteúdo, podendo estar ser utilizada eficientemente como tecnologia para suporte neste contexto. para atingir este objetivo, a presente dissertação envolveu uma pesquisa experimental, de caráter exploratório-descritivo, com metodologia mista e com levantamento de dados através de observação direta e entrevistas com questões abertas. Como forma de testar e validar o protótipo desenvolvido, foi aplicado um experimento prático com participação de alunos da disciplina de Empreendedorismo do Centro Universitário Uniftec de Caxias do Sul, matéria que possui o Design Thinking em seu programa de ensino. Entre os principais resultados, percebeu-se considerável aumento de desempenho no aproveitamento da disciplina ao reduzir o tempo de execução do trabalho em 75%, sem perda de dados e com aumento na qualidade dos dados coletada. Os resultados permitem concluir que, além da eficiência na obtenção dos objetivos da disciplina,a ferramenta auxilia no ensino de forma colaborativa, alocando mais eficientemente recursos, proporcionando atividades com maior autonomia, com redução de esforços e sem comprometer os resultados obtidos em campo - todos pilares essenciais da disciplina de Empreendedorismo.Design Thinking is a set of methods to address problems that, when it applied in entrepreneurship education, it opens opportunities for a meaningfull learning construction by putting the studants in the core of processes and connecting them with real-world challenges. However, Immersion in Depth, a step into this process that serves as a source of qualitative reflections within this construction, leaves the students with the need of covering large samples of datas, providing, this way, the learnign by the expressive emotional elements from the target audience. Though the Immersion being the space that helps engaging people in the new knowledge acquisition and formation, this kind of research leads the students to a big concentration of resources to make it successful; even they are financial, human or time. That way, the present dissertation aims to evaluate the impact of using a specific digital tool, based on the Design Thinking premises, for optimizing the Immersion in Depth Process in entrepreneurial education into the higher education. The proposed tool, here called the Box Plus Platform, is based on social interactionism theory and it’s focused on sharing content, which can be used efficiently as support technology in this context. To achieve this goal, the present dissertation involved an exploratorydescriptive research, with mixed methodology and data collection through direct observation and interviews with open questions. For testing and validaton of Box Plus prototype, an experiment was carried out with the participation of students from the Uniftec University Center’s Entrepreneurship subject, a course that Design Thinking is one its program bases, at Caxias do Sul city. Among the main results, it's noticeble a considerable increase in performance of studants into the discipline in reference of a reducing the execution time by 75%, with an increase in the quality of the data collected and no loss of data. It can be concluded from the results presented that, besides the efficiency in achieving of the course objectives, the tool assists teaching in a collaborative way, allocating more efficiently resources, providing activity with greater autonomy, reducing effort without compromising the results obtained in the field - all pillars of Entrepreneurship mindset.Miletto, Evandro ManaraMarins, Márcio da Cunha2019-05-21T20:28:23Z2019-05-21T20:28:23Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPDFapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/107porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2020-11-11T15:11:12Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/107Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2020-11-11T15:11:12Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Box Plus: proposta de um ambiente virtual de compartilhamento para apoiar o processo de imersão em profundidade na educação empreendedora, no ensino superior |
title |
Box Plus: proposta de um ambiente virtual de compartilhamento para apoiar o processo de imersão em profundidade na educação empreendedora, no ensino superior |
spellingShingle |
Box Plus: proposta de um ambiente virtual de compartilhamento para apoiar o processo de imersão em profundidade na educação empreendedora, no ensino superior Marins, Márcio da Cunha Informática Ciência e Tecnologia da Computação |
title_short |
Box Plus: proposta de um ambiente virtual de compartilhamento para apoiar o processo de imersão em profundidade na educação empreendedora, no ensino superior |
title_full |
Box Plus: proposta de um ambiente virtual de compartilhamento para apoiar o processo de imersão em profundidade na educação empreendedora, no ensino superior |
title_fullStr |
Box Plus: proposta de um ambiente virtual de compartilhamento para apoiar o processo de imersão em profundidade na educação empreendedora, no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Box Plus: proposta de um ambiente virtual de compartilhamento para apoiar o processo de imersão em profundidade na educação empreendedora, no ensino superior |
title_sort |
Box Plus: proposta de um ambiente virtual de compartilhamento para apoiar o processo de imersão em profundidade na educação empreendedora, no ensino superior |
author |
Marins, Márcio da Cunha |
author_facet |
Marins, Márcio da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miletto, Evandro Manara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marins, Márcio da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática Ciência e Tecnologia da Computação |
topic |
Informática Ciência e Tecnologia da Computação |
description |
O Design Thinking é um conjunto de métodos para abordar problemas que, quando aplicado na educação empreendedora, oportuniza a construção de significado na aprendizagem ao colocar os alunos no centro do processo e conectá-los com desafios do mundo real. No entanto, a Imersão em Profundidade, etapa que funciona como fonte de reflexão qualitativas dentro desta construção, deixa os acadêmicos diante da necessidade de cobrir grandes amostragens populacionais para obtenção de elementos emocionais expressivos para a aprendizagem junto ao público-alvo estudado. Ainda que a Imersão seja o espaço que auxilia no engajamento das pessoas na aquisição e formação de um novo conhecimento, este tipo de pesquisa acaba conduzindo os estudantes a concentrarem uma grande quantidade de recursos para que seja bem-sucedida;sejam eles financeiros, humanos ou em unidades de tempo. neste sentido, a presente dissertação tem como objetivo avaliar o impacto do uso de uma ferramenta digital específica, baseada nas premissas do Design Thinking, para a otimização do Processo de Imersão em Profundidade na educação empreendedora, no ensino superior. A ferramenta proposta, aqui denominada de Plataforma Box Plus, apoia-se no sociointeracionismo e é voltada ao compartilhamento de conteúdo, podendo estar ser utilizada eficientemente como tecnologia para suporte neste contexto. para atingir este objetivo, a presente dissertação envolveu uma pesquisa experimental, de caráter exploratório-descritivo, com metodologia mista e com levantamento de dados através de observação direta e entrevistas com questões abertas. Como forma de testar e validar o protótipo desenvolvido, foi aplicado um experimento prático com participação de alunos da disciplina de Empreendedorismo do Centro Universitário Uniftec de Caxias do Sul, matéria que possui o Design Thinking em seu programa de ensino. Entre os principais resultados, percebeu-se considerável aumento de desempenho no aproveitamento da disciplina ao reduzir o tempo de execução do trabalho em 75%, sem perda de dados e com aumento na qualidade dos dados coletada. Os resultados permitem concluir que, além da eficiência na obtenção dos objetivos da disciplina,a ferramenta auxilia no ensino de forma colaborativa, alocando mais eficientemente recursos, proporcionando atividades com maior autonomia, com redução de esforços e sem comprometer os resultados obtidos em campo - todos pilares essenciais da disciplina de Empreendedorismo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-05-21T20:28:23Z 2019-05-21T20:28:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/107 |
url |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
PDF application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFRS instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFRS |
collection |
Repositório Institucional do IFRS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifrs.edu.br |
_version_ |
1813897512642150400 |