O PLANO DE MELHORAMENTO DE MOREIRA MACIEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weimer, Günter
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/57567
Resumo: O Plano de Melhoramentos vem sendo objeto de constantes reflexões de seu significado. Por vezes é apresentado como o ponto de partida de modernização de Porto Alegre, cujas principais diretrizes vieram a se constituir em marcos decisivos para o futuro desenvolvimento da cidade. Em nosso ver, esta é uma postura demasiado radical. Seu valor se resume em apenas uma etapa nas constantes tentativas de adaptar a cidade a constantes transformações oriundas de decisões políticas sujeitas a interesses contraditórios e que não seguiam uma diretriz pré-determinada. Ingerências dos mais diferentes setores modificavam constantemente as orientações referentes à ocupação do solo fazendo com que os planos – dentre os quais, o Plano de Melhoramentos de 1914 – entrassem num constante processo de degradação e que, por isso mesmo, eram vistos como objeto de constantes e necessárias revisões. Isso caracteriza, em nosso ver, a sua transitoriedade e sua vulnerabilidade.
id IHGRGS-2_481026f95cdf67d29b6fa1e066f7cdfe
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/57567
network_acronym_str IHGRGS-2
network_name_str Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)
repository_id_str
spelling O PLANO DE MELHORAMENTO DE MOREIRA MACIELO Plano de Melhoramentos vem sendo objeto de constantes reflexões de seu significado. Por vezes é apresentado como o ponto de partida de modernização de Porto Alegre, cujas principais diretrizes vieram a se constituir em marcos decisivos para o futuro desenvolvimento da cidade. Em nosso ver, esta é uma postura demasiado radical. Seu valor se resume em apenas uma etapa nas constantes tentativas de adaptar a cidade a constantes transformações oriundas de decisões políticas sujeitas a interesses contraditórios e que não seguiam uma diretriz pré-determinada. Ingerências dos mais diferentes setores modificavam constantemente as orientações referentes à ocupação do solo fazendo com que os planos – dentre os quais, o Plano de Melhoramentos de 1914 – entrassem num constante processo de degradação e que, por isso mesmo, eram vistos como objeto de constantes e necessárias revisões. Isso caracteriza, em nosso ver, a sua transitoriedade e sua vulnerabilidade.Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/57567Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul; n. 148 (2014): REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL2595-70311678-3484reponame:Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)instname:Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)instacron:IHGRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/57567/34547Weimer, Günterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-30T16:24:24Zoai:seer.ufrgs.br:article/57567Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/oairevistaihgrgs@ufrgs.br2595-70311678-3484opendoar:2023-07-30T16:24:24Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O PLANO DE MELHORAMENTO DE MOREIRA MACIEL
title O PLANO DE MELHORAMENTO DE MOREIRA MACIEL
spellingShingle O PLANO DE MELHORAMENTO DE MOREIRA MACIEL
Weimer, Günter
title_short O PLANO DE MELHORAMENTO DE MOREIRA MACIEL
title_full O PLANO DE MELHORAMENTO DE MOREIRA MACIEL
title_fullStr O PLANO DE MELHORAMENTO DE MOREIRA MACIEL
title_full_unstemmed O PLANO DE MELHORAMENTO DE MOREIRA MACIEL
title_sort O PLANO DE MELHORAMENTO DE MOREIRA MACIEL
author Weimer, Günter
author_facet Weimer, Günter
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weimer, Günter
description O Plano de Melhoramentos vem sendo objeto de constantes reflexões de seu significado. Por vezes é apresentado como o ponto de partida de modernização de Porto Alegre, cujas principais diretrizes vieram a se constituir em marcos decisivos para o futuro desenvolvimento da cidade. Em nosso ver, esta é uma postura demasiado radical. Seu valor se resume em apenas uma etapa nas constantes tentativas de adaptar a cidade a constantes transformações oriundas de decisões políticas sujeitas a interesses contraditórios e que não seguiam uma diretriz pré-determinada. Ingerências dos mais diferentes setores modificavam constantemente as orientações referentes à ocupação do solo fazendo com que os planos – dentre os quais, o Plano de Melhoramentos de 1914 – entrassem num constante processo de degradação e que, por isso mesmo, eram vistos como objeto de constantes e necessárias revisões. Isso caracteriza, em nosso ver, a sua transitoriedade e sua vulnerabilidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/57567
url https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/57567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/57567/34547
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul; n. 148 (2014): REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL
2595-7031
1678-3484
reponame:Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)
instname:Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)
instacron:IHGRGS
instname_str Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)
instacron_str IHGRGS
institution IHGRGS
reponame_str Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)
collection Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)
repository.mail.fl_str_mv revistaihgrgs@ufrgs.br
_version_ 1797052917856862208