“É de mais ou de menos?” Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Caroline Verza de Carvalho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Arrais, Luciana Figueiredo Lacanallo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Iniciação Científica
Texto Completo: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar princípios e orientações didáticas para a Resolução de Problemas-RP no ensino da Matemática, não entendendo-a como um processo linear, mas sim com diferentes níveis de compreensão e complexidade. O trabalho originou-se de um Projeto de Iniciação Científica e de um Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia realizado entre 2017-2018, na Universidade Estadual de Maringá. Esperamos por meio desse trabalho, contribuir com as pesquisas sobre a organização do ensino da Matemática, por meio da RP, enquanto metodologia de ensino, capaz de evidenciar o papel da escola e do professor no processo de formação humana.
id IFSP-2_163f7f1c203ee1d1b7a78d0ffd81a94d
oai_identifier_str oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1439
network_acronym_str IFSP-2
network_name_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository_id_str
spelling “É de mais ou de menos?” Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da matemáticaeducação; pedagogia; matemática.Resolução de Problemas. Ensino da Matemática. Princípios e Orientações Didáticas.Este artigo tem como objetivo apresentar princípios e orientações didáticas para a Resolução de Problemas-RP no ensino da Matemática, não entendendo-a como um processo linear, mas sim com diferentes níveis de compreensão e complexidade. O trabalho originou-se de um Projeto de Iniciação Científica e de um Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia realizado entre 2017-2018, na Universidade Estadual de Maringá. Esperamos por meio desse trabalho, contribuir com as pesquisas sobre a organização do ensino da Matemática, por meio da RP, enquanto metodologia de ensino, capaz de evidenciar o papel da escola e do professor no processo de formação humana.Revista Brasileira de Iniciação CientíficaUniversidade Estadual de MaringáFrança, Caroline Verza de CarvalhoArrais, Luciana Figueiredo Lacanallo2019-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 7 n. 1 (2020): v.7, n.1, jan/mar/2020; 77-992359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439/1193https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439/1398https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439/1399https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439/1400info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-16T09:28:14Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1439Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2020-01-16T09:28:14Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false
dc.title.none.fl_str_mv “É de mais ou de menos?” Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da matemática
title “É de mais ou de menos?” Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da matemática
spellingShingle “É de mais ou de menos?” Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da matemática
França, Caroline Verza de Carvalho
educação; pedagogia; matemática.
Resolução de Problemas. Ensino da Matemática. Princípios e Orientações Didáticas.
title_short “É de mais ou de menos?” Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da matemática
title_full “É de mais ou de menos?” Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da matemática
title_fullStr “É de mais ou de menos?” Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da matemática
title_full_unstemmed “É de mais ou de menos?” Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da matemática
title_sort “É de mais ou de menos?” Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da matemática
author França, Caroline Verza de Carvalho
author_facet França, Caroline Verza de Carvalho
Arrais, Luciana Figueiredo Lacanallo
author_role author
author2 Arrais, Luciana Figueiredo Lacanallo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Caroline Verza de Carvalho
Arrais, Luciana Figueiredo Lacanallo
dc.subject.por.fl_str_mv educação; pedagogia; matemática.
Resolução de Problemas. Ensino da Matemática. Princípios e Orientações Didáticas.
topic educação; pedagogia; matemática.
Resolução de Problemas. Ensino da Matemática. Princípios e Orientações Didáticas.
description Este artigo tem como objetivo apresentar princípios e orientações didáticas para a Resolução de Problemas-RP no ensino da Matemática, não entendendo-a como um processo linear, mas sim com diferentes níveis de compreensão e complexidade. O trabalho originou-se de um Projeto de Iniciação Científica e de um Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia realizado entre 2017-2018, na Universidade Estadual de Maringá. Esperamos por meio desse trabalho, contribuir com as pesquisas sobre a organização do ensino da Matemática, por meio da RP, enquanto metodologia de ensino, capaz de evidenciar o papel da escola e do professor no processo de formação humana.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439
url https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439/1193
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439/1398
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439/1399
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1439/1400
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 7 n. 1 (2020): v.7, n.1, jan/mar/2020; 77-99
2359-232X
reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron:IFSP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron_str IFSP
institution IFSP
reponame_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
collection Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
repository.mail.fl_str_mv shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com
_version_ 1752129781474787328