“É de mais ou de menos?” Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Iniciação Científica |
Texto Completo: | https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar princípios e orientações didáticas para a Resolução de Problemas-RP no ensino da Matemática, não entendendo-a como um processo linear, mas sim com diferentes níveis de compreensão e complexidade. O trabalho originou-se de um Projeto de Iniciação Científica e de um Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia realizado entre 2017-2018, na Universidade Estadual de Maringá. Esperamos por meio desse trabalho, contribuir com as pesquisas sobre a organização do ensino da Matemática, por meio da RP, enquanto metodologia de ensino, capaz de evidenciar o papel da escola e do professor no processo de formação humana. |
id |
IFSP-2_163f7f1c203ee1d1b7a78d0ffd81a94d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1439 |
network_acronym_str |
IFSP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository_id_str |
|
spelling |
“É de mais ou de menos?” Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da matemáticaeducação; pedagogia; matemática.Resolução de Problemas. Ensino da Matemática. Princípios e Orientações Didáticas.Este artigo tem como objetivo apresentar princípios e orientações didáticas para a Resolução de Problemas-RP no ensino da Matemática, não entendendo-a como um processo linear, mas sim com diferentes níveis de compreensão e complexidade. O trabalho originou-se de um Projeto de Iniciação Científica e de um Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia realizado entre 2017-2018, na Universidade Estadual de Maringá. Esperamos por meio desse trabalho, contribuir com as pesquisas sobre a organização do ensino da Matemática, por meio da RP, enquanto metodologia de ensino, capaz de evidenciar o papel da escola e do professor no processo de formação humana.Revista Brasileira de Iniciação CientíficaUniversidade Estadual de MaringáFrança, Caroline Verza de CarvalhoArrais, Luciana Figueiredo Lacanallo2019-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 7 n. 1 (2020): v.7, n.1, jan/mar/2020; 77-992359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439/1193https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439/1398https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439/1399https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439/1400info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-16T09:28:14Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1439Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2020-01-16T09:28:14Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“É de mais ou de menos?” Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da matemática |
title |
“É de mais ou de menos?” Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da matemática |
spellingShingle |
“É de mais ou de menos?” Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da matemática França, Caroline Verza de Carvalho educação; pedagogia; matemática. Resolução de Problemas. Ensino da Matemática. Princípios e Orientações Didáticas. |
title_short |
“É de mais ou de menos?” Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da matemática |
title_full |
“É de mais ou de menos?” Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da matemática |
title_fullStr |
“É de mais ou de menos?” Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
“É de mais ou de menos?” Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da matemática |
title_sort |
“É de mais ou de menos?” Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da matemática |
author |
França, Caroline Verza de Carvalho |
author_facet |
França, Caroline Verza de Carvalho Arrais, Luciana Figueiredo Lacanallo |
author_role |
author |
author2 |
Arrais, Luciana Figueiredo Lacanallo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Caroline Verza de Carvalho Arrais, Luciana Figueiredo Lacanallo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação; pedagogia; matemática. Resolução de Problemas. Ensino da Matemática. Princípios e Orientações Didáticas. |
topic |
educação; pedagogia; matemática. Resolução de Problemas. Ensino da Matemática. Princípios e Orientações Didáticas. |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar princípios e orientações didáticas para a Resolução de Problemas-RP no ensino da Matemática, não entendendo-a como um processo linear, mas sim com diferentes níveis de compreensão e complexidade. O trabalho originou-se de um Projeto de Iniciação Científica e de um Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia realizado entre 2017-2018, na Universidade Estadual de Maringá. Esperamos por meio desse trabalho, contribuir com as pesquisas sobre a organização do ensino da Matemática, por meio da RP, enquanto metodologia de ensino, capaz de evidenciar o papel da escola e do professor no processo de formação humana. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439 |
url |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439/1193 https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439/1398 https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439/1399 https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439/1400 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 7 n. 1 (2020): v.7, n.1, jan/mar/2020; 77-99 2359-232X reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) instacron:IFSP |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
instacron_str |
IFSP |
institution |
IFSP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
collection |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
repository.mail.fl_str_mv |
shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com |
_version_ |
1752129781474787328 |