SISTEMA ESPECIALISTA COMO MECANISMO DE SOLUÇÕES PARA DEMANDAS DE SUPORTE REFERENTES À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Vinícius de Souza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Resende, Hugo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eixos Tech
Texto Completo: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/186
Resumo: O advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) possibilitou as instituições de diferentes áreas de atuação a buscar formas de otimizar os seus processos e de conduzir suas atividades. Embora essas tecnologias gerem ganhos consideráveis na qualidade da condução de tais atividades, determinados problemas referentes à manipulação das ferramentas tecnológicas podem ocorrer diariamente, acarretados na maioria das vezes pelo desconhecimento dos usuários. Nessa concepção, observou-se que nos setores que ofertam suporte à problemas de TIC, há uma elevada carga de trabalho dos profissionais que prestam suporte. Além disso, percebe-se que existe uma certa dificuldade de os usuários contatarem os técnicos prestadores de serviços. Tais situações podem ocasionar em prejuízos de considerável relevância. Pensando em solucionar essa situação, realizou-se um estudo das tecnologias inerentes a área de Inteligência Artificial, e observou-se que os Sistemas Especialistas (SEs) poderiam ser úteis para lidar com o provimento de soluções para problemas de TIC, devido as suas características para tomadas de decisão. Logo, este trabalho propôs um mecanismo alternativo de soluções para problemas de TIC mais recorrentes e de simples complexidade tratados pelo setor de suporte à TIC do IFSULDEMINAS, campus Passos. Por fim, após a implantação do SE, realizou-se um questionário o qual foi respondido pelos usuários finais, e após análise constatou-se que 100% desses usuários consideraram a proposta útil para o campus e, dentre esse percentual, no que diz respeito à sua relevância/importância, mais de 80% atribuíram nota máxima ao sistema.
id IFSULMG-1_0251bea1f62134657a300d14b030ff50
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/186
network_acronym_str IFSULMG-1
network_name_str Revista Eixos Tech
repository_id_str
spelling SISTEMA ESPECIALISTA COMO MECANISMO DE SOLUÇÕES PARA DEMANDAS DE SUPORTE REFERENTES À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOSistemas EspecialistasSuporte à TICGTIC.O advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) possibilitou as instituições de diferentes áreas de atuação a buscar formas de otimizar os seus processos e de conduzir suas atividades. Embora essas tecnologias gerem ganhos consideráveis na qualidade da condução de tais atividades, determinados problemas referentes à manipulação das ferramentas tecnológicas podem ocorrer diariamente, acarretados na maioria das vezes pelo desconhecimento dos usuários. Nessa concepção, observou-se que nos setores que ofertam suporte à problemas de TIC, há uma elevada carga de trabalho dos profissionais que prestam suporte. Além disso, percebe-se que existe uma certa dificuldade de os usuários contatarem os técnicos prestadores de serviços. Tais situações podem ocasionar em prejuízos de considerável relevância. Pensando em solucionar essa situação, realizou-se um estudo das tecnologias inerentes a área de Inteligência Artificial, e observou-se que os Sistemas Especialistas (SEs) poderiam ser úteis para lidar com o provimento de soluções para problemas de TIC, devido as suas características para tomadas de decisão. Logo, este trabalho propôs um mecanismo alternativo de soluções para problemas de TIC mais recorrentes e de simples complexidade tratados pelo setor de suporte à TIC do IFSULDEMINAS, campus Passos. Por fim, após a implantação do SE, realizou-se um questionário o qual foi respondido pelos usuários finais, e após análise constatou-se que 100% desses usuários consideraram a proposta útil para o campus e, dentre esse percentual, no que diz respeito à sua relevância/importância, mais de 80% atribuíram nota máxima ao sistema.IFSULDEMINAS - Campus Passos2023-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/18610.18406/2359-1269v8n12021186Revista Eixos Tech; v. 8 n. 1 (2021)2359-1269reponame:Revista Eixos Techinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)instacron:IFSULMGporhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/186/pdfCopyright (c) 2023 Vinícius de Souza Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Vinícius de SouzaResende, Hugo2023-03-30T16:29:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/186Revistahttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostechPUBhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/oaijoao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br2359-12692359-1269opendoar:2023-03-30T16:29:58Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv SISTEMA ESPECIALISTA COMO MECANISMO DE SOLUÇÕES PARA DEMANDAS DE SUPORTE REFERENTES À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
title SISTEMA ESPECIALISTA COMO MECANISMO DE SOLUÇÕES PARA DEMANDAS DE SUPORTE REFERENTES À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
spellingShingle SISTEMA ESPECIALISTA COMO MECANISMO DE SOLUÇÕES PARA DEMANDAS DE SUPORTE REFERENTES À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Gonçalves, Vinícius de Souza
Sistemas Especialistas
Suporte à TIC
GTIC.
