Estímulos aos adultos para leitura literária: possibilidades e desafios em ambiente virtual de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Luciana Kramer Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/109
Resumo: A presente pesquisa tem como problema o seguinte: adultos podem ser estimulados à leitura literária por meio de formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem (AVA)? A partir do problema de pesquisa, adota-se como objetivo geral: verificar se a formação continuada em AVA estimula a leitura literária de adultos. A aplicação da pesquisa se dá pela oferta de Extensão, denominado Formação de Leitores e Mediação de Leitura. O referencial teórico aborda as questões da Leitura e Relação texto-leitor, Alfabetização e letramento, inclusive o letramento literário, formação de leitores e mediação de leitura, bem como a Educação aberta e a distância e ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa é aplicada, sendo sua metodologia qualitativa, com abordagem exploratória e modalidade estudo de caso. A análise de dados é feita utilizando-se análise de conteúdo, cujos objetos são as produções textuais e as transcrições de entrevista semiestruturada dos sujeitos desta pesquisa, no quantitativo de 6 (seis), participantes do Curso de formação de leitores em ambiente virtual de aprendizagem, oferecido como curso de Extensão no IRFS-Campus Porto Alegre. A discussão de resultados se dá em torno da interação dos alunos ao longo do curso, bem como os resultados apontados em suas entrevistas. Conclui o alcance dos objetivos e apresenta algumas particularidades. Sugere melhorias ao produto e a possibilidade de sua replicação para outros públicos.
id IFRS-4_e6522010f6d31dbb7f49012a94837ea8
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/109
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Estímulos aos adultos para leitura literária: possibilidades e desafios em ambiente virtual de aprendizagemInformáticaCiência e Tecnologia da ComputaçãoA presente pesquisa tem como problema o seguinte: adultos podem ser estimulados à leitura literária por meio de formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem (AVA)? A partir do problema de pesquisa, adota-se como objetivo geral: verificar se a formação continuada em AVA estimula a leitura literária de adultos. A aplicação da pesquisa se dá pela oferta de Extensão, denominado Formação de Leitores e Mediação de Leitura. O referencial teórico aborda as questões da Leitura e Relação texto-leitor, Alfabetização e letramento, inclusive o letramento literário, formação de leitores e mediação de leitura, bem como a Educação aberta e a distância e ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa é aplicada, sendo sua metodologia qualitativa, com abordagem exploratória e modalidade estudo de caso. A análise de dados é feita utilizando-se análise de conteúdo, cujos objetos são as produções textuais e as transcrições de entrevista semiestruturada dos sujeitos desta pesquisa, no quantitativo de 6 (seis), participantes do Curso de formação de leitores em ambiente virtual de aprendizagem, oferecido como curso de Extensão no IRFS-Campus Porto Alegre. A discussão de resultados se dá em torno da interação dos alunos ao longo do curso, bem como os resultados apontados em suas entrevistas. Conclui o alcance dos objetivos e apresenta algumas particularidades. Sugere melhorias ao produto e a possibilidade de sua replicação para outros públicos.This research poses the following problem: can adults be encouraged to take up literary reading through continuous education in a virtual learning environment (VLE)? Based on the research problem, the following general objective is adopted: verifying whether continuous education in a VLE encourages adults to take up literary reading. The research is applied by offering an Extension project, named Reader's Formation and Reading Mediation. The theoretical framework addresses the issues of Reading and Reader-text relationship, Literacy and literacy acquisition, including literary literacy acquisition, reader's formation and reading mediation, as well as Open and distance education and virtual learning environment. This is an applied research with a qualitative methodology, with an exploratory approach. The modality is case study. The data analysis is performed using content analysis, whose objects are the textual productions and transcripts of semi-structured interviews conducted with the subjects of this research, in the amount of 6 (six), participants of the Reader's formation course in a virtual learning environment, offered as an Extension course at IRFS - Campus Porto Alegre. The results are discussed based on the interaction of the students throughout the course, along with the results observed in their interviews. Upon conclusion, the objectives are reached, and some particularities are presented. Improvements to the product are suggested, in addition to the possibility of replicating it with other audiences.Estabel, Lizandra BrasilMüller, Luciana Kramer Pereira2019-05-21T20:28:23Z2019-05-21T20:28:23Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPDFapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/109porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2020-11-11T15:19:37Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/109Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2020-11-11T15:19:37Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estímulos aos adultos para leitura literária: possibilidades e desafios em ambiente virtual de aprendizagem
title Estímulos aos adultos para leitura literária: possibilidades e desafios em ambiente virtual de aprendizagem
spellingShingle Estímulos aos adultos para leitura literária: possibilidades e desafios em ambiente virtual de aprendizagem
Müller, Luciana Kramer Pereira
Informática
Ciência e Tecnologia da Computação
title_short Estímulos aos adultos para leitura literária: possibilidades e desafios em ambiente virtual de aprendizagem
title_full Estímulos aos adultos para leitura literária: possibilidades e desafios em ambiente virtual de aprendizagem
title_fullStr Estímulos aos adultos para leitura literária: possibilidades e desafios em ambiente virtual de aprendizagem
title_full_unstemmed Estímulos aos adultos para leitura literária: possibilidades e desafios em ambiente virtual de aprendizagem
title_sort Estímulos aos adultos para leitura literária: possibilidades e desafios em ambiente virtual de aprendizagem
author Müller, Luciana Kramer Pereira
author_facet Müller, Luciana Kramer Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estabel, Lizandra Brasil
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Luciana Kramer Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Informática
Ciência e Tecnologia da Computação
topic Informática
Ciência e Tecnologia da Computação
description A presente pesquisa tem como problema o seguinte: adultos podem ser estimulados à leitura literária por meio de formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem (AVA)? A partir do problema de pesquisa, adota-se como objetivo geral: verificar se a formação continuada em AVA estimula a leitura literária de adultos. A aplicação da pesquisa se dá pela oferta de Extensão, denominado Formação de Leitores e Mediação de Leitura. O referencial teórico aborda as questões da Leitura e Relação texto-leitor, Alfabetização e letramento, inclusive o letramento literário, formação de leitores e mediação de leitura, bem como a Educação aberta e a distância e ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa é aplicada, sendo sua metodologia qualitativa, com abordagem exploratória e modalidade estudo de caso. A análise de dados é feita utilizando-se análise de conteúdo, cujos objetos são as produções textuais e as transcrições de entrevista semiestruturada dos sujeitos desta pesquisa, no quantitativo de 6 (seis), participantes do Curso de formação de leitores em ambiente virtual de aprendizagem, oferecido como curso de Extensão no IRFS-Campus Porto Alegre. A discussão de resultados se dá em torno da interação dos alunos ao longo do curso, bem como os resultados apontados em suas entrevistas. Conclui o alcance dos objetivos e apresenta algumas particularidades. Sugere melhorias ao produto e a possibilidade de sua replicação para outros públicos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-05-21T20:28:23Z
2019-05-21T20:28:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/109
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv PDF
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1810022016979304448