Rumos e perspectivas dos egressos do curso de Pedagogia participantes do Programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Querioz, Viviane Gomes Zuim
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Iniciação Científica
Texto Completo: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/724
Resumo: O presente estudo se propôs a investigar a inserção profissional dos egressos de 2011 a 2014, do curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, participantes do programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização. Considerando a importância desse programa no campo da formação docente, pretendemos, com esta investigação, conhecer e analisar, sob a ótica dos egressos, o impacto Bolsa Alfabetização no momento da sua inserção profissional na educação básica. Para a realização da pesquisa, inicialmente, realizamos estudo exploratório a respeito da temática proposta. Em seguida, analisamos os documentos legais referentes ao programa e, na sequência, analisamos as respostas dadas - por meio de questionários - pelos egressos do Bolsa Alfabetização. Com o estudo e a análise dos dados coletados, contribuímos com o estado do conhecimento a respeito do tema da formação inicial, identificando elementos que possam nortear a proposta do curso de Pedagogia.
id IFSP-2_e046a802b022969b8a6874afbe1003b4
oai_identifier_str oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/724
network_acronym_str IFSP-2
network_name_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository_id_str
spelling Rumos e perspectivas dos egressos do curso de Pedagogia participantes do Programa de iniciação à docência Bolsa AlfabetizaçãoO presente estudo se propôs a investigar a inserção profissional dos egressos de 2011 a 2014, do curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, participantes do programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização. Considerando a importância desse programa no campo da formação docente, pretendemos, com esta investigação, conhecer e analisar, sob a ótica dos egressos, o impacto Bolsa Alfabetização no momento da sua inserção profissional na educação básica. Para a realização da pesquisa, inicialmente, realizamos estudo exploratório a respeito da temática proposta. Em seguida, analisamos os documentos legais referentes ao programa e, na sequência, analisamos as respostas dadas - por meio de questionários - pelos egressos do Bolsa Alfabetização. Com o estudo e a análise dos dados coletados, contribuímos com o estado do conhecimento a respeito do tema da formação inicial, identificando elementos que possam nortear a proposta do curso de Pedagogia.Revista Brasileira de Iniciação CientíficaCAPESQuerioz, Viviane Gomes ZuimAndrade, Maria de Fátima Ramos de2017-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/724Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 4 n. 4 (2017): Edição especial Universidade Federal do ABC2359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/724/712info:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-15T11:15:17Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/724Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2017-12-15T11:15:17Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Rumos e perspectivas dos egressos do curso de Pedagogia participantes do Programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização
title Rumos e perspectivas dos egressos do curso de Pedagogia participantes do Programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização
spellingShingle Rumos e perspectivas dos egressos do curso de Pedagogia participantes do Programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização
Querioz, Viviane Gomes Zuim
title_short Rumos e perspectivas dos egressos do curso de Pedagogia participantes do Programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização
title_full Rumos e perspectivas dos egressos do curso de Pedagogia participantes do Programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização
title_fullStr Rumos e perspectivas dos egressos do curso de Pedagogia participantes do Programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização
title_full_unstemmed Rumos e perspectivas dos egressos do curso de Pedagogia participantes do Programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização
title_sort Rumos e perspectivas dos egressos do curso de Pedagogia participantes do Programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização
author Querioz, Viviane Gomes Zuim
author_facet Querioz, Viviane Gomes Zuim
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
author_role author
author2 Andrade, Maria de Fátima Ramos de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Querioz, Viviane Gomes Zuim
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
description O presente estudo se propôs a investigar a inserção profissional dos egressos de 2011 a 2014, do curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, participantes do programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização. Considerando a importância desse programa no campo da formação docente, pretendemos, com esta investigação, conhecer e analisar, sob a ótica dos egressos, o impacto Bolsa Alfabetização no momento da sua inserção profissional na educação básica. Para a realização da pesquisa, inicialmente, realizamos estudo exploratório a respeito da temática proposta. Em seguida, analisamos os documentos legais referentes ao programa e, na sequência, analisamos as respostas dadas - por meio de questionários - pelos egressos do Bolsa Alfabetização. Com o estudo e a análise dos dados coletados, contribuímos com o estado do conhecimento a respeito do tema da formação inicial, identificando elementos que possam nortear a proposta do curso de Pedagogia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/724
url https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/724/712
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 4 n. 4 (2017): Edição especial Universidade Federal do ABC
2359-232X
reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron:IFSP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron_str IFSP
institution IFSP
reponame_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
collection Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
repository.mail.fl_str_mv shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com
_version_ 1752129780717715456