Por uma perspectiva deweyana da iniciação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcondes, Ofélia Maria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Iniciação Científica
Texto Completo: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/2
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre os fundamentos filosóficos e pedagógicos das atividades de Iniciação Científica, estabelecendo uma relação entre o que entendemos por conhecimento e os meios ou modos de sua produção. Conhecimento é uma teia de significados construídos e apreendidos a partir das dúvidas, das incertezas, dos desafios, das necessidades, do desejo de conhecer, do interesse. Conhecer é construir significados, é fruto da mobilização de esforços pessoais que surgem a partir da própria necessidade de conhecer algo. Há, portanto, uma relação necessária entre o interesse de quem deseja conhecer e o objeto do conhecimento. Para que possamos discutir sobre a Iniciação Científica como processo de construção do conhecimento, nos apoiamos na teoria do filósofo John Dewey. O artigo aborda tanto o quefazer do estudante como as exigências de um orientador preocupado com a formação deste jovem pesquisador. Mais do que resultados, demonstramos que a Iniciação Científica é um exercício de curiosidade epistemológica com vistas à conquista da autonomia intelectual. É o espaço de aprendizagens e de busca de compreensão do objeto que se deseja conhecer, assim o papel da Iniciação Científica é o de promover o “livre jogo do pensamento” de modo que os estudantes ‒ futuros pesquisadores ‒ possam sentir o prazer de pensar, tornando o pensar a causa do próprio pensamento, um fim em si mesmo. 
id IFSP-2_b9d8992490266ea2b58f42dd9245b482
oai_identifier_str oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/2
network_acronym_str IFSP-2
network_name_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository_id_str
spelling Por uma perspectiva deweyana da iniciação científicaEducaçãoIniciação Científica; curiosidade epistemológica; conhecimento; interesse e esforço; pesquisaEste artigo tem como objetivo refletir sobre os fundamentos filosóficos e pedagógicos das atividades de Iniciação Científica, estabelecendo uma relação entre o que entendemos por conhecimento e os meios ou modos de sua produção. Conhecimento é uma teia de significados construídos e apreendidos a partir das dúvidas, das incertezas, dos desafios, das necessidades, do desejo de conhecer, do interesse. Conhecer é construir significados, é fruto da mobilização de esforços pessoais que surgem a partir da própria necessidade de conhecer algo. Há, portanto, uma relação necessária entre o interesse de quem deseja conhecer e o objeto do conhecimento. Para que possamos discutir sobre a Iniciação Científica como processo de construção do conhecimento, nos apoiamos na teoria do filósofo John Dewey. O artigo aborda tanto o quefazer do estudante como as exigências de um orientador preocupado com a formação deste jovem pesquisador. Mais do que resultados, demonstramos que a Iniciação Científica é um exercício de curiosidade epistemológica com vistas à conquista da autonomia intelectual. É o espaço de aprendizagens e de busca de compreensão do objeto que se deseja conhecer, assim o papel da Iniciação Científica é o de promover o “livre jogo do pensamento” de modo que os estudantes ‒ futuros pesquisadores ‒ possam sentir o prazer de pensar, tornando o pensar a causa do próprio pensamento, um fim em si mesmo. Revista Brasileira de Iniciação Científica2014-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/2Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 1 n. 1 (2014); 65-772359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/2/424Marcondes, Ofélia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-29T21:18:15Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/2Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2018-06-29T21:18:15Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma perspectiva deweyana da iniciação científica
title Por uma perspectiva deweyana da iniciação científica
spellingShingle Por uma perspectiva deweyana da iniciação científica
Marcondes, Ofélia Maria
Educação
Iniciação Científica; curiosidade epistemológica; conhecimento; interesse e esforço; pesquisa
title_short Por uma perspectiva deweyana da iniciação científica
title_full Por uma perspectiva deweyana da iniciação científica
title_fullStr Por uma perspectiva deweyana da iniciação científica
title_full_unstemmed Por uma perspectiva deweyana da iniciação científica
title_sort Por uma perspectiva deweyana da iniciação científica
author Marcondes, Ofélia Maria
author_facet Marcondes, Ofélia Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcondes, Ofélia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Iniciação Científica; curiosidade epistemológica; conhecimento; interesse e esforço; pesquisa
topic Educação
Iniciação Científica; curiosidade epistemológica; conhecimento; interesse e esforço; pesquisa
description Este artigo tem como objetivo refletir sobre os fundamentos filosóficos e pedagógicos das atividades de Iniciação Científica, estabelecendo uma relação entre o que entendemos por conhecimento e os meios ou modos de sua produção. Conhecimento é uma teia de significados construídos e apreendidos a partir das dúvidas, das incertezas, dos desafios, das necessidades, do desejo de conhecer, do interesse. Conhecer é construir significados, é fruto da mobilização de esforços pessoais que surgem a partir da própria necessidade de conhecer algo. Há, portanto, uma relação necessária entre o interesse de quem deseja conhecer e o objeto do conhecimento. Para que possamos discutir sobre a Iniciação Científica como processo de construção do conhecimento, nos apoiamos na teoria do filósofo John Dewey. O artigo aborda tanto o quefazer do estudante como as exigências de um orientador preocupado com a formação deste jovem pesquisador. Mais do que resultados, demonstramos que a Iniciação Científica é um exercício de curiosidade epistemológica com vistas à conquista da autonomia intelectual. É o espaço de aprendizagens e de busca de compreensão do objeto que se deseja conhecer, assim o papel da Iniciação Científica é o de promover o “livre jogo do pensamento” de modo que os estudantes ‒ futuros pesquisadores ‒ possam sentir o prazer de pensar, tornando o pensar a causa do próprio pensamento, um fim em si mesmo. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/2
url https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/2/424
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 1 n. 1 (2014); 65-77
2359-232X
reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron:IFSP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron_str IFSP
institution IFSP
reponame_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
collection Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
repository.mail.fl_str_mv shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com
_version_ 1752129781402435584