Rumos e perspectivas dos egressos do curso de Pedagogia participantes do Programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Iniciação Científica |
Texto Completo: | https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/724 |
Resumo: | O presente estudo se propôs a investigar a inserção profissional dos egressos de 2011 a 2014, do curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, participantes do programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização. Considerando a importância desse programa no campo da formação docente, pretendemos, com esta investigação, conhecer e analisar, sob a ótica dos egressos, o impacto Bolsa Alfabetização no momento da sua inserção profissional na educação básica. Para a realização da pesquisa, inicialmente, realizamos estudo exploratório a respeito da temática proposta. Em seguida, analisamos os documentos legais referentes ao programa e, na sequência, analisamos as respostas dadas - por meio de questionários - pelos egressos do Bolsa Alfabetização. Com o estudo e a análise dos dados coletados, contribuímos com o estado do conhecimento a respeito do tema da formação inicial, identificando elementos que possam nortear a proposta do curso de Pedagogia. |
id |
IFSP-2_e046a802b022969b8a6874afbe1003b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/724 |
network_acronym_str |
IFSP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository_id_str |
|
spelling |
Rumos e perspectivas dos egressos do curso de Pedagogia participantes do Programa de iniciação à docência Bolsa AlfabetizaçãoO presente estudo se propôs a investigar a inserção profissional dos egressos de 2011 a 2014, do curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, participantes do programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização. Considerando a importância desse programa no campo da formação docente, pretendemos, com esta investigação, conhecer e analisar, sob a ótica dos egressos, o impacto Bolsa Alfabetização no momento da sua inserção profissional na educação básica. Para a realização da pesquisa, inicialmente, realizamos estudo exploratório a respeito da temática proposta. Em seguida, analisamos os documentos legais referentes ao programa e, na sequência, analisamos as respostas dadas - por meio de questionários - pelos egressos do Bolsa Alfabetização. Com o estudo e a análise dos dados coletados, contribuímos com o estado do conhecimento a respeito do tema da formação inicial, identificando elementos que possam nortear a proposta do curso de Pedagogia.Revista Brasileira de Iniciação CientíficaCAPESQuerioz, Viviane Gomes ZuimAndrade, Maria de Fátima Ramos de2017-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/724Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 4 n. 4 (2017): Edição especial Universidade Federal do ABC2359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/724/712info:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-15T11:15:17Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/724Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2017-12-15T11:15:17Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rumos e perspectivas dos egressos do curso de Pedagogia participantes do Programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização |
title |
Rumos e perspectivas dos egressos do curso de Pedagogia participantes do Programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização |
spellingShingle |
Rumos e perspectivas dos egressos do curso de Pedagogia participantes do Programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização Querioz, Viviane Gomes Zuim |
title_short |
Rumos e perspectivas dos egressos do curso de Pedagogia participantes do Programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização |
title_full |
Rumos e perspectivas dos egressos do curso de Pedagogia participantes do Programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização |
title_fullStr |
Rumos e perspectivas dos egressos do curso de Pedagogia participantes do Programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização |
title_full_unstemmed |
Rumos e perspectivas dos egressos do curso de Pedagogia participantes do Programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização |
title_sort |
Rumos e perspectivas dos egressos do curso de Pedagogia participantes do Programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização |
author |
Querioz, Viviane Gomes Zuim |
author_facet |
Querioz, Viviane Gomes Zuim Andrade, Maria de Fátima Ramos de |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Maria de Fátima Ramos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Querioz, Viviane Gomes Zuim Andrade, Maria de Fátima Ramos de |
description |
O presente estudo se propôs a investigar a inserção profissional dos egressos de 2011 a 2014, do curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, participantes do programa de iniciação à docência Bolsa Alfabetização. Considerando a importância desse programa no campo da formação docente, pretendemos, com esta investigação, conhecer e analisar, sob a ótica dos egressos, o impacto Bolsa Alfabetização no momento da sua inserção profissional na educação básica. Para a realização da pesquisa, inicialmente, realizamos estudo exploratório a respeito da temática proposta. Em seguida, analisamos os documentos legais referentes ao programa e, na sequência, analisamos as respostas dadas - por meio de questionários - pelos egressos do Bolsa Alfabetização. Com o estudo e a análise dos dados coletados, contribuímos com o estado do conhecimento a respeito do tema da formação inicial, identificando elementos que possam nortear a proposta do curso de Pedagogia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/724 |
url |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/724/712 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 4 n. 4 (2017): Edição especial Universidade Federal do ABC 2359-232X reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) instacron:IFSP |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
instacron_str |
IFSP |
institution |
IFSP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
collection |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
repository.mail.fl_str_mv |
shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com |
_version_ |
1752129780717715456 |