title_short SISTEMA ESPECIALISTA COMO MECANISMO DE SOLUÇÕES PARA DEMANDAS DE SUPORTE REFERENTES À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
title_full SISTEMA ESPECIALISTA COMO MECANISMO DE SOLUÇÕES PARA DEMANDAS DE SUPORTE REFERENTES À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
title_fullStr SISTEMA ESPECIALISTA COMO MECANISMO DE SOLUÇÕES PARA DEMANDAS DE SUPORTE REFERENTES À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
title_full_unstemmed SISTEMA ESPECIALISTA COMO MECANISMO DE SOLUÇÕES PARA DEMANDAS DE SUPORTE REFERENTES À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
title_sort SISTEMA ESPECIALISTA COMO MECANISMO DE SOLUÇÕES PARA DEMANDAS DE SUPORTE REFERENTES À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
author Gonçalves, Vinícius de Souza
author_facet Gonçalves, Vinícius de Souza
Resende, Hugo
author_role author
author2 Resende, Hugo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Vinícius de Souza
Resende, Hugo
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas Especialistas
Suporte à TIC
GTIC.
topic Sistemas Especialistas
Suporte à TIC
GTIC.
description O advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) possibilitou as instituições de diferentes áreas de atuação a buscar formas de otimizar os seus processos e de conduzir suas atividades. Embora essas tecnologias gerem ganhos consideráveis na qualidade da condução de tais atividades, determinados problemas referentes à manipulação das ferramentas tecnológicas podem ocorrer diariamente, acarretados na maioria das vezes pelo desconhecimento dos usuários. Nessa concepção, observou-se que nos setores que ofertam suporte à problemas de TIC, há uma elevada carga de trabalho dos profissionais que prestam suporte. Além disso, percebe-se que existe uma certa dificuldade de os usuários contatarem os técnicos prestadores de serviços. Tais situações podem ocasionar em prejuízos de considerável relevância. Pensando em solucionar essa situação, realizou-se um estudo das tecnologias inerentes a área de Inteligência Artificial, e observou-se que os Sistemas Especialistas (SEs) poderiam ser úteis para lidar com o provimento de soluções para problemas de TIC, devido as suas características para tomadas de decisão. Logo, este trabalho propôs um mecanismo alternativo de soluções para problemas de TIC mais recorrentes e de simples complexidade tratados pelo setor de suporte à TIC do IFSULDEMINAS, campus Passos. Por fim, após a implantação do SE, realizou-se um questionário o qual foi respondido pelos usuários finais, e após análise constatou-se que 100% desses usuários consideraram a proposta útil para o campus e, dentre esse percentual, no que diz respeito à sua relevância/importância, mais de 80% atribuíram nota máxima ao sistema.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/186
10.18406/2359-1269v8n12021186
url https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/186
identifier_str_mv 10.18406/2359-1269v8n12021186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/186/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Vinícius de Souza Gonçalves
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Vinícius de Souza Gonçalves
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IFSULDEMINAS - Campus Passos
publisher.none.fl_str_mv IFSULDEMINAS - Campus Passos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eixos Tech; v. 8 n. 1 (2021)
2359-1269
reponame:Revista Eixos Tech
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
instacron:IFSULMG
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
instacron_str IFSULMG
institution IFSULMG
reponame_str Revista Eixos Tech
collection Revista Eixos Tech
repository.name.fl_str_mv Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
repository.mail.fl_str_mv joao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br
_version_ 1797041886745067521