Reformas da escola normal no Paraná na República Velha (1891-1930): mensagens de governo e relatórios da instrução pública
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Iniciação Científica |
Texto Completo: | https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1332 |
Resumo: | Este texto tem como objetivo analisar as reformas realizadas na Escola Normal do Paraná durante o período da Primeira República (1889-1930). Para tanto, buscou-se articular essas reformas com o seu contexto político, econômico e social. Partindo da premissa de que as fontes analisadas não são neutras e, não apresentam respostas de forma espontânea, foi necessário realizar perguntas a elas. Além disso, representam um discurso oficial, evidenciando quais eram os interesses do estado para a formação de professores no período. Estudar estas propostas e interesses nos permite compreender qual projeto de sociedade paranaense buscava-se construir naquele período. |
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Reformas da escola normal no Paraná na República Velha (1891-1930): mensagens de governo e relatórios da instrução públicaciências humanas; educaçãoEscola Normal; República Velha; Formação de professoresEste texto tem como objetivo analisar as reformas realizadas na Escola Normal do Paraná durante o período da Primeira República (1889-1930). Para tanto, buscou-se articular essas reformas com o seu contexto político, econômico e social. Partindo da premissa de que as fontes analisadas não são neutras e, não apresentam respostas de forma espontânea, foi necessário realizar perguntas a elas. Além disso, representam um discurso oficial, evidenciando quais eram os interesses do estado para a formação de professores no período. Estudar estas propostas e interesses nos permite compreender qual projeto de sociedade paranaense buscava-se construir naquele período.Revista Brasileira de Iniciação CientíficaUniversidade Estadual do Norte do Paranáde Almeida Mello, Maria BeatrizCampos Mariano Ruckstadter, Vanessa2019-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1332Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 6 n. 3 (2019): v.6, n.3, jul/set.2019; 124-1422359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1332/1066https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1332/1383info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-12T10:35:36Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1332Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2019-06-12T10:35:36Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false |
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