Design(er) não soluciona problemas: uma crítica epistemológica contra-hegemônica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Poliedro |
Texto Completo: | https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/999 |
Resumo: | Resumo: O design(er), ao permear entre ideais humanistas e consumistas, reflete uma ideologia dominante e suas resistências contra-hegemônicas, e seu olhar não está livre de distorções. À parte da banalização no senso comum, é preocupante a supervalorização do discurso do campo: ‘solucionar problemas’. Este entendimento utópico resulta em ação impositiva, no mínimo, condescendente. Ao discordar deste viés que gera imprecisões epistemológicas nos ambientes acadêmico e profissional, faz-se uma busca ontológica através do cerne do design atual – centrado no humano; entendido como atividade projetual; presente em todas as pessoas – de modo a apresentar o vislumbre de que design não é uma abordagem para o outro e para o objeto, mas sim com o outro: posicionamento empático e socialmente responsável.Palavras-chave: Formação. Projeto. Solução. |
id |
IFSUL_d7dd0302ba437657e4c36e9b4f712bda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/999 |
network_acronym_str |
IFSUL |
network_name_str |
Revista Poliedro |
repository_id_str |
|
spelling |
Design(er) não soluciona problemas: uma crítica epistemológica contra-hegemônica Resumo: O design(er), ao permear entre ideais humanistas e consumistas, reflete uma ideologia dominante e suas resistências contra-hegemônicas, e seu olhar não está livre de distorções. À parte da banalização no senso comum, é preocupante a supervalorização do discurso do campo: ‘solucionar problemas’. Este entendimento utópico resulta em ação impositiva, no mínimo, condescendente. Ao discordar deste viés que gera imprecisões epistemológicas nos ambientes acadêmico e profissional, faz-se uma busca ontológica através do cerne do design atual – centrado no humano; entendido como atividade projetual; presente em todas as pessoas – de modo a apresentar o vislumbre de que design não é uma abordagem para o outro e para o objeto, mas sim com o outro: posicionamento empático e socialmente responsável.Palavras-chave: Formação. Projeto. Solução.Instituto Federal Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/99910.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.004-018.999Revista Poliedro; v. 3 n. 3 (2019): Revista Poliedro; 004-0182594-439810.15536/2594-4398.2019.v3.n3reponame:Revista Poliedroinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)instacron:IFSULporhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/999/1655Copyright (c) 2019 Jéssica Dalcin da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Jéssica DalcinStrehl, Jerônimo2021-12-29T03:52:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/999Revistahttp://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedroPUBhttp://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/oairevistapoliedro@gmail.com||2594-43982594-4398opendoar:2021-12-29T03:52:34Revista Poliedro - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design(er) não soluciona problemas: uma crítica epistemológica contra-hegemônica |
title |
Design(er) não soluciona problemas: uma crítica epistemológica contra-hegemônica |
spellingShingle |
Design(er) não soluciona problemas: uma crítica epistemológica contra-hegemônica da Silva, Jéssica Dalcin |
title_short |
Design(er) não soluciona problemas: uma crítica epistemológica contra-hegemônica |
title_full |
Design(er) não soluciona problemas: uma crítica epistemológica contra-hegemônica |
title_fullStr |
Design(er) não soluciona problemas: uma crítica epistemológica contra-hegemônica |
title_full_unstemmed |
Design(er) não soluciona problemas: uma crítica epistemológica contra-hegemônica |
title_sort |
Design(er) não soluciona problemas: uma crítica epistemológica contra-hegemônica |
author |
da Silva, Jéssica Dalcin |
author_facet |
da Silva, Jéssica Dalcin Strehl, Jerônimo |
author_role |
author |
author2 |
Strehl, Jerônimo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Jéssica Dalcin Strehl, Jerônimo |
description |
Resumo: O design(er), ao permear entre ideais humanistas e consumistas, reflete uma ideologia dominante e suas resistências contra-hegemônicas, e seu olhar não está livre de distorções. À parte da banalização no senso comum, é preocupante a supervalorização do discurso do campo: ‘solucionar problemas’. Este entendimento utópico resulta em ação impositiva, no mínimo, condescendente. Ao discordar deste viés que gera imprecisões epistemológicas nos ambientes acadêmico e profissional, faz-se uma busca ontológica através do cerne do design atual – centrado no humano; entendido como atividade projetual; presente em todas as pessoas – de modo a apresentar o vislumbre de que design não é uma abordagem para o outro e para o objeto, mas sim com o outro: posicionamento empático e socialmente responsável.Palavras-chave: Formação. Projeto. Solução. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/999 10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.004-018.999 |
url |
https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/999 |
identifier_str_mv |
10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.004-018.999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/999/1655 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Jéssica Dalcin da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Jéssica Dalcin da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Poliedro; v. 3 n. 3 (2019): Revista Poliedro; 004-018 2594-4398 10.15536/2594-4398.2019.v3.n3 reponame:Revista Poliedro instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL) instacron:IFSUL |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL) |
instacron_str |
IFSUL |
institution |
IFSUL |
reponame_str |
Revista Poliedro |
collection |
Revista Poliedro |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Poliedro - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapoliedro@gmail.com|| |
_version_ |
1797069033618538496 |