Design(er) não soluciona problemas: uma crítica epistemológica contra-hegemônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Jéssica Dalcin
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Strehl, Jerônimo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Poliedro
Texto Completo: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/999
Resumo:  Resumo: O design(er), ao permear entre ideais humanistas e consumistas, reflete uma ideologia dominante e suas resistências contra-hegemônicas, e seu olhar não está livre de distorções. À parte da banalização no senso comum, é preocupante a supervalorização do discurso do campo: ‘solucionar problemas’. Este entendimento utópico resulta em ação impositiva, no mínimo, condescendente. Ao discordar deste viés que gera imprecisões epistemológicas nos ambientes acadêmico e profissional, faz-se uma busca ontológica através do cerne do design atual – centrado no humano; entendido como atividade projetual; presente em todas as pessoas – de modo a apresentar o vislumbre de que design não é uma abordagem para o outro e para o objeto, mas sim com o outro: posicionamento empático e socialmente responsável.Palavras-chave: Formação. Projeto. Solução.
id IFSUL_d7dd0302ba437657e4c36e9b4f712bda
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/999
network_acronym_str IFSUL
network_name_str Revista Poliedro
repository_id_str
spelling Design(er) não soluciona problemas: uma crítica epistemológica contra-hegemônica Resumo: O design(er), ao permear entre ideais humanistas e consumistas, reflete uma ideologia dominante e suas resistências contra-hegemônicas, e seu olhar não está livre de distorções. À parte da banalização no senso comum, é preocupante a supervalorização do discurso do campo: ‘solucionar problemas’. Este entendimento utópico resulta em ação impositiva, no mínimo, condescendente. Ao discordar deste viés que gera imprecisões epistemológicas nos ambientes acadêmico e profissional, faz-se uma busca ontológica através do cerne do design atual – centrado no humano; entendido como atividade projetual; presente em todas as pessoas – de modo a apresentar o vislumbre de que design não é uma abordagem para o outro e para o objeto, mas sim com o outro: posicionamento empático e socialmente responsável.Palavras-chave: Formação. Projeto. Solução.Instituto Federal Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/99910.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.004-018.999Revista Poliedro; v. 3 n. 3 (2019): Revista Poliedro; 004-0182594-439810.15536/2594-4398.2019.v3.n3reponame:Revista Poliedroinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)instacron:IFSULporhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/999/1655Copyright (c) 2019 Jéssica Dalcin da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Jéssica DalcinStrehl, Jerônimo2021-12-29T03:52:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/999Revistahttp://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedroPUBhttp://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/oairevistapoliedro@gmail.com||2594-43982594-4398opendoar:2021-12-29T03:52:34Revista Poliedro - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Design(er) não soluciona problemas: uma crítica epistemológica contra-hegemônica
title Design(er) não soluciona problemas: uma crítica epistemológica contra-hegemônica
spellingShingle Design(er) não soluciona problemas: uma crítica epistemológica contra-hegemônica
da Silva, Jéssica Dalcin
title_short Design(er) não soluciona problemas: uma crítica epistemológica contra-hegemônica
title_full Design(er) não soluciona problemas: uma crítica epistemológica contra-hegemônica
title_fullStr Design(er) não soluciona problemas: uma crítica epistemológica contra-hegemônica
title_full_unstemmed Design(er) não soluciona problemas: uma crítica epistemológica contra-hegemônica
title_sort Design(er) não soluciona problemas: uma crítica epistemológica contra-hegemônica
author da Silva, Jéssica Dalcin
author_facet da Silva, Jéssica Dalcin
Strehl, Jerônimo
author_role author
author2 Strehl, Jerônimo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Jéssica Dalcin
Strehl, Jerônimo
description  Resumo: O design(er), ao permear entre ideais humanistas e consumistas, reflete uma ideologia dominante e suas resistências contra-hegemônicas, e seu olhar não está livre de distorções. À parte da banalização no senso comum, é preocupante a supervalorização do discurso do campo: ‘solucionar problemas’. Este entendimento utópico resulta em ação impositiva, no mínimo, condescendente. Ao discordar deste viés que gera imprecisões epistemológicas nos ambientes acadêmico e profissional, faz-se uma busca ontológica através do cerne do design atual – centrado no humano; entendido como atividade projetual; presente em todas as pessoas – de modo a apresentar o vislumbre de que design não é uma abordagem para o outro e para o objeto, mas sim com o outro: posicionamento empático e socialmente responsável.Palavras-chave: Formação. Projeto. Solução.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/999
10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.004-018.999
url https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/999
identifier_str_mv 10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.004-018.999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/999/1655
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Jéssica Dalcin da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Jéssica Dalcin da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Poliedro; v. 3 n. 3 (2019): Revista Poliedro; 004-018
2594-4398
10.15536/2594-4398.2019.v3.n3
reponame:Revista Poliedro
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)
instacron:IFSUL
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)
instacron_str IFSUL
institution IFSUL
reponame_str Revista Poliedro
collection Revista Poliedro
repository.name.fl_str_mv Revista Poliedro - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)
repository.mail.fl_str_mv revistapoliedro@gmail.com||
_version_ 1797069033618538